Como ensinar a criança a compartilhar?

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

Com calma e paciência, cabe aos pais ensinar os filho o ato de partilhar

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem de Pixelshot em Canva

Dividir brinquedos é algo que normalmente gera problemas para as crianças que estão na primeira infância. Isso acontece por que os pequenos não têm a maturidade desenvolvida para a empatia e o compartilhamento até os 3 anos de idade.

Porém, com calma e paciência, cabe aos pais ensinar os filhos o ato de partilhar que aos poucos, entre os 4 e 5 anos, vai acontecendo.

Mas, como fazer isso?

Dê o exemplo

Sabe quando as crianças desejam aquele objeto que está em suas mãos?

Esse é um ótimo momento para ensinar sobre compartilhamento.

Ofereça o objeto à criança (desde que não seja perigoso, claro) e avise que se trata de um empréstimo.

Ela vai ficar com a posse durante um tempo, mas é preciso devolver.

Talvez nas primeiras vezes não seja assim tão fácil, mas aos poucos elas vão captando a ideia.

Faça revezamento

Uma maneira muito útil de motivar a criança a compartilhar é chamando esse ato de “revezamento”. A ideia de “revezar” parece fazer mais sentido para a criança do que a palavra “compartilhar”. Pode-se explicar da seguinte maneira:

“Você brinca ‘um tempo’ com o carrinho e então o passamos para o amigo (irmão, primo), para que brinque o mesmo tempo, e depois ele o devolve a você.”

Imagem de Polesie Toys em Pexels

Convide amigos para brincar em casa

A criança tem mais dificuldade de compartilhar os brinquedos que estão em casa, dos que estão na escola por exemplo. Para ajudar a reduzir esse “ciúme” traga amigos para dentro da sua casa e fale sobre como é importante recebê-los bem, ser gentil e permitir que eles possam brincar juntos, usando os mesmos brinquedos.

Também é importante dar à criança oportunidade de decidir que brinquedos quer compartilhar e quais não, para que sinta que tem certo controle sobre eles e que pode proteger aqueles dos quais gosta mais.

Explicar que seus primos ou amigos virão para brincar em casa e que vão querer usar seus brinquedos. Pode-se sugerir que eleja os brinquedos que deixará à vista para compartilhar e quais quer guardar no armário com chave para que ninguém os toque.

Se temos crianças pequenas brincando juntas, é ideal ter várias bolas, várias bonecas, blocos, animaizinhos suficientes para que todos possam tê-los em suas mãos, e assim evitar conflito o máximo possível.

Imagem por cottonbro studio em Pexels

Doe brinquedos

A doação é uma boa estratégia para ensinar as crianças a dividir brinquedos. Quando o seu filho ganhar novos brinquedos, converse com ele sobre o fato de que nem todas as crianças têm a mesma sorte em ter brinquedos para se divertir. O pequeno pode ajudar e doar alguns de seus brinquedos em bom estado que já não está mais usando para fazer a felicidades de outros.

Explique que ele poderá doar para crianças conhecidas e entregá-los pessoalmente ou fazer a doação para instituições. Nesse último caso, separe uma caixa para que ele mesmo possa colocar os objetos.

Respeite a criança

É importante respeitar o processo de amadurecimento natural da criança e sempre deixar tomar suas decisões.

Evite forçar o ato de dividir brinquedos. Pode ser que outros pais não gostem ou até julguem a forma que você conduzirá a situação, mas se vocês já conversam em casa e ensinam a dividir, tenha a paciência e não entre em pânico.

Se realmente seu filho naquele momento não quiser dividir o brinquedo ou brincar junto, ele precisa aprender a dizer não. Mas um não que seja gentil e que não deixe o amigo magoado ou triste. Não vale bater, morder, gritar ou puxar o brinquedo da mão.

Quer enviar suas perguntas e dúvidas para a Cynthia?

Envie-as para o e-mail: crescendoeacontecendo@gmail.com

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.

Acompanhe a Cynthia também pelo Instagram:
@crescendoeacontecendo

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta