Volta às aulas e a importância de uma escola com espaços ao ar livre

Estamos em um momento de incertezas com o aumento dos casos de Covid e Influenza e no paralelo retomando às aulas presenciais. Se antes a vivência fora das quatro paredes era importante no sentido de incentivar o contato com a natureza e as atividades das crianças, hoje trata-se de uma questão de saúde pública. Dessa forma, é importante que as escolas tenham ambientes ao ar livre quando possível. O espaço ekoa, escola de educação infantil em São Paulo, conta com muito espaço aberto e proporciona contato com a Natureza.

Divulgação

Ana Paula Yazbek, Diretora Pedagógica do espaço ekoa e especialista em educação infantil, conta que no espaço as crianças sempre passaram a maior parte do tempo ao ar livre, quando o clima permite (não está chovendo ou muito frio). “Realizamos propostas de artes, leituras, rodas de música e de conversa nas áreas externas sempre que possível”, explica Ana.

Promover experiências fora das salas de aula é uma forma de multiplicar as maneiras de ensinar e aprender, abrindo o leque de possibilidades de aprendizado. “Há uma crença de que estar do lado de fora causa maior dispersão nas crianças, creio que isso aconteça quando elas só estão ao ar livre por pouco tempo, como uma premiação, ou no horário do parque. Observo, nestes vinte anos de experiência, que as crianças ficam muito mais tranquilas quando podem desfrutar das experiências ao ar livre e que a agitação e concentração ocorrem em função das propostas dirigidas a elas e dos perfis de cada uma”, afirma Ana.

Divulgação

Para quem tem algum espaço aberto ou quintal em casa, brincadeiras com água são sempre uma opção divertida nos dias de calor. Bacias, baldes e mangueiras são objetos que podem ajudar nesses momentos. Dentro de casa, a brincadeira com água pode ser no banheiro. Lavar o banheiro pode virar uma ótima brincadeira com as crianças.

Para quem vai viajar, o ideal também é pesquisar coisas que possam ser feitas ao ar livre com as crianças. Não promover passeios intensivos de consumo, mas pensar em desfrutar mais das paisagens, dos lugares, das situações e das novidades.

Em todos os casos, fazer um diário de férias também é muito bacana. Compor esse diário com imagens, com materiais coletados, fotos e desenhos. Uma atividade interessante que pode ainda ser compartilhada com os amigos no retorno às aulas e uma ótima lembrança para rever um tempo depois.

O antigo Espaço da Vila, parceria que era realizada de forma autônoma com a Escola da Vila, se transformou e agora lança uma nova estratégia sem perder a sua essência, o carinho e a dedicação com que sempre tratou as crianças e suas famílias. A escola, que já possui uma história de 18 anos, inicia esta jornada com a importante missão de continuar a contribuir para a educação e o desenvolvimento de crianças (de 0 a 5 anos e 11 meses de idade) respeitando o tempo e o desenvolvimento de cada um, em especial neste momento desafiador que estamos vivendo. 
espaço ekoa já é reconhecido como uma escola inovadora e referência na educação infantil. O espaço físico é parte integrante de projeto pedagógico da escola e é um importante diferencial. As atividades são realizadas prioritariamente ao ar livre e as crianças podem se apropriar de todos os ambientes com segurança e responsabilidade. As classes são multietárias e não existem salas de aulas definidas, o que estimula a cooperação entre as crianças e contribui para que elas construam relações que podem durar a vida inteira.  
espaço ekoa fica na rua Rua Antonio Mariani, n° 58, Butantã e está aberto de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas.  

Colaboração da pauta: 

Mosaike

Jamila Araujo
+55 11 2589 0805
+55 11 98279-2476
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta