Acreditem bonitas, uma pequena arrumação no corpo faz muita diferença!
De onde surgem as ideias para escrever?
Geralmente de estórias corriqueiras, notícias, diálogos, inspirações, imagens, entrevistas e do cotidiano. No meu caso, muitas são extraídas das minhas experiências pessoais que por algum motivo alteraram a enfadonha rotina.
Lembram do poema “Um garnisé no Morumbi”? Pois o penacho era de um vizinho e cantarolava dia e noite, interrompendo meu sono e consequentemente, chamando a minha atenção. Virou verso rimado, assim como tantos outros infratores do meu cotidiano.
Da mesma maneira que uma sutil mudança na rotina pode facilmente ser tema para um livro, grandes alterações com certeza dão muito pano para manga dos caçadores de ideias!
Vou entrar logo no assunto, que também virou artigo da Dolce, intitulado “A beleza termina onde a dor começa”. A parte II sobre a Odisseia daqueles que sentem dor física por algum motivo inicia-se agora, mas diferentemente do artigo anterior, esse vem acompanhado de um aprendizado valoroso.
Resumindo, eu fui diagnosticada com hérnias de disco e artrose de origem genética em estado avançado na cervical. Após sessões de fisioterapia, ficou decidido que uma infiltração seria o indicado para aliviar as dores intensas da região, para novamente seguir com a fisioterapia. Feita a infiltração, as dores do pescoço diminuíram, mas, se não for difícil não tem graça, uma nova tortura intensa se instalou no trapézio.
No decorrer de todo esse processo eu tive a oportunidade de conversar com inúmeros profissionais nas mais diversas áreas do meu velho conhecido, o Departamento da Dor e descobri, tardiamente, que mudanças posturais poderiam ter amenizado ou retardado a degeneração da patologia.
Acreditem bonitas, uma pequena arrumação no corpo faz muita diferença!
Prontos para uma qualidade de vida melhor? Então salvem e pratiquem a partir de agora:
- Costas tortas: o erro mais comum de postura é quando estamos sentados – o que, para muita gente, significa a maior parte do tempo. O tronco torto, com a cabeça inclinada para frente, é o jeito errado. O certo é encostar as costas na cadeira por completo, com o quadril acompanhando no fundo do assento. Para quem está usando o computador, os cotovelos devem ficar apoiados na mesa;
- Erguer cargas sem dobrar os joelhos: a maioria das pessoas, ao se abaixar para pegar algo pesado, não se lembra de dobrar os joelhos e geralmente se curva, entortando a coluna e enfraquecendo os músculos da região. Portanto, quem faz esse movimento com frequência (e até quem não faz) precisa lembrar de fazer um agachamento simples, com as pernas afastadas e a coluna reta, até pegar o objeto. A partir daí, é só levantá-lo rente ao corpo;
- Cruzar as pernas: eu sei, nenhuma bonita quer fazer feio descruzando as pernas. Mas querem saber de algo? Cruzar as pernas ao sentar causa um desnível do quadril que faz com que a coluna lombar se incline mais para um lado do que para o outro. Sente com as pernas entreabertas e com os pés encostados no chão.
Para garantir que é a mais pura verdade que você também está literalmente esmagando o nervo ciático, repare nas imagens da nobreza feminina: todas sentadas com as pernas descruzadas, pés no chão e mãos repousando sobre o colo. Frescura? Absolutamente! Elas estão preservando o corpo durante as horas infindas das agendas nobiliárquicas;
- Olhar para baixo: a postura inadequada durante o uso prolongado do celular e de outros dispositivos móveis compromete a saúde da coluna vertebral. A chamada Síndrome do Pescoço de Texto (Text Neck Syndrome) provoca uma sobrecarga na musculatura e nas articulações vertebrais, resultando em dores na nuca com irradiação para os ombros, ou para o dorso e cefaleia na região posterior da cabeça.
Olhem para frente! Cabeça erguida, aparelhos, livros etc., sempre na altura dos olhos! - Dormir corretamente: a má postura durante o sono pode causar vários problemas como dores nas costas, nos ombros e no pescoço, câimbras, apneia do sono e má circulação. Para o almejado sono da beleza, porque noite mal dormida também é sinônimo de bolsas e olheiras, anotem!
De acordo com os ortopedistas e essa que vos escreve! (sic), a melhor posição é virado para um dos lados, proporcionando o alinhamento correto para a coluna, além de ajudar a minimizar o refluxo ácido. Para aproveitar os benefícios dessa posição, também é importante um colchão médio e macio, que alivia a pressão do corpo.
Não se esqueça de usar um travesseiro que não seja tão alto e que preencha o espaço do pescoço. Colocar um travesseiro firme entre os joelhos vai prevenir que a sua coxa deixe a coluna desalinhada e diminuir o estresse sobre os quadris e a rigidez lombar.
O especialista Narwan Amini, da clínica do sono Eachnight, nos Estados Unidos, revelou que que essa postura é fundamental, chegando a ajudar o cérebro a promover a autolimpeza de resíduos mais rapidamente em comparação com outras posições, reduzindo o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, incluindo Parkinson ou Alzheimer.
Ou seja, direita, volver! Ou esquerda, só não fique para cima ou para baixo!
Bonitas, espero de coração ter ajudado a esclarecer a importância da correção postural.
Por fim, estou na torcida para que na próxima quinta o meu artigo seja lido com a cabeça ereta e mais precisamente na altura dos olhos.
Que tal?
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!