Skip to content

Sonhos

Cain leva Abel para a morte
Imagem por James Tissot, Public domain, via Wikimedia Commons

A vida seguiu os passos de cada um

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Por André Naves

A arapuca de Caim fez com que Abel ficasse vulnerável aos seus golpes. No momento da pedrada final, Esaú desperta. Abre os olhos. Tudo fora um sonho… Caim? Abel?

Senta na cama. Olha o celular. 03:33… Aviso? Coincidência? As luzes da cidade já se apagaram. Até elas! Puxa vida! Insônia logo hoje!

E na madrugada, quando os tigres vêm atazanar nosso sono, Esaú levantou. Apertou o botão da Nespresso. O cheiro do café. Pena não ter aquele bolo de fubá que a vó Sara fazia sempre que o vô Abraão recebia visitas. Memórias trazem sorrisos…

Dessa vez, seu pai, Isac, não estava mais lá. Sua mãe, Rebeca, já tinha partido também. De seu irmão, Jacó, nem queria ouvir mais. Memórias trazem lágrimas…

Sozinho, chorou.

Painel da Porta do Paraíso. Caim e Abel. Porta de bronze dourado no Batstério de Florença, Itália
Design Dolce sob imagem por Saskia Acht em Canva

Será que ele também não fora um Caim de incompreensão? Será que não matara Jacó de sua vida? Até quando esse ciclo de dor e trevas vai continuar? Será que ele não poderia, uma vez que fosse, ser a luz, o sorriso, a felicidade?

Olhou para o celular. Só um zap! Vapt vupt!

Lembrou da infância. De como gêmeos podiam ser tão diferentes! Ele, queria tudo para ontem. Tomava à força, de supetão! Caçador de mim! Jacó era mais paciente… esperava tudo nascer e crescer. Gostava de dizer que estava pastoreando. Criando raízes. Cultivador de mim!

Foram se afastando. Não teve briga nem nada. A vida seguiu os passos de cada um. Os caminhos eram diferentes. Esaú nem conhecia a família de Jacó. Jacó nem conhecia a família de Esaú.

Design Dolce sob imagem por Immagini e Video di Michelangelo em Canva

Qual era a dificuldade de ligar para Jacó? Mandar uma mensagem? Convidar para um almoço? Macarronada de domingo? Pizza no jantar? Ou o bolo de fubá? Com um pouco de queijo ralado e erva-doce. Baita delícia! Lembrança de um tempo que ainda existe nas memórias… Tempo congelado. Sorrisos. Judite sabia fazer… Juro! Tinha aprendido com a vó Sara!

Tomou mais um café. Olhou, de novo, a cidade. São Paulo era linda!

Rezou ao Altíssimo. Não era disso… Precisava saber o que fazer. Ainda tinha tempo. Ainda tinha possibilidade. Ainda tinha família. Ainda tinha Jacó!

Deitou. Fechou os olhos.

Adormeceu? Sonhou? Acordou? Viveu?

André Naves é Defensor Público Federal formado em Direito pela USP, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social; mestre em Economia Política pela PUC/SP. Cientista político pela Hillsdale College e doutor em Economia pela Princeton University. Escritor e professor

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

Na mesa do Arraiá: sabores que contam histórias

As festas juninas são uma grande mistura de culturas, assim como o Brasil num todo

7 dicas para quem ama fotografar

Cada rosto, cada paisagem, cada instante pode se transformar em uma imagem poderosa se capturada no momento perfeito

Festa Junina dos Superfofos celebra cultura brasileira com atividade fora das telas

Livro de colorir inspirado no folclore brasileiro com comidinhas típicas, danças e brincadeiras representam a cultura nordestina

Caminho para o fim

Hipnotizada… Fixada no tom metálico e ardente de teu olhar Onde o bronze incandesce em silêncio profundo Há

Vamos deixar seu quarto aconchegante?

Será que seu quarto está pronto para o frio?

A hora da verdade

Na simplicidade de um gesto tecnológico, o aroma digital despertava memórias que eram, ao mesmo tempo, doces e amargas

Painel Dolce Morumbi

Dia dos Namorados no Butantã Shopping tem show gratuito da cantora Ana Vilela

Apresentação da artista acontece no sábado, dia 7 de junho, a partir das 19h

Com frio antecipado no Sudeste, Feira da Moda Inverno abre as portas com curadoria especial para a estação

Evento na Avenida Paulista também investe na "Linha Ar Condicionado", com roupas adaptadas às variações térmicas dos ambientes climatizados

Fut Encontro traz o clima da final da Champions League ao Butantã Shopping

Evento gratuito reúne especialistas para uma resenha sobre Inter x PSG, com direito a palpites e análise sobre quem levanta a “orelhuda” em Munique

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
bingo-dia-das-maes-auroras-brasil-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
samsonite-12.03.25_11zon
publ-libresse-28.02.25_11zon
m.pozenato-publ-27.02.25_11zon
birden-publ-27-02-25_11zon
publ-neo-seguradora-24.02.25_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções