Por Adriana Bernardes
O Dia do Fotógrafo é comemorado no Brasil em 8 de janeiro, data que também se celebra o Dia Nacional da Fotografia. Essa data é uma oportunidade para homenagear os profissionais da fotografia, reconhecer a importância do seu trabalho e refletir sobre a história da fotografia.
Você conhece a história sobre essa data, que é um marco na fotografia Brasileira?
Em 1840 chega ao Brasil a primeira câmera fotográfica considerada moderna inventada por Louis Daguerre em 1839.
A evolução das câmeras fotográficas, desde então, não parou mais. Ela, na verdade, se inicia em 1816, quando Joseph Nicéphore inventou a heliografia, a primeira forma de reproduzir uma imagem.
Em 1888 a Kodak lançou ao consumidor a primeira câmera com rolo de filme e em 1947, foi projetada por Edwin Land, a primeira Polaroid Model 95 com revelação instantânea.
Entre as décadas de 60 e 70 a fotografia chegou ao auge, com os fotógrafos de praça que tiravam fotos da elite, com câmeras conhecidas como lambe-lambe. Esse nome faz uma referência ao barulho da câmera durante a foto.
Em 1981, a Sony Mavica lançou a primeira câmera eletrônica e só dez anos depois, a Kodak lançou a primeira câmera eletrônica a DSC 100.
O primeiro celular com câmera foi o Kyocera Visual Phone VP-210, lançado em maio de 1999 no Japão. O aparelho tinha uma câmera frontal de 0,11 megapixels, uma tela LCD colorida de 2 polegadas e podia armazenar até 20 fotos.
No entanto, a história da câmera fotográfica para celular começou em 1997, quando o francês Philippe Kahn registrou a primeira foto de sua filha no hospital. Para isso, ele montou uma engenhoca com um celular Motorola StarTAC, uma câmera digital e um laptop.
No Brasil, o primeiro modelo que permitia tirar fotografia foi o Nokia 6750, em 2002.
Os primeiros modelos de câmeras eram produzidos artesanalmente, feitos com caixas em madeira. Eram equipamentos pesados, difíceis de serem carregados. Com o passar das décadas, as empresas foram aperfeiçoando as câmeras usando também metais e diminuindo o tamanho e o peso das câmeras em madeira.
Hoje em dia, estamos habituados a comprar câmeras produzidas em larga escala, sem imaginar que um dia, elas foram feitas em madeira.
Graças ao advento da fotografia, os fotógrafos lambe-lambe da década de 70, tornaram-se proprietários de pequenos imóveis em bairros periféricos da capital.
Nem todos trabalhavam todos os dias e alguns só fotografavam aos domingos, dia mais movimentado nos parques, segundo informações da Casa Fiat e MIS.
Sem registros fotográficos, muito dos acontecimentos importantes da história poderiam ter sido ignorados.
É importante celebrar o advento da fotografia e reconhecer a profissão dos fotógrafos, afinal, são eles que através de suas imagens, capturam os momentos importantes da história.
1 Comments
Parabéns a todos os fotógrafos e fotógrafas, sempre ajudando a contar a história da humanidade por meio de imagens.