Mentoria de Carreira: uma ferramenta essencial para o sucesso

Para garantir a eficácia da mentoria, é necessário comprometimento mútuo, definição clara de objetivos, comunicação aberta e respeito entre ambas as partes

Os textos, artigos e opiniões assinados e publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Imagem por Minerva Studio em Canva Fotos

Por Cláudia Avelino

O mercado de trabalho está se tornando cada vez mais desafiador, e os profissionais que buscam se destacar e alcançar resultados em suas carreiras contando com o apoio de pessoas que ofereçam orientação e mentorias.

Desde a infância, somos rodeados por mentores (pais, professores, treinadores) que nos inspiram, orientam e ajudam no desenvolvimento de nossas habilidades.

A mentoria envolve uma relação entre duas pessoas: mentor e mentorado, com diferentes níveis de experiência. O conhecimento e a experiência são compartilhados para ajudar o mentorado a alcançar seus objetivos. Essa relação é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional, sendo um processo de aprendizado mútuo. As orientações fornecidas podem auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades, conhecimentos e na construção de uma rede de contatos profissionais.

Segundo o autor Charles (2022), o que impede mais de 80% das pessoas de atingirem os resultados desejados não é a falta de informação, mas sim a mentalidade e atitude. Ter alguém com experiência para oferecer outro olhar para a sua carreira é fundamental. O acompanhamento é feito em busca de crescimento, esclarecendo dúvidas, oferecendo orientações, fornecendo feedbacks construtivos e até mesmo aplausos.

Imagem por Jay Yuno em Canva Fotos

Embora tenhamos informações em excesso para nossas carreiras, como podemos aplicá-las de forma mais assertiva?

O mentor se torna um “porto seguro”, compreendendo as pressões e incertezas do mercado de trabalho e, acima de tudo, entendendo todas as questões do mentorado. Ele compartilha, guia e apoia alguém na busca por crescimento, não apenas profissionalmente, mas também como pessoa. Esse orientador abraça o papel com empatia e paixão, ajudando seus mentorados a trilhar caminhos de sucesso de maneira leve e humanizada.

Há uma tendência crescente de informalidade na mentoria, onde a busca por mentores pode incluir amigos, familiares ou colegas de trabalho. As empresas também estão investindo em programas de mentoria mais diversos e inclusivos, refletindo a valorização da diversidade.

A tríade de elementos existente em uma mentoria é composta por: Apoio, Esperança e Crescimento. Apoio oferece a base necessária para o desenvolvimento, a esperança é o combustível que motiva e inspira, enquanto o crescimento é a manifestação do potencial alcançado com esse apoio e esperança.

Para garantir a eficácia da mentoria, é necessário comprometimento mútuo, definição clara de objetivos, comunicação aberta e respeito entre ambas as partes. O resultado é uma equação das duas partes. O mentor tem um controle, da parte dele que é: se capacitando mais, evoluindo e trabalhando de forma ostensiva para entregar o melhor conteúdo para ajudar o mentorado a obter o melhor rendimento. Contudo, o objetivo final depende do quanto o mentorado está pronto e empenhado para as tarefas.

Um programa de mentoria deve seguir uma estrutura alinhada, com objetivo de cada sessão obter avanços e muitos insights.  Ao término as ações serão avaliadas e validadas.

Imagem por Gustavo Fring em Pexels

Na jornada do sucesso, a mentoria não é apenas um guia; não existe um manual de procedimentos, mas pode ajudar a desbloquear o potencial, transformando sonhos em realizações e desafios em conquistas.

O equilíbrio delicado de orientar alguém não é criá-lo à sua imagem, mas dar-lhe a oportunidade de criar a si mesmo.” – Steven Spielberg

Quer saber mais sobre o tema? Adquira o livro: Um Novo Olhar para o Secretariado: Mudanças e Transformações – Capítulo 4: Quando a Mentoria é o Seu Propósito, Editora Literare Books Internacional, 2023 (Coord. Editorial – Cláudia Avelino, Elídia Ribeiro e Walkiria Almeida).

Cláudia Avelino é Secretária Executiva Remota com Especialização em Eventos, Organizadora de Eventos, Docente, Palestrante, Escritora e Consultora eMentora Sistêmica para Aceleração de Carreiras.

@claudiaveoficial

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Comentários

  1. Gostei muito . Parabéns


Deixe uma resposta