“Carne” vegetariana?

Dolce Sabor

Chef Bruna Nascimento

Os gostos vão mudando e as convicções também e independente do porquê, é inegável que o veganismo e vegetarianismo vem crescendo

O mundo está cada dia mais polarizado com tendências e estilos de vidas nascendo a cada dia. Os gostos vão mudando e as convicções também e independente do porquê, é inegável que o veganismo e vegetarianismo vem crescendo. Seja por uma escolha em prol dos animais, seja devido ao aumento dos gastos no mercado ou até mesmo por saúde, existem algumas patologias que impossibilitam que a pessoa consuma proteína seja ela qual for (vide a patologia fenilcetonúria por exemplo).

O que podemos fazer então, é ensinar e aprender como consumir os vegetais de forma que fiquem mais gostosos ainda.

Vou ensinar uma “carne” de jaca que é uma delícia e para alguém que está acostumado a comer carne, nem vai notar a diferença.

Carne de Jaca (para utilizar em lanches, ou com uma massa, ou risoto)

  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão amarelo
  • 4 tomates picados
  • 1 jaca verde (preferencial não madura e mais firme)
  • 1 colher sopa de cominho
  • 3 colheres sopa de extrato de tomate
  • ½ maço de salsinha picada
  • Fio de azeite
  • Sal e pimenta a gosto
Imagem por Chef Bruna Nascimento

Modo de preparo: abra a jaca com uma faca untada com óleo para não grudar; descasque a jaca utilizando somente a polpa; a casca é descartada e os caroços podem ser utilizados para fazer um vinagrete.

Coloque a polpa para cozinhar na panela de pressão coberta de água por 20 minutos ou até que esteja macio. Retire a água e desfie a jaca. Em uma panela com azeite, refogue cebola e alho até ficarem bem dourados. Em seguida, coloque os pimentões, tomate e extrato. Tempere bem e deixe apurar por 5 minutos fazendo um molho grosso. Coloque a jaca e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos e tempere com cominho, sal, pimenta e salsinha. Se preferir acrescente coentro para ficar ainda mais temperado.

Essa jaca dura até 5 dias em geladeira e pode congelar por até 30 dias para utilizar quando quiser!

Quem aí gostou da ideia? Vamos fazer coisas diferentes e nos arriscar na cozinha!

Excelente domingo a todos.

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta