Skip to content
Estilista, empresária de moda, consultora de branding para o mercado de luxo

Milão em alta: o que está brilhando na Semana de Moda Italiana

Imagem por Bruno Cordioli (br1dotcom), CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

De Gucci a Giorgio Armani, o que está desfilando nas passarelas — e o que vai parar no seu guarda-roupa mais cedo do que você imagina

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Olá, querido leitor, querida leitora da Dolce Morumbi!

Hoje convido vocês para viajarmos até “A Bota” e voltamos nosso olhar para a “Citta Meneghina” (Cidade Meneghina).

A cidade de Milão, tradicional berço da moda italiana, abriu oficialmente a temporada com sua sempre aguardada Settimana della Moda — a Semana de Moda de Milão. Desde o dia 23 de setembro, os olhares mais atentos do mundo fashion se voltam para a capital do design, onde as principais grifes estão mostrando o que será tendência nos próximos meses.

Mas não pense que é só mais uma sequência de desfiles: a edição deste ano está repleta de estreias importantes, homenagens históricas e, claro, muitas apostas de estilo que já começam a invadir as ruas e vitrines mundo afora.

Estreias que marcaram o primeiro dia

A grande expectativa da semana era a estreia de Demna como diretor criativo da Gucci. Conhecido por seu trabalho na Balenciaga, o estilista georgiano trouxe para a Gucci uma proposta ousada e cinematográfica. A apresentação da coleção não foi um desfile tradicional, mas sim um filme-evento com direito a tapete vermelho e presença de celebridades. Batizada de “La Famiglia”, a coleção tem um forte apelo emocional, com peças que misturam o urbano com o clássico italiano e uma dose generosa de storytelling visual. Tudo indica que Demna quer transformar a Gucci em mais do que uma marca: uma experiência.

Outra estreia comentada foi a de Simone Bellotti, que assumiu o comando criativo da Jil Sander. Ele manteve o espírito minimalista da grife, mas trouxe suavidade e fluidez aos cortes precisos, apostando em tecidos leves, transparências sutis e uma elegância quase silenciosa. A coleção propõe um olhar mais calmo, porém sofisticado, para a mulher moderna — o tipo de proposta que fala diretamente com o consumidor brasileiro, especialmente no verão.

Imagem por Bruno Cordioli (br1dotcom), CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Tendências que já podemos confirmar

A moda apresentada até agora em Milão está longe de ser óbvia. Mesmo em coleções com espírito comercial, o que se viu foram leituras criativas e contrastes marcantes. Se você quer antecipar o que vai bombar em 2026, anote:

Estampas florais e geométricas: a Fendi trouxe uma mistura inusitada — e belíssima — de flores com padrões gráficos. Cores vibrantes como azul turquesa, vermelho queimado e lilás pastel dominaram a passarela. Um contraste bem-vindo para quem está cansado de tons neutros.

Tons terrosos e caramelo: o bege ganhou profundidade e virou marrom, terracota e dourado queimado. Essas cores apareceram tanto em tecidos leves quanto em peças estruturadas, sugerindo uma transição perfeita do inverno para o verão — e caem como uma luva para o clima brasileiro.

Sensualidade com elegância: transparência voltou com tudo, mas agora com mais sutileza. Corsets, lingeries à mostra e tecidos leves criam uma sensualidade nada óbvia — ideal para quem gosta de ousar, mas sem exageros.

O novo minimalismo: a proposta de menos é mais nunca sai de moda, mas este ano ela ganhou atualização. Além dos cortes retos e peças monocromáticas, há uma aposta no conforto com estilo. Alfaiataria desconstruída, tecidos naturais e modelagens amplas são o novo luxo silencioso.

Sustentabilidade e novos talentos: as grandes maisons continuam em destaque, mas os holofotes também estão voltados para iniciativas verdes e estilistas emergentes. A moda começa a se mostrar mais preocupada com o impacto social e ambiental — e isso vai além do discurso.

Imagem por Miami Fashion Photographer James Santiago, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O legado também desfila

Além das estreias, a Semana de Moda de Milão 2025 também é um momento de celebração. A grife Giorgio Armani, um dos maiores ícones da moda italiana, celebra seus 50 anos de carreira com uma mostra especial e um desfile que promete emocionar. A última coleção do estilista que nos deixou no início do mês. É o reconhecimento de uma trajetória que moldou não só o estilo europeu, mas também influenciou gerações no Brasil e no mundo.

Outro destaque é a homenagem ao fotógrafo Giovanni Gastel, com uma exposição em Milão que resgata editoriais icônicos, muitos deles responsáveis por eternizar o glamour da moda italiana.

E o que isso tem a ver com a gente?

Pode parecer distante, mas o que se vê nas passarelas de Milão costuma inspirar o que aparece, meses depois, nas lojas brasileiras — com adaptações, claro. As paletas, silhuetas e conceitos exibidos por lá costumam guiar vitrines de grandes marcas por aqui, além de influenciar designers locais, editoriais de moda e o estilo do consumidor mais antenado.

Portanto, se você gosta de estar um passo à frente, preste atenção: 2026 será marcado por um jogo entre o clássico e o contemporâneo, pelo equilíbrio entre extravagância e discrição, e por uma moda que começa a olhar para o futuro com mais responsabilidade — sem perder a beleza no caminho.

Imagem por Christopher Macsurak, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Fique de olho

As apresentações continuam até o dia 29/09. Marcas como Prada, Versace, Dolce & Gabbana e Bottega Veneta ainda vão desfilar.

As redes sociais da Camera Nazionale della Moda Italiana (@cameramoda) fazem a cobertura ao vivo de muitos desfiles e bastidores.

Marcas emergentes estão aproveitando a semana para lançar coleções digitais — vale buscar os “digital showrooms” no site oficial.

Querido leitor, querida leitora, muito obrigada pela sua companhia.

Espero que tenham apreciado a matéria e até a próxima!

Arrivederci!

Publicidade | Dolce Morumbi®

Marlize Baierle é estilista e empresária de moda, iniciou sua carreira no mercado de luxo em Milão na criação de joias e roupas, especialmente com peças exclusivas para noivas e guarda roupas personalizados, com atenção voltada às tendências globais. Graduada em artes, destacou-se no sul do país como produtora de casamentos e eventos corporativos e hoje divide sua agenda entre Santiago, no Chile e São Paulo, atuando como consultora de branding e etiqueta corporativa com olhar e toque especial que buscam sempre a elegância e um diferencial de destaque no interesse de seus clientes.

Demais Publicações

O sabor da tradição com um toque moderno

Chefs acrescentam com muita maestria, algo interessante dentro do que já é tradicional para inovar

Arear as panelas

Desgrudar do fundo o que, um dia, teve sabor, consistência, cor — mas que hoje deixou apenas resíduos opacos, prontos a roubar o brilho

Sua beleza brilhando no final de ano

Dezembro batendo as portas nos faz repensar no que vamos fazer para as festas de final de ano

As 7 essências do estilo: a nova alfabetização da moda contemporânea

A moda vive um retorno ao essencial que sustenta a autenticidade

Viajar em um feriado vale mesmo a pena?

Há muito desconforto em viajar em um feriado, quando se espera dias de descanso

Railda Pelegrino celebra amores como uma artista em criar conexões

Ela encontrou sua vocação como celebrante, transformando histórias comuns em experiências memoráveis

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções