Como alimentar uma nação cada vez mais populosa de forma saudável, nutritiva e saborosa. É possível?
A indústria alimentícia vem se desenvolvendo a cada dia, não somente em busca de soluções para uma população maior, mas visando também mais produtividade e lucro.
O que precisamos compreender é que na alimentação temos alimentos e produtos alimentícios. Alimento é tudo que vem “in natura”, sem grandes processos, desde legumes como batata, cenoura até arroz e feijão. Produtos alimentícios são os que passam por algum processo, por exemplo, o macarrão é processado; macarrão instantâneo é ultra processado e por aí vai.

Na gastronomia, temos vários pontos que devem ser abordados primeiro, visando a boa alimentação e produtividade para larga escala:
Sustentabilidade e consumo consciente
É importante que os alimentos sejam produzidos com baixo impacto ambiental, utilizando-se de técnicas de plantio com menos emissão de carbono, uso de água, energia, etc. Utilizar menos embalagens ou usar embalagens que sejam biodegradáveis, pois aquela que é reciclável, nem sempre é reciclada e perde sua funcionalidade.
Economia circular
Reutilização de resíduos, basicamente. Visando reutilizar produtos que normalmente vão para o lixo por falta de conhecimento. Estes poderiam ser utilizados, ou na alimentação ou em outras áreas como em uma composteira para virar adubo.

Receitas com sustentabilidade são aquelas que aproveitam o ingrediente do começo ao fim, da sua raiz a sua casca. Esta é uma forma sustentável e inteligente de se cozinhar, como por exemplo, utilizar-se da casca da banana para fazer um refogado; das semestres do melão para fazer leite vegetal; das folhas da cenoura para fazer um refogado ou crocante na airfryer.
Nós, como cozinheiros, mesmo que amadores e domésticos, devemos pensar de forma inteligente para reaproveitar ao máximo aqueles insumos que foram plantados, levaram tempo para serem colhidos e utilizaram-se de água e mão de obra para serem produzidos. É uma reflexão importante, não acha?
Fique com esse questionamento: o que podemos mudar no dia a dia para ter comida no futuro?
Excelente domingo a todos!
Ainda não há comentários para esta publicação