Construindo pontes para o sucesso empresarial

Dolce Insight

Mari Possidonio

O poder das conexões sociais

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem de Ilkercelik em Canva

É fácil cair na armadilha de acreditar que o sucesso nos negócios é puramente uma questão de estratégia, tecnologia e números. Talvez no passado isto pode ter sido uma verdade, porém hoje, além da tecnologia, negócios são cada vez mais guiados por conexões e relacionamentos. O networking eficaz se torna não apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade. Mais do que apenas trocar cartões de visita e buscar oportunidades de vendas, é fundamental compreender que a verdadeira essência do networking é construir relacionamentos autênticos e significativos baseados na confiança mútua.  

Uma forma poderosa de fortalecer essas conexões é através de confrarias (grupos de profissionais que compartilham interesses comuns). Participar de uma confraria relevante para o seu setor ou nicho de mercado pode proporcionar uma série de benefícios. Porém entrar em grupos ou confrarias com a mentalidade de “sugar” em vez de contribuir é um equívoco. Seja interessante antes de ser interesseiro; construa suas conexões sociais sobre a base da reciprocidade e da generosidade; ofereça apoio, insights e recursos aos outros membros do grupo; estabeleça uma reputação de confiabilidade e solidariedade. Será essa reputação que abrirá portas para novas oportunidades e parcerias valiosas.

Design Dolce sob imagem de Sanjeri em Canva

Para colher os benefícios de participar de uma confraria, é essencial manter um compromisso consistente e ativo com o grupo. Isso inclui comparecer regularmente a reuniões, eventos e atividades, assim como cumprir quaisquer compromissos assumidos. Lembre-se de que construir relacionamentos leva tempo. Não espere resultados imediatos. Seja paciente e persistente na construção de conexões e ao longo do tempo esses relacionamentos podem se tornar uma fonte valiosa de suporte, oportunidades e crescimento para o seu negócio.

Participe de confrarias que reúnam profissionais alinhados aos seus interesses e objetivos comerciais. Ao se envolver em grupos que atraem o seu público-alvo, você ampliará exponencialmente suas chances de gerar leads qualificados. Além disso, dentro dessas confrarias, os membros não apenas compartilham conhecimento, mas também oferecem apoio mútuo, incluindo a possibilidade de adquirir produtos ou serviços uns dos outros, assim como recomendações e indicações para suas redes de contatos, o que pode impulsionar ainda mais o crescimento do seu negócio. 

Design Dolce sob imagem de Sanjeri em Canva

Associar-se a uma confraria estabelecida e reconhecida pode impulsionar a autoridade e a credibilidade do seu negócio. Ao se juntar a outros profissionais de destaque e respeitados em sua área, você eleva instantaneamente sua própria reputação.

Não espere que as oportunidades venham até você, seja proativo, inicie conversas, ofereça ajuda, compartilhe conhecimento, demonstre consistentemente os mais altos padrões de profissionalismo e ética. Desta forma sua autenticidade e generosidade se destacam e você se torna uma fonte confiável de apoio e conhecimento para os outros membros do grupo.

Afinal o verdadeiro sucesso nos negócios muitas vezes reside não apenas no que sabemos, mas em quem conhecemos.

Mari Possidonio é especialista em Comunicação de Alto Impacto e aplica técnicas de Programação Neurolinguística em Treinamentos, Palestras, Processos de Coaching e Mentorias em equipes de profissionais que buscam desenvolver habilidades necessárias para alta performance. Há mais de 20 anos, promove treinamentos, palestras e workshops personalizados e estruturados em parceria com empresas, focando sempre no engajamento dos colaboradores para que possam reunir condições de gerir e cumprir seus objetivos e metas. Ela mantém a Newsletter Neurovendas no LinkedIn, acompanhe!

@maripossidoniooficial

Linkedin.com/in/maripossidonio

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta