Você sabe o qual é a diferença entre decoração atemporal e decoração datada? Assim como na moda, ano após ano, surgem na decoração novas tendências para acompanhar as mudanças sociais e novos interesses que as pessoas venham a ter, sejam elas no design, nas cores, materiais ou nas formas que são mostradas ao público por meio de eventos, feiras, revistas ou simplesmente a vitrine de uma loja lançando uma coleção.
Impulsionados pelo nosso desejo de consumo ou até mesmo em uma reforma da casa, muitas vezes escolhemos itens que não combinam com nosso estilo e acabamos comprando apenas porque é uma tendência na decoração. Muitas vezes acabamos colocando algo que deixa nossa casa datada por uma época, mesmo porque tendência não é sinônimo de moda passageira, basta que se leve em consideração se esse elemento combina com o seu estilo de vida e como você vê o mundo, e o maior erro é ter esse item que não conversa com nada e não tem nada a ver com você.
Muitas vezes você adquire um determinado item achando que sua casa vai ficar com cara de casa de gente rica e, se realmente faz sentido em sua decoração, faz com que muitas vezes ela fica deslocada e assim você a está datando e o segredo e sentir o seu gosto e decorar o espaço que faça sentido para você.
Da mesma forma que você não precisa comprar móveis que precisam combinar entre si com os mesmos tons de cores, estilos ou formas, prova disso são as cozinhas. Quem não teve uma cozinha toda vermelha, laranja ou qualquer outra cor forte que datou a década de 60 que hoje chamamos de vintage ou o branco total que veio nos anos 80 trazendo um conceito mais clean? Enfim, a decoração datada é aquela que não se adapta às tendências atuais de design de interiores e que pode ser percebida como ultrapassada ou fora de moda.
Por isso, as tendências na decoração são sempre bem-vindas e aceitas, o único problema e focar muito nela, Já no estilo de decoração atemporal você correrá menos risco de serem enjoativas, porque estão em constante mudança e dão lugar a novas, que podem ser totalmente diferentes.
A principal característica do estilo atemporal é a simplicidade e isso não significa ser minimalista e nem ficar apostando no bege como sua paleta de cores principal para acertar na decoração.
Neste estilo de decoração há uma busca por criar ambientes que resistam ao teste do tempo, mantendo-se elegantes e atualizados independentemente das tendências passageiras e caracterizadas por cores neutras, linhas simples, móveis clássicos e materiais de alta qualidade, como madeira maciça e couro.
Investir em um estilo atemporal significa menos necessidade de reformas frequentes. O ambiente mantém-se atual, evitando gastos constantes com atualizações e por se tratar de um estilo que não sai de moda, a decoração atemporal proporciona um excelente custo-benefício, garantindo que o investimento feito inicialmente tenha uma longa vida útil.
A harmonia das cores atemporais e neutras e a simplicidade das linhas criam um ambiente visualmente confortável, ideal para quem busca um lar acolhedor e relaxante. A casa tem que ter cara de casa e não parecer que você está entrando em uma clínica com porcelanato do chão ao teto como temos visto nos últimos anos.
Certa vez uma cliente queria tirar todo assoalho de madeira que eram réguas que só precisavam ser restauradas, e ela queria a todo custo colocar porcelanato branco em todo o apartamento, e quando ela disse isso para as amigas, todas concordaram comigo, sabendo que a madeira teria que ficar e seu marido deu graças a Deus, porque o custo da obra iria cair.
Muitas vezes o restauro torna se muito mais vantajoso que uma quebradeira de reforma. Agora e só pensar qual é seu estilo.
See You Later!
Ainda não há comentários para esta publicação