Skip to content

Sonhos

Cain leva Abel para a morte
Imagem por James Tissot, Public domain, via Wikimedia Commons

A vida seguiu os passos de cada um

Por André Naves

A arapuca de Caim fez com que Abel ficasse vulnerável aos seus golpes. No momento da pedrada final, Esaú desperta. Abre os olhos. Tudo fora um sonho… Caim? Abel?

Senta na cama. Olha o celular. 03:33… Aviso? Coincidência? As luzes da cidade já se apagaram. Até elas! Puxa vida! Insônia logo hoje!

E na madrugada, quando os tigres vêm atazanar nosso sono, Esaú levantou. Apertou o botão da Nespresso. O cheiro do café. Pena não ter aquele bolo de fubá que a vó Sara fazia sempre que o vô Abraão recebia visitas. Memórias trazem sorrisos…

Dessa vez, seu pai, Isac, não estava mais lá. Sua mãe, Rebeca, já tinha partido também. De seu irmão, Jacó, nem queria ouvir mais. Memórias trazem lágrimas…

Sozinho, chorou.

Painel da Porta do Paraíso. Caim e Abel. Porta de bronze dourado no Batstério de Florença, Itália
Design Dolce sob imagem por Saskia Acht em Canva

Será que ele também não fora um Caim de incompreensão? Será que não matara Jacó de sua vida? Até quando esse ciclo de dor e trevas vai continuar? Será que ele não poderia, uma vez que fosse, ser a luz, o sorriso, a felicidade?

Olhou para o celular. Só um zap! Vapt vupt!

Lembrou da infância. De como gêmeos podiam ser tão diferentes! Ele, queria tudo para ontem. Tomava à força, de supetão! Caçador de mim! Jacó era mais paciente… esperava tudo nascer e crescer. Gostava de dizer que estava pastoreando. Criando raízes. Cultivador de mim!

Foram se afastando. Não teve briga nem nada. A vida seguiu os passos de cada um. Os caminhos eram diferentes. Esaú nem conhecia a família de Jacó. Jacó nem conhecia a família de Esaú.

Design Dolce sob imagem por Immagini e Video di Michelangelo em Canva

Qual era a dificuldade de ligar para Jacó? Mandar uma mensagem? Convidar para um almoço? Macarronada de domingo? Pizza no jantar? Ou o bolo de fubá? Com um pouco de queijo ralado e erva-doce. Baita delícia! Lembrança de um tempo que ainda existe nas memórias… Tempo congelado. Sorrisos. Judite sabia fazer… Juro! Tinha aprendido com a vó Sara!

Tomou mais um café. Olhou, de novo, a cidade. São Paulo era linda!

Rezou ao Altíssimo. Não era disso… Precisava saber o que fazer. Ainda tinha tempo. Ainda tinha possibilidade. Ainda tinha família. Ainda tinha Jacó!

Deitou. Fechou os olhos.

Adormeceu? Sonhou? Acordou? Viveu?

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

André Naves é Defensor Público Federal formado em Direito pela USP, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social; mestre em Economia Política pela PUC/SP. Cientista político pela Hillsdale College e doutor em Economia pela Princeton University. Escritor e professor

Colaboração da pauta:

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Mês da folia

Nem só de bebida vive o ser humano, então o que você faz de comes e bebes para a folia?

Treinamento para habilitados

Mesmo tendo sido considerada apta para a função a que se propõe, a criatura não tem domínio do assunto

O mundo da beleza não para de inovar para 2026

O ano de 2026 começou bem para a beleza brasileira e promete ainda muito mais coisas incríveis!

O amor que o tempo esperou: a jornada de Thaís e Caio

Entre adiamentos e desafios, Thaís e Caio provaram que o amor, aliado ao cuidado do local escolhido para seu evento e à assessoria dedicada, transforma sonhos em realidade

O outono das utopias: reflexões sobre o fim das ilusões

Entre o otimismo perdido dos anos 90 e a polarização digital de hoje, uma reflexão dos tempos atuais tornou-se um ato de resistência intelectual em um mundo pautado por algoritmos e muros ideológicos

O segredo para viajar tranquilo do início ao fim

Como organizar seu orçamento, evitar imprevistos e usar o app Finguide para manter o controle dos gastos durante a viagem

Como ajudar seu filho a superar o medo infantil

É preciso estar atento aos sinais demonstrados por nossos filhos

Competitividade entre mulheres

Quando a rivalidade aprendida fragiliza vínculos, grupos e ambientes

Amar e ser amado

A delicada arte de cuidar do outro como de uma criança

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções