Tiques nervosos nas crianças: como lidar?

Dolce Criança

Cynthia Passianotto

Um dia você nota seu filho puxando o cabelo repetidamente. E ignora. Depois, outro dia, acontece a mesma coisa. Você pensa: “Opa, mais uma vez”. Sinal de alerta. Tiques nervosos podem acometer as crianças sem uma grande causa aparente. Também chamados de cacoete ou mania, os tiques abrangem atos como balançar as pernas sem parar, roer as unhas, emitir algum som, enfim, qualquer ação repetida irregularmente e de forma involuntária.

O tique é um transtorno do movimento que se caracteriza por movimentos repetitivos, estereotipados e que são aumentados em períodos de maior tensão ou ansiedade.

Se você percebeu que seu filho tem um tipo de tique nervoso, calma! Antes de bater o desespero, saiba que tiques são comuns, podendo acometer até 20% das crianças, e que muitos deles se caracterizam como um hábito temporário que logo desaparece.  Quando isso não acontece e os tiques assumem uma frequência significativa, chamando a atenção de outras pessoas, os pais devem consultar uma psicóloga.

Quando as situações se repetem em ambientes variados, vale a pena alertar – discretamente, claro – professores, familiares e amigos, para que não estranhem o tique. Segue algumas recomendações:

  • Não tente impedir a criança de fazer movimentos repetitivos ou sons, pois isso pode levá-la a ficar estressada, piorando o quadro;
  • Sempre que possível, ignore o tique porque o ato de chamar a atenção da criança sobre o hábito pode piorar o caso;
  • Caso a criança se mostre apreensiva com seu tique, é importante tranquilizá-la e dizer que não há nenhuma razão para que ela se sinta envergonhada;
  • Eduque outras crianças próximas sobre todos os tipos de tiques, assim elas entendem que isso é comum, ficam conscientes da condição do colega/primo/vizinho e podem ajudá-lo a reagir naturalmente;
  • E mais importante: tente reduzir os níveis de estresse e ansiedade em torno da criança tanto em casa quanto na escola.

E você, já lidou com tiques nervosos do seu filho? Conte para a gente nos comentários!

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi. Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta