Ações essenciais para uma marca pessoal de sucesso

Marketing & Mercado

Oferecimento

Especialista dá orientações de como se posicionar no mercado e fortalecer a imagem pessoal

Imagem por corelens em Canva Fotos

As mulheres desempenham um papel crucial e cada vez mais proeminente no mundo dos negócios. Ao longo das últimas décadas, houve um aumento significativo na presença feminina em diversos setores, demonstrando talento, liderança e habilidades empreendedoras. Essa ascensão, não apenas reflete a evolução dos valores sociais, mas também ressalta a importância da diversidade nos ambientes corporativos.

De acordo com um estudo do Sebrae, a partir dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil alcançou, em 2022, uma marca inédita de mulheres à frente de um empreendimento: 10,3 milhões. O número histórico, que representa 34,4%, engloba mulheres que atuam como empregadoras ou que trabalham por conta própria, mesmo que não possuam CNPJ. No entanto, os homens ainda representam a maior fatia como donos de negócios: 65,6% do total.

A especialista em posicionamento Premium para marcas pessoais e negócios, Clara do Vale, afirma que movimentos que encorajam e dão estrutura ao empreendedorismo feminino desempenham um papel fundamental na busca contínua pelo avanço deste mercado. “A criação e expansão de grupos de negócios femininos, o acesso a mentoras e empresárias brasileiras relevantes no que fazem e a participação ativa em eventos nessa temática são ferramentas importantíssimas para impulsionar as mulheres e ajudá-las a se destacarem nos negócios. É preciso que elas estejam seguras pessoalmente, saudáveis fisicamente, integradas a grupos de negócios que sejam nobres e partilhem boas estratégias, e convictas dos seus produtos e serviços para começar a trilhar este caminho de sucesso. Só é possível a uma empreendedora construir a própria riqueza tendo algum contato com referências, mesmo que on-line. Os melhores projetos nascem das boas trocas, o verdadeiro sucesso nunca é solitário”, comenta.

Imagem por Suwannar Kawila em Canva Fotos

Publicidade Dolce Morumbi

Há mais de 16 anos no ramo, com alunas em mais de 60 países, Clara, que veio da periferia do Nordeste e já faturou mais de 15 milhões de reais nos últimos 3 anos com sua empresa, prepara mulheres para o mundo corporativo por meio de suas imersões presenciais, programas online e palestras pelo Brasil e fora. Empenhada na causa feminina, a profissional separou 6 ações imprescindíveis para quem deseja se posicionar no mercado de modo Premium e conquistar uma imagem de sucesso, por meio do empreendedorismo.  Confira:

1) Aprender a honrar a própria jornada

Sempre tem uma história admirável por trás de uma grande mulher. Reconhecer e valorizar o percurso é o primeiro passo para o sucesso. Aceitar as origens, as experiências, os desafios e as conquistas, como parte integral do crescimento, incentiva a autoconfiança e a compreensão de que cada passo, mesmo os “em falso”, contribuíram para o desenvolvimento e a construção da identidade. Ao honrar a própria jornada, as mulheres podem cultivar uma postura firme e encontrar significado nas diferentes fases da vida, promovendo um maior equilíbrio emocional e bem-estar, além de se conectar verdadeiramente com quem está do outro lado.

2) Se portar como uma líder

A ação envolve em adotar características e comportamentos que inspiram e influenciam positivamente as outras pessoas. Uma verdadeira líder não tem medo de falar, de apresentar a sua marca, seus preços, de ter voz ativa, de se posicionar. Uma líder dialoga com propriedade e domina o seu produto com confiança e conhecimento.

3) Alinhar postura com imagem

Consiste em tornar o comportamento compatível com a imagem que deseja transmitir. Isso implica em manter a coerência entre a expressão verbal e não verbal, garantindo que a postura, linguagem corporal e tom de voz estejam em plena harmonia com aquilo que é falado. Ao alinhar postura com imagem, as pessoas tomam consciência da própria identidade e valores, elementos que se manifestam na interação com o outro, contribuindo para uma comunicação eficaz e conexões fortes, inclusive com os clientes.

Imagem por corelens em Canva Fotos

Publicidade Dolce Morumbi

4) Criar uma estrutura ao redor do nome

Proporcionar experiências sensoriais em torno de uma marca faz toda a diferença na hora de se destacar no mercado. Acima dos produtos e serviços, as pessoas são apaixonadas por personalidade, portanto, criar um universo em torno do seu nome, com exclusividade, faz da sua marca um desejo de consumo, um objeto de valor.

5) Saber liderar pessoas

Uma líder eficaz demonstra habilidades de comunicação clara e objetiva. Conduz com confiança, quebra objeções, assume responsabilidades. Uma postura de liderança também inclui a capacidade de enfrentar desafios com resiliência, reverter situações, solucionar problemas. Portar-se como uma líder implica em equilibrar a autoridade com o carisma, promovendo desejo de consumo, controle sobre o produto e conhecimento de causa.

6) Criar ofertas irresistíveis

Gerar soluções para o cliente e oferecer respostas eficazes às necessidades e desejos específicos, tornam a sua marca irresistível. Isso envolve compreender profundamente as demandas de quem está do outro lado, ouvir atentamente as preocupações e anseios, em seguida, desenvolver abordagens ou produtos que atendam a essas carências e vontades. As soluções podem variar desde serviços personalizados até produtos inovadores que resolvem problemas específicos. Essa abordagem centrada no cliente não apenas fortalece a satisfação, mas também promove relações duradouras e constrói uma reputação positiva e consistente para a marca.

Há 16 anos atuando no campo da educação, Clara do Vale é nutricionista por formação, com duas pós-graduações na área da saúde e MBA em gestão, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios pela PUCRS. Focada no empreendedorismo feminino, viajou o mundo formando alunas em mais de 60 países e já acumulou um faturamento médio de 15 milhões em vendas. CEO da empresa Mentory International, também é pioneira no ensino da Gestão Premium para Marca Pessoais e Negócios que Vendem Alto Ticket.

Colaboração da pauta:

Máxima Assessoria de Imprensa

Letícia Almeida | [email protected]

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta