Skip to content

André Cruz fotografa histórias de amor em um só olhar!

A paixão pela fotografia prova que a arte de capturar a alma de um casamento reside tanto na técnica quanto em notar a emoção humana

Por Paulo Maia

No universo da fotografia de casamentos, onde cada clique deve eternizar uma emoção fugaz, há profissionais cuja trajetória é tão rica quanto as imagens que criam. O fotógrafo André Cruz, de 49 anos, é o arquiteto visual que equilibrou uma carreira corporativa de quase três décadas com uma paixão inegociável, culminando em mais de mil histórias de amor capturadas. Ele é, também, o elo inicial de uma dupla de sucesso, sendo o mentor que colocou a câmera nas mãos do irmão, o cinegrafista Fábio Santos.

A história de André, de São Bernardo do Campo, começou em 1998. Influenciado por uma amiga que já filmava casamentos, ele deu seus primeiros passos no setor. Curiosamente, enquanto seu irmão Fábio descobria o mundo do vídeo sob sua tutela, André, investia na fotografia.

O primeiro casamento de André, em 18 de dezembro de 1998, foi um ato de coragem. Sem experiência, mas com a ajuda de dicas valiosas, ele mergulhou de cabeça. O boca a boca, impulsionado pela dedicação e, de forma inusitada, pela indicação de sua mãe e padrasto na igreja local, começou a construir sua reputação.

Com o advento da fotografia digital, André investiu em cursos e, como um cientista da imagem, desenvolveu sua própria “receita de fotografar”: ele absorveu o conhecimento de fotógrafos renomados, filtrou técnicas e as adaptou ao seu olhar. Como ele ressalta, lidar com pessoas de diferentes culturas, costumes sociais e orientações é tão essencial quanto a técnica do clique. Sua filosofia é clara: a fotografia tem que ser muito bem-feita, aquela que captura o momento como ele o é; o mesmo vale para as emoções e sentimentos que ali estão também eternizados.

André e Fábio Santos, cujas histórias se cruzaram no primeiro grande trabalho deles, por um capricho do destino, no próprio Recanto Santa Rita, são a dupla que deu origem a um legado de excelência. Embora hoje cada um tenha sua própria rede de contatos, André se orgulha de ter iniciado o irmão e o considera um dos maiores frutos de sua dedicação. Eles trabalham também como parceiros, oferecendo aos casais a sinergia de um trabalho que nasceu em família.

Para André, cujo trabalho é 90% focado em casamentos, o diferencial não reside apenas na lente, mas na conexão. Ele busca ir além da foto protocolar, mergulhando nas emoções e histórias de cada casal para capturá-las.

Com a agenda repleta, com mais de 40 eventos já confirmados para o próximo ano, André Cruz não pensa apenas em seu próprio sucesso. Seu próximo grande objetivo é criar uma mentoria de fotografia para iniciantes. Ele se lembra das suas dificuldades no início e almeja repassar seu conhecimento para aqueles que não tiveram as mesmas condições para começar.

Para André, a fotografia é mais do que uma profissão ou uma arte; é uma terapia, uma ponte para conhecer pessoas e realidades diversas. Sua carreira mostra que a dedicação disciplinada e a paixão sensível podem convergir para criar um trabalho de excelência e, acima de tudo, humano. André Cruz continua a provar que nunca se deve esquecer as origens e que o aprimoramento constante é o combustível para um legado que inspira.

André Cruz Fotografia | Reprodução | Instagram

André Cruz Fotografia

@andrecruzfotografia

Este artigo é um oferecimento do Recanto Santa Rita

Há 35 anos surgia o Recanto Santa Rita, local idealizado pela proprietária e diretora executiva Marlene Vargas Mairena Lutfi, que através de muito trabalho e dedicação, fez de seu sonho a realidade de muitos casais. Hoje o Recanto Santa Rita é referência no mercado de eventos para casamentos. Privilegiado por sua localização, atende os mais diversos e exigentes públicos, da grande São Paulo e litoral paulista, realizando casamentos, bodas, festas de aniversário e eventos corporativos. Cada evento recebe uma identidade diferente para que cada momento seja único. Com magia, profissionalismo, excelência e sofisticação o Recanto Santa Rita traz tranquilidade, requinte e segurança para quem opta em casar-se no campo, com infraestrutura que se adequa a qualquer clima, podendo acontecer em dias de sol ou com chuva, com três opções de altar. Seja sobre o deck da represa, no altar da piscina atravessando a passarela de vidro ou sob a cúpula com vista para a represa. O Recanto Santa Rita faz os sonhos dos casais se concretizarem com uma equipe altamente treinada e especializada. Tudo acompanhado de cardápios personalizados, por chefs renomados e uma decoração impecável que nos faz transportar para um cenário de cinema.

@recantosantaritaoficial


Paulo Maia é editor do Portal Dolce Morumbi®

@pcemaia

Publicidade | Dolce Morumbi®

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Demais Publicações

Aroma, meu guia

Sinto odores a quilômetros de distância, tanto os que me encantam como aqueles que me nocauteiam

O poder de não precisar

Por que o amor que aprisiona não é amor?

Você já teve medo de viajar para algum destino?

Eu já, e vou contar para você o que eu senti e como foi quando eu cheguei lá

O Carnaval Brasileiro que dita moda e história

Mais que apenas uma festa, o Carnaval é um arquivo histórico, laboratório estético e manifesto coletivo

O preço de amar demais

Por que tantas mulheres se perdem de si dentro dos relacionamentos

Investigação sobre a cultura do autocuidado é tema do livro ”O culto do bem-estar”, de Rina Raphael

Obra de jornalista americana, que chega ao Brasil pela Editora Contexto, analisa os limites de um fenômeno cultural, respaldado por uma indústria que movimenta trilhões de dólares, que afeta principalmente as mulheres

Obra transdisciplinar revisa conceitos que moldam a compreensão do Eu

Beatriz Breves avança na investigação do paradigma vibracional ao demonstrar que a identidade humana se estrutura em padrões fractais

O mistério do talento entre intuição e genialidade

Uma reflexão sobre o talento humano que não se ensina, a intuição que guia nossas escolhas invisíveis e a genialidade que escapa a qualquer explicação

Na política não vence quem fala mais, vence quem se comunica melhor

Comunicação política não é improviso; é preparo técnico

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções