Casamento moderno: como a tecnologia vem mudando tradições

Com noivos cada vez mais conectados e autênticos, velhos costumes vêm sendo atualizados pela tecnologia para acompanhar o ritmo dos jovens casais

Os casamentos refletem a personalidade dos noivos e acompanham o ritmo das transformações culturais e sociais
Imagem por IVASHstudio em Canva Fotos

O buquê, a chuva de arroz e o véu da noiva: estas tradições de casamento têm mudado ao longo das décadas, acompanhando o ritmo das transformações culturais e sociais. O que se vê agora são casamentos modernos que refletem não só a individualidade dos casais, mas também a busca por novas formas de celebrar. O vestido curto e nem sempre branco. O tênis no lugar do tradicional sapato. A noiva de macacão e o noivo sem terno. Estes cenários são cada vez mais comuns em cerimônias jovens e autênticas. O iCasei, enquanto uma ferramenta que nasceu para trazer praticidade, personalidade e tecnologia aos noivos, acompanha todas estas tendências.   

Tradições como a gravata do noivo, a ação de jogar o buquê e o livro de assinaturas, por exemplo, vêm se adaptando ao longo dos anos. A começar com o clássico convite impresso, que além de caro, leva um tempo para ser entregue a todos os convidados. Atualmente, os Convites Digitais têm tomado cada vez mais espaço. No site de casamentos, além de personalizar como quiser, o casal pode encaminhar a arte via WhatsApp, Telegram e e-mail. 

Com o convite digital, os noivos podem enviar aos convidados via WhatsApp, e-mail ou Telegram (Foto: Acervo iCasei)

Outra grande tradição é a lista de presentes, que antes era feita em lojas escolhidas pelos noivos, que corriam o risco de ganhar presentes repetidos e ficavam limitados às opções do estabelecimento, e foi substituída pela Lista de Presentes iCasei. A plataforma, que é a pioneira neste segmento, começou a sua história para trazer aos noivos mais flexibilidade em relação aos presentes, que na prática são convertidos em dinheiro direto na conta do casal. 

A ferramenta Lista de Presentes iCasei pode ser personalizada para cada casal (Foto: Acervo iCasei)

Além disso, é comum que as noivas não joguem mais o buquê às solteiras. A dinâmica até existe, mas é feita de maneiras mais criativas, como a brincadeira da caixa (em que a convidada que adivinhar a chave que abre o cadeado é quem leva as flores). A gravata do noivo, que antes acontecia durante a festa e de mesa em mesa, pode ser substituída pela Gravata Digital do iCasei. Mais discreta, esta é uma opção de tag na mesa dos convidados com mensagem e QR Code. Assim, em vez de contribuir com o dinheiro físico da carteira, os amigos e os familiares têm a possibilidade de usar cartão de crédito para presentear com o valor que desejar, parcelar em até 6 vezes e ainda deixar uma mensagem especial. 

O livro de assinaturas, que passava de mesa em mesa ou ficava em um espaço especial para que os convidados deixassem uma mensagem aos noivos, também perdeu força. Os casais que montam o site no iCasei recebem de familiares e amigos mensagens no momento em que são presenteados e, posteriormente, estes cartões impressos em casa. E tem mais: com o Telão Interativo, mensagens, fotos e vídeos podem ser publicados em tempo real pelos convidados durante a festa. 

Com o Telão Interativo, os convidados enviam fotos, vídeos e mensagens que podem ser publicadas durante a festa (Foto: Acervo iCasei)

Com a vida mudando rapidamente, a integração da tecnologia se torna uma parte essencial das celebrações atuais. E as ferramentas do iCasei refletem a crescente demanda por comunicação eficiente e personalizada, adaptada às necessidades dos casais e de seus convidados. “Nós somos apaixonados por casamento – e consequentemente pelas suas tradições. Não queremos que elas sumam, mas, sim, que elas melhorem e se adaptem à realidade dos casais cada vez mais conectados e autênticos”, comenta Diego Magnani, sócio e COO do iCasei. 

Há mais de 16 anos no mercado, o iCasei é a plataforma pioneira no segmento de site de casamento e lista de presentes, sendo referência no Brasil e na América Latina com mais de dois milhões de casais atendidos e uma movimentação superior a R$ 2bi em presentes vendidos. A empresa é reconhecida pelo seu DNA inovador, tecnologia de ponta e excelência no atendimento como principais premissas do negócio. Reúne mais de 150 recursos para atender às demandas dos casais, como RSVP, lista de presentes, convites digitais interativos, além de mais de 200 modelos de layouts personalizáveis. É a única do ramo a oferecer um sistema próprio de pagamento, horários diferenciados de atendimento e ainda garante as menores tarifas na lista de presentes.  

Mais informações em https://www.icasei.com.br/ ou @icaseibr

Colaboração da pauta:

Agência PUB

Marina Paschoal | [email protected]

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta