Por Paulo Maia
Em um mercado de casamentos que valoriza cada vez mais a personalização e a autenticidade, Anderson Memphis se destaca como um profissional com uma bagagem inigualável. Mais do que um Celebrante Social ou Mestre de Cerimônias, ele é uma ponte entre o passado das cerimônias tradicionais e o presente das celebrações íntimas e personalizadas — sempre movido por uma paixão que se recusa a ser silenciada.
Com mais de 3 mil cerimônias realizadas, Anderson não é um novato. Sua trajetória começou nos anos 1990, quando já atuava como Mestre de Cerimônias em eventos como debutantes, corporativos e formaturas — numa época em que a figura do “celebrante de casamento” sequer existia. Em 2001, a demanda por esse tipo de profissional começou a crescer timidamente, revelando um novo nicho para quem soubesse contar histórias com sensibilidade e presença.
Anderson busca a empatia na elaboração de seus textos. Ele entende que o casal e a debutante sabem exatamente como desejam sua cerimônia — e por isso desenvolve textos personalizados, ajustando o tom conforme o estilo desejado: emocionante, romântico, descontraído, interativo, envolvente, dinâmico… tudo é possível, desde que reflita a essência dos protagonistas. “Eu ouço as histórias e preferências dos noivos, pais e debutantes para criar textos exclusivos”, explica
Mas como escolher o Celebrante ou Mestre de Cerimônia ideal para fazer do seu jeito? Toda cerimônia de casamento e cerimonial de debutante é especial, e cada casal, pais e debutantes têm seus rituais e peculiaridades. A escolha de quem irá celebrar deve ir além do orçamento: é preciso observar como esse profissional te atende desde o primeiro contato, quais serviços estão inclusos, e principalmente, se ele escuta com atenção o que vocês desejam para esse momento único.
O celebrante deve contar a história do casal ou da debutante, expressando em palavras sua essência e personalidade. Afinal, no Grande Dia, não há edição, correção ou pós-produção. É ali, naquele instante irrepetível, que a magia precisa acontecer. E Anderson Memphis, com seu carisma, voz marcante e eloquência dinâmica, cria expectativas e sensações que se renovam durante toda a celebração, cativando a atenção de todos do início ao fim.
Essa dedicação se traduz em cerimônias descritas como dinâmicas, envolventes, interativas e profundamente emocionantes. Sua rotina inclui chegar com antecedência ao evento para repassar os textos e se concentrar — uma prática que reforça seu profissionalismo. O foco é sempre o casal ou a debutante, e o objetivo, ser lembrado como um amigo que conduziu um dos momentos mais importantes de suas vidas.
Ser Celebrante ou Mestre de Cerimônia, para Anderson, é: 90% mensagens, ligações, reuniões, planejamento, estudo, pesquisa, suporte e… ouvir vocês com o coração; e 10% é no dia, de forma envolvente, fazer vocês viverem cada momento mágico com uma locução vibrante que emocione a todos.
A vida profissional de Anderson Memphis é uma verdadeira sinfonia de talentos. Músico, guitarrista e cantor, iniciou sua carreira nas bandas e orquestras dos anos 1980, e como Mestre de Cerimônias nos anos 1990. Embora ainda mantenha uma orquestra para clientes de longa data, ele reflete sobre o futuro do ramo musical, impactado pela desvalorização do mercado — já em curso antes da pandemia e acentuada depois dela.
Atento às transformações do setor, Anderson acompanha de perto as mudanças no mercado. Sua longevidade o consolidou como parceiro do renomado Recanto Santa Rita há cerca de 35 anos. Essa parceria é a base fundamental, o alicerce que une e gerencia todos os fornecedores para a perfeita realização do sonho dos clientes. O que os torna mais fortes? União, parceria, comprometimento, objetivos em comum. Anderson se orgulha de agregar ao nome Recanto Santa Rita valores como cumplicidade, qualidade, profissionalismo, companheirismo e amizade.
Para Anderson, empatia e identificação com o profissional são fundamentais. Ele inova ao desmembrar e adaptar seus pacotes, mantendo a qualidade sem comprometer o orçamento. E é nos depoimentos que coleciona e publica que se revela o impacto do seu trabalho: palavras que refletem a conexão profunda que estabelece com cada casal, pai, mãe e debutante.
Anderson Memphis é movido por dedicação e amor ao que faz — seja contando a história de um casal ou celebrando o rito de passagem de uma debutante. Essa entrega é, sem dúvida, o segredo de um sucesso que atravessa décadas. “A felicidade de todos os casais, pais e debutantes que tive a honra de celebrar as suas histórias é a minha maior e melhor história de sucesso”, reconhece. “Se estou entre os top+, se deve apenas porque trabalho com os melhores”, finaliza.

Anderson Memphis
Este artigo é um oferecimento do Recanto Santa Rita

Há 34 anos surgia o Recanto Santa Rita, local idealizado pela proprietária e diretora executiva Marlene Vargas Mairena Lutfi, que através de muito trabalho e dedicação, fez de seu sonho a realidade de muitos casais. Hoje o Recanto Santa Rita é referência no mercado de eventos para casamentos. Privilegiado por sua localização, atende os mais diversos e exigentes públicos, da grande São Paulo e litoral paulista, realizando casamentos, bodas, festas de aniversário e eventos corporativos. Cada evento recebe uma identidade diferente para que cada momento seja único. Com magia, profissionalismo, excelência e sofisticação o Recanto Santa Rita traz tranquilidade, requinte e segurança para quem opta em casar-se no campo, com infraestrutura que se adequa a qualquer clima, podendo acontecer em dias de sol ou com chuva, com três opções de altar. Seja sobre o deck da represa, no altar da piscina atravessando a passarela de vidro ou sob a cúpula com vista para a represa. O Recanto Santa Rita faz os sonhos dos casais se concretizarem com uma equipe altamente treinada e especializada. Tudo acompanhado de cardápios personalizados, por chefs renomados e uma decoração impecável que nos faz transportar para um cenário de cinema.

Paulo Maia é editor do Portal Dolce Morumbi®





















































