Skip to content

O futuro é humano

Imagem em Freepik

Mesmo com a evolução acelerada da IA, ela ainda se baseia em padrões repetitivos

Por Patricia Ansarah

Os chats automatizados podem até ser úteis em tarefas simples, mas falham quando o cenário exige improviso, julgamento e sensibilidade humana. É o que revela o estudo “Top Global Consumer Trends 2025“, da Euromonitor International.

Segundo a pesquisa, embora 40% dos entrevistados considerem a Inteligência Artificial (IA) uma fonte confiável de informação, apenas 19% confiam nessas tecnologias para resolver problemas mais complexos. O que isso revela? Que na era da tecnologia exponencial, o humano segue sendo essencial.

Mesmo com a evolução acelerada da IA, que já gera textos, imagens e respostas em segundos, ela ainda se baseia em padrões repetitivos. A verdadeira criatividade humana, por outro lado, nasce da provocação do novo, de inovar com propósito. Por isso, a tecnologia deve ser vista como uma aliada e não como uma substituta. 

Imagem em Freepik

No ambiente corporativo, essa perspectiva se torna estratégica: segundo a pesquisa, 49% dos profissionais planejam investir em recursos tecnológicos nos próximos anos, refletindo um movimento de transformação nas dinâmicas de trabalho.

O desafio não está apenas na adoção de novas tecnologias, mas em garantir que as pessoas sejam capazes de usá-las com inteligência, ética e propósito. Não basta investir em ferramentas e novos recursos. É preciso preparar as pessoas para aprender, testar, errar e evoluir juntas. Esse é o solo fértil para a inovação. 

O futuro do trabalho será construído por pessoas que saibam usar a tecnologia a seu favor, sem abrir mão da autenticidade, criatividade e pensamento crítico. Essas são qualidades profundamente humanas e nenhuma máquina consegue replicar.

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Patrícia Ansarah é CEO do Instituto Internacional de Segurança Psicológica (IISP) e coordenadora do 3º Summit Internacional de Segurança Psicológica,que acontece em São Paulo dias 13 e 14 de outubro de 2025

Colaboração da pauta:

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

A elegância da indiferença: o luxo de não ter opinião

O recuo e a curadoria da própria atenção são as novas fronteiras da distinção e da saúde mental

Meu filho me mostrando o que é ser especial

Ele juntou o dinheiro da poupança, planejou tudo sozinho e me deu a certeza de que o amor que eu plantei está florescendo. Tudo isso com a maturidade de um menino de apenas 14 anos.

Saiba que você pode e deve pedir ajuda

Muitas vezes acreditamos que pedir ajuda é sinal de fraqueza, mas a verdade é exatamente o oposto

De criadores a estrelas: a nova era do entretenimento no TikTok e o papel das agências de carreira

Entenda como a plataforma se tornou a nova "TV do futuro" e como o gerenciamento profissional está transformando talentos em carreiras lucrativas

O valor da culpa

É hora de assumirmos as consequências de nossos atos e pararmos de acreditar que as coisas acontecem por acaso

A lente da experiência que imprime em imagens momentos de emoção para a posteridade

Experiência que atravessa gerações: Guilherme Marfinati e a arte de documentar o amor com autoridade e sensibilidade, momentos espontâneos que o tempo não apaga

A consagração da gastronomia brasileira

Tivemos finalmente restaurantes brasileiros com 3 estrelas no guia Michelin 2026!

Presença de espírito: pena que não vem com manual

Algumas pessoas conseguem aproveitar o microssegundo entre ouvir e responder para inventar alternativas inesperadas

Quando o amor não começa pelo amor

A figura da Matchmaker e os especialistas dos reality shows modernos partilham uma premissa comum: a de que o amor é demasiado importante para ser deixado ao sabor da sorte

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções