Visão de dono

Quem possui uma “mente de dono” prioriza a empresa e o cliente

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

PorJuliana Souza Pires

Você já ouviu a expressão “visão de dono”?

Confesso que na minha jornada de 25 anos de trabalho celetista eu sempre a tive, sem saber direito o que era, e agora vou explicar para você.

É importante para você saber e pôr em prática no seu negócio, além de identificar quem dos seus funcionários a tem para que galguem postos de gerenciamento.

Todo funcionário tem seus direitos garantidos por lei, e não estou eu aqui discutindo se nossos direitos e deveres são justos ou não em nosso país. Mas, há alguns funcionários que se destacam dentro de uma empresa: os que têm visão de dono.

Imagine que seu expediente comece às 8 horas da manhã. Você, bem pontual, às 7h50h já está em sua mesa. O telefone toca. Você tem 2 atitudes a tomar. Pode pensar que ainda faltam 10 minutos para seu expediente começar e não tem obrigação de atender a chamada; você simplesmente se levanta e vai ao banheiro e a atende. Você não está errado, afinal, você tem um contrato de trabalho que reza que seu serviço prestado começa às 8h.

Imagem por Kampus Production em Pexels

Mas, se você tiver “visão de dono”, não vai dispensar essa ligação e vai refletir que nesta chamada poderá ser o cliente que ficou de fechar aquele contrato milionário; pode ser meu chefe precisando de mim na garagem do prédio; pode ser a funcionária ligando aos prantos dizendo que sofreu um acidente. Quem tem mente de dono vai atender.

E assim vai acontecer em todo processo de trabalho. Quem possui uma “mente de dono” prioriza a empresa e o cliente. Ele sabe que o seu atendimento poderá trazer benefícios e faturamento para a empresa, e não estamos em tempos para perder nenhum negócio.

Esse funcionário, observado pelo seu chefe, terá na primeira oportunidade, um cargo de liderança e gerenciamento, antes de todos os outros. Para ser bem-sucedido, quão mais alto for o escalão, mais mente de dono o funcionário terá que ter. Outros com o passar dos anos reconhecerão, em si mesmos, a ânsia por ser dono do próprio negócio, mas este funcionário estará preparado para isso, porque durante anos fez seu treinamento.

Imagem por 89Stocker em Canva Fotos

Então, faça uma autoanálise. Você se estimula e se reconhece realizado por cumprir seu contrato e prestar o serviço exatamente como ele descreve? Ou você se realiza quando faz mais e busca tomar decisões assertivas, em atender bem e fechar um bom negócio, sem se preocupar se está na hora do almoço ou de ir embora. Este autorreconhecimento poderá te levar a ser um empresário de sucesso.

Não se engane achando que o dono trabalha menos ou chega e sai a hora que quer.

Se você quer ter uma empresa saudável e escalonável, dedique-se, doe-se.

Por 25 anos a empresa não era minha, mas eu tinha a visão de dono e me realizava em realizar cada vez mais. Hoje tenho meu próprio negócio e me realizo em me dedicar de corpo e alma ao que realmente amo fazer.

Então você empreendedor e futuro empresário: nunca deixe de ter visão de dono e compensar seus funcionários que também a tem.

Juliana Souza Pires é formada em economia, administração de empresas e gestão de pessoas. Com uma carreira profissional de 30 anos, dos quais nos últimos 8, dedica-se na gestão de Salão de Beleza. Tem 50 anos, é casada, mãe de dois filhos, uma empreendedora por amor e assina também a coluna Dolce Beleza , confira!

Curadoria por:

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta