Skip to content

É hoje: Global Unplugged Day

Design Dolce sob imagem por troyanphotos em Canva

Pesquisa aponta que às 21h47 é o melhor horário para brasileiros desligarem as notificações para aliviar o estresse e ter uma boa noite de sono

Resultados da pesquisa revelam que brasileiros verificam notificações em seus dispositivos até 80 vezes por hora, o que contribui para que a grande maioria (90%) sinta-se estressada na hora de dormir.

Três em cada dez tentam relaxar lendo um livro, mas ainda são interrompidos por notificações – e continuam conferindo até o momento de dormir.

Com a hora média de dormir sendo 22h47, o neurocientista Dr. Mark Williams recomenda pelo menos 1 hora sem notificações para desacelerar antes de uma boa noite de descanso.

Desde o momento em que acordamos até a hora em que finalmente deitamos a cabeça no travesseiro, somos bombardeados por notificações do celular que exigem nossa atenção – fazendo com que os brasileiros admitam que frequentemente sentem-se distraídos e estressados ao final do dia. A pressão para se manter conectado é constante, com quase um quinto (17%) dos brasileiros recebendo notificações até o exato momento em que vão dormir, às 22h47 – de acordo com uma nova pesquisa encomendada pelo time da Amazon Kindle.

Antes do Global Unplugged Day, o Dia Global para Desconectar-se, que acontece hoje, dia 7 de março, a pesquisa realizada para Kindle revelou que 21h47 é o horário limite para que os brasileiros desliguem as notificações e se dediquem a uma atividade relaxante para garantir uma boa noite de sono. O neurocientista e escritor, Dr. Mark Williams, sugere que devemos “passar pelo menos uma hora à noite sem notificações para permitir que nossa mente relaxe”.

Recebemos notificações no computador, de smartphones, smartwatches, laptops e tablets ao longo do dia, levando quase três quartos (70%) das pessoas a se sentirem constantemente distraídas. “Quando ouvimos o som de uma notificação ou sentimos o telefone vibrar, nosso cérebro interpreta isso como algo que requer atenção imediata, mantendo-nos em estado de alerta constante”, explica o Dr. Williams. “Cada vez que nossa atenção é desviada por uma notificação, leva de 60 a 90 segundos para nos reconectarmos à tarefa original. Essas interrupções consomem nosso tempo e reduzem nossa eficiência”.

Design Dolce sob imagem por Syda Productions em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

Não somos apenas distraídos quando vemos uma notificação aparecer. A maioria absoluta (96%) dos brasileiros checam seus celulares a cada hora, na expectativa de uma nova notificação – e alguns chegam a fazer isso até 80 vezes por hora. Dr. Williams compara esse comportamento ao vício: “As notificações podem desencadear a liberação de dopamina, levando as pessoas a checarem seus celulares compulsivamente na expectativa de uma nova notificação”.

Essas notificações viciantes impactam negativamente nossa concentração e foco, levando 90% dos brasileiros a se sentirem estressados ao anoitecer. Quase metade (47%) tem dificuldade para relaxar e tenta desacelerar assistindo TV (66%), ouvindo música (51%) ou lendo livros (31%).

Quem usa a leitura como forma de relaxamento pode se beneficiar de um Kindle, um dispositivo livre de distrações, sem notificações, com tela antirreflexo e luz ajustável para maior conforto. O Dr. Williams afirma que “A maneira como você se sente ao final do dia influencia a melhor forma de relaxar. Você pode querer ler uma história de amor ou se perder em um mundo distópico”. Com a biblioteca digital do Kindle, há milhares de livros ao alcance das suas mãos.

Design Dolce sob imagem por Cottonbro Studio em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

Nosso tempo de relaxamento à noite também sofre interrupções, pois mais da metade (60%) dos brasileiros ainda se distrai frequentemente com notificações. E, ao se deitarem, quase 90% admitem dormir mais tarde do que o planejado por estarem conferindo notificações em seus dispositivos.

Além do Kindle, outro aliado na busca por uma rotina mais equilibrada é o dispositivo Echo com Alexa. Com simples comandos de voz, é possível configurar alarmes, criar lembretes e até controlar as luzes do ambiente, tudo sem a necessidade de pegar o celular. Isso ajuda a evitar distrações digitais antes de dormir, tornando o processo de relaxamento ainda mais eficiente.

Dicas do Dr. Mark Williams para ajudar a desconectar e relaxar antes de dormir:

  • Pelo menos uma hora antes de dormir, desligue notebooks, tablets e computadores, coloque o celular no modo silencioso e fora do alcance da vista. Esses dispositivos são projetados para distrair e capturar nossa atenção, mantendo-nos em estado de alerta;
  • Evite ter dispositivos com notificações no quarto. Se você usa o celular como despertador, considere trocar por um Echo Spot ou relógio digital. O ambiente de sono deve ser escuro, fresco e silencioso, sem distrações;
  • Evite cafeína, nicotina e álcool antes de dormir. Todos são estimulantes e podem interferir na qualidade do sono;
  • Antes de relaxar, escreva algumas anotações em um caderno. Registre o que fez no dia, os pontos positivos, os desafios e o que deseja conquistar no dia seguinte. Isso ajuda a desacelerar e iniciar o processo de reset mental;
  • A leitura é uma excelente atividade para a última hora antes de dormir, mas evite dispositivos que enviam notificações. O Kindle é uma ótima alternativa, pois não emite sons ou vibrações e oferece uma ampla seleção de livros para combinar com seu humor e ajudar a aliviar o estresse.

A pesquisa foi conduzida pela Censuswide com 2.000 adultos no Brasil entre 14 e 25 de fevereiro de 2025.

Dr. Mark Williams é neurocientista e escritor

@thedrmarkwilliams

A Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão pelo cliente em vez de foco na concorrência, paixão pela inovação, compromisso com a excelência operacional e pensamento de longo prazo. A Amazon busca ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, o melhor empregador e o local de trabalho mais seguro da Terra. Avaliações de clientes, compras com 1 clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, AWS, Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, tablets Fire, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das inovações da Amazon.

@amazonbrasil | @amazon

Publicidade | Dolce Morumbi®

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

E esse frio inesperado?

Eu como uma grande fã de caldos e sopas, já me preparo para esse momento

O diário secreto de Miss Marple

Aquelas anotações noturnas foram meu primeiro ensaio de investigação – mas não de crimes, e sim de mim mesma

A volta das férias

Com a volta das férias, é hora de retomar as rotinas de cuidado pessoal e se sentir renovada

The Enchanting Sound of the Violin in Service of Art

Violinist Marina Andrade presents an inspiring journey to all who believe in the power of art to evoke emotions with a sonic charm capable of eternalizing moments

O encantador som do violino a serviço da arte

A violinista Marina Andrade apresenta uma trajetória inspiradora a todos que acreditam na força da arte para suscitar emoções com encanto sonoro que tem o poder de eternizar momentos

A minha melhor viagem

Nem sempre a melhor viagem já passou, mas ela pode ser aquela que ainda está por vir

São Paulo, 472 anos

A fascinante beleza noturna da maior metrópole da América Latina

O glamour em sua casa

Assim como na moda, a decoração de interiores também é marcada por marcas e produtos que transcendem o simples ato de decorar

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções