Cuidados com peles sensíveis

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

É possível cuidar da pele sem causar desconforto, reações indesejadas, ou até mesmo desastrosas

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem de Nuttawan Jayawan em Canva

Ai!

Você sabia que ter uma pele sensível pode ser um desafio na hora do skincare? Isso porque muitos artigos comuns no mercado podem causar irritação, vermelhidão, descamação e daí para muito pior, bonitas!

Mas isso ninguém conta na hora de vender!

Para evitar esses problemas, é importante utilizar produtos específicos e que sejam formulados com ingredientes hipoalergênicos, suaves e livres de fragrâncias, álcool, além de corantes artificiais. Ácidos muitas vezes são ativos que podem ser considerados “veneno”, dependendo do grau de sensibilidade. É possível cuidar da pele sem causar desconforto, reações indesejadas, ou até mesmo desastrosas.

Salva essa dica importante e faça um teste de sensibilidade antes de usar um novo produto, aplicando uma pequena quantidade na pele, de preferência, atrás da orelha (é a pele com a textura mais parecida com a do rosto) e observar possíveis reações nas próximas horas. Caso ocorra alguma irritação, o produto deve ser imediatamente removido e a área enxaguada com água várias vezes.

Água fria e da torneira, sempre! Para limpar a cútis, usem água da torneira e fria, não tem blablabá nesse quesito! A água morna do chuveiro resseca a coitada, isso sem mencionar o vapor que piora ainda mais a situação…que pode ficar grave, acreditem!

Quando você sair do chuveiro, refresque e acalme a bonita com água termal, que de quebra ainda hidrata, além de inúmeros outros benefícios. Os romanos já sabiam há milênios, não é segredo para ninguém e eu fico me repetindo por aqui, eu sei.

Vou aterrorizar vocês, contando que ninguém está 100% protegido: pode-se desenvolver uma fragilidade em qualquer época da vida. A pele sensível é uma síndrome e pode acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu tipo de epiderme.

E para aquelas que já foram batizadas com o courino quebradiço, fiquem cientes que existem níveis e você pode aumentar o seu se flertar com o perigo…

Design Dolce sob imagem de doucefleur's Images em Canva

Horrorizei o suficiente?

Então, vou pegar leve. O que são “peles delicadas”?

Como proprietária de uma, vou contar uma pequena estória, senão não tem graça e não sou “eu”:

“Era uma vez uma rainha muito exigente que queria casar seu filho. Uma fila a perder de vista de moças casadoiras, formou-se defronte ao palácio. Toda noite uma donzela era escolhida para pernoitar no palácio e dormir sobre 20 colchões. A pobrezinha era obrigada a subir uma escada para alcançar o último colchão e repousar, digamos, excentricamente. No dia seguinte, a rainha entrava no quarto e fazia a seguinte pergunta:

“Dormiu bem, querida?”

E a moça, toda alvoroçada, respondia:

“Sim, majestade, como um anjo!”

“Próxima!”, gritava a rainha.

E assim, passaram-se mais de 20 noites, até que mais uma moça adentrou o quarto, subiu a escada e pôs-se a dormir.

No dia seguinte, a rainha, já entediada, fez a mesma pergunta, só que dessa vez, levou um susto com a resposta inesperada:

“Dormi muito bem, obrigada majestade. A não ser por um uma dorzinha e um pequeno hematoma nas costas…”

A monarca não conteve a felicidade e exclamou:

“Finalmente uma princesa de verdade! Somente uma legítima soberana teria a delicadeza ímpar da pele da nobreza e sentiria o incômodo da ervilha que eu coloquei debaixo dos 20 colchões!”

E eles se casaram e viveram felizes para sempre.

Fim.

Design Dolce sob imagem de Nuttawan Janyawan em Canva

Adoro essa estória e a conheço desde criança, quando já me chamavam de “Princesa da ervilha”, uma vez que pele de porcelana mesmo não é só a branquela e alérgica, mas sim aquela que só de encostar, já fica vermelha e machucada. Uma chatice.

Obviamente o paradigma acima não cabe, uma vez que saiu das páginas de um conto de fadas, mas deu para entender, não é bonitas sensíveis?

Princesas ou não, o fato é que as cútis delicadas são aquelas que reagem mais facilmente à ingredientes irritantes e não seguir à risca os cuidados necessários, pode resultar em vermelhidão, coceira, ressecamento, descamação e até mesmo, em casos mais graves, dermatites, eczemas, acne, entre outros bem mais sérios e difíceis de serem tratados.

Aliás, tudo relacionado à pele demanda tempo e paciência. Portanto, é fundamental manter atenção e cuidado com os itens de skincare que escolhemos.

Na verdade, não escolhemos nada, quem escolhe é o dermatologista, a não ser que você seja um!

Me passa o seu contato? (sic!)

Cuidem-se porque no final das contas, todas queremos ser chamadas de princesas, mas não “da ervilha”!

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta