Troco flores por respeito

Neste próximo Dia Internacional das Mulheres, para além das flores, elas merecem um tipo diferente de buquê que deve ser entregue todos os dias

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem de Boytsov em Canva Fotos

Por Jéssica Chagas Lydes

No Dia Internacional das Mulheres uma profusão de flores é entregue por todos os lados. Antes mesmo de levantar-se da cama, certamente uma mulher já recebeu uma mensagem de parabéns acompanhada por uma rosa virtual, senão por um buquê real e bem florido.

As flores, sem dúvida, têm papel garantido para representar esta data. O que não podemos esquecer é que o 8 de março vai além da celebração, deve lembrar que graves problemas de gênero ainda persistem por todo o mundo. E que, para além das flores, as mulheres merecem um tipo diferente de buquê que deve ser entregue todos os dias.

Um buquê de respeito. Grande e florido, com pétalas de igualdade de direitos, ramalhetes de cumprimento às leis de proteção à vida da mulher, botões de reconhecimento florescendo, folhas largas de valorização e o aroma marcante e reconfortante da dignidade. Sem as ervas daninhas do machismo, da misoginia e da violência. Um arranjo forte para afastar as piadas que, mesmo feitas sem perceber, diminuem e constrangem. Que seja forte para deixar longe o silêncio que incentiva tais comentários, quando tudo o que se deseja ouvir é uma voz de defesa. Sim, somos fortes, corajosas e lutadoras, mas também queremos ouvir outras vozes ecoando nossas lutas.

Design Dolce sob imagem de Southworks em Canva Fotos

Um ramalhete de flores tem o seu valor. Mas em uma realidade na qual milhares de mulheres sofrem violência diariamente, esse não pode ser o presente para esta data tão representativa. Enquanto mulheres ainda recebem salários inferiores, são abusadas, violentadas e culpadas mesmo sendo vítimas, as flores não podem vir desacompanhadas.

Em um país com a quinta maior taxa de feminicídio do mundo e onde 35 mulheres são agredidas física ou verbalmente por minuto, o buquê de respeito precisa ser entregue antes das flores. Não é fácil colher os elementos de um buquê tão valioso quanto esse. É preciso apurar todos os cinco sentidos e acrescentar mais um: a empatia. Pois só nos abrindo para ver o que vai além das nossas vivências, olhando para o outro e suas dores, é possível colher a preciosidade que é o respeito.

J.C Lydes tem 30 e poucos anos, é baiana, de Salvador, e mora em São Paulo. Formada em jornalismo e com MBA em mídias digitais, trabalhou por dez anos com publicidade e marketing digital, até se descobrir como escritora e mudar completamente de carreira. Tornou-se autora de ficção por paixão aos livros e atualmente se dedica exclusivamente a isso. Seus livros, publicados na Amazon, possuem mais de dois milhões de páginas lidas. De forma independente, lançou A Herdeira – Entre sangue e mentiras, A Queda da Rainha – Jogando com o coração e Nascida nas Sombras – O surgimento de uma lenda e mais recentemente, escreveu A história de como eu morri(publicamos a resenha aqui da Dolce no artigoForça feminina na ruptura do ciclo da violência”).

www.jclydesautora.com.br

@jclydesautora

Colaboração da pauta:

LC Agência de Comunicação

Daniela Garbez | [email protected]

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta