A partir dessa semana, nossa coluna Dolce Sabor passa a ser às sextas-feiras e, com isso, pretendo trazer receitas e dicas de alimentação, da alta gastronomia e nutrição para você fazer as delícias no fim de semana e começar a segunda com o pé direito. Vamos lá?
A dica de hoje é como de montar um prato equilibrado no dia a dia.
Veja que dicas maravilhosas!
Imagine seu prato dividido em 50%, 25% e 25% da seguinte forma:
½ do prato (50%) – Hortaliças e legumes: explore texturas como crua e cozida sendo saladas e legumes cozidos ou refogados, abuse das folhas, como alface, couve, espinafre, almeirão; e o restante faça cozido ou refogado como cenoura, brócolis, couve flor, milho, abobrinha etc. Benefícios: fibras, vitaminas e minerais que ajudam na saciedade e regulam o intestino.
¼ do prato (25%) – Proteínas magras: podem ser de origem animal como peixe, frango, bovino, suíno e ovos; prefira refogados, assados ou cozidos; evite frituras em excesso. Uma boa opção também é a proteína de origem vegetal como feijão, lentilha, grão de bico, tofu ou soja. Benefícios: manutenção muscular, reparação celular, hormônios.
¼ do prato (25%) – Carboidratos integrais ou simples: batata, batata-doce, mandioca, arroz integral ou normal, pão e macarrão. Apesar de carboidratos aparecer por aí como um vilão, ele é essencial para a energia do nosso corpo. Benefícios: energia, fibras, controle da glicemia.
Excelente sexta-feira e até a próxima!
