Skip to content
Personal Chef, é graduada em Gastronomia pela Estácio de Sá e traz semanalmente suas delícias da culinária.

O poder do “mise en place”

Design Dolce sob imagem por Luca Melo em Canva

Uma técnica culinária que envolve a preparação e organização de todos os ingredientes e utensílios necessários antes de iniciar o preparo de uma receita ou refeição

Você que cozinha e é um apreciador da culinária já deve ter ouvido falar na palavra “mise en place”, proveniente da gastronomia francesa, o berço da culinária com técnica, e que significa “colocar no lugar”.

Ou seja, mesmo nos primórdios da cozinha, lá na França, já existia o ato de organizar o que se vai fazer, antes de fato, fazer. Confuso, mas vou te explicar.

Escoffier, um militar que ingressou na cozinha criou regras para cozinha a fim de padronizar o jeito em que as pessoas cozinhavam. Foi ele quem criou o “mise en place” que nada mais é do que separar, pesar, picar, organizar toda a sua receita, antes de cozinhá-la, levá-la ao fogo.

Design Dolce sob imagem por Quisa in Berlin em Canva

Isso faz com que você não se esqueça de nenhum ingrediente, e que você observe qual a ordem que os ingredientes vão na panela, e com isso consequentemente, você cozinha melhor, evitando erros que a falta de organização traz.

Escoffier também foi o cozinheiro que trouxe o dólmã para a cozinha, aquele uniforme que os chefes e cozinheiros usam que parece uma farda, uma referência pessoal por ele ter sido do exército, além disso, ele queria tanto organizar o ato de cozinhar que criou o modelo de brigada da cozinha onde até hoje é utilizado.

Denominou os cargos e funções de cada pessoa e qual a hierarquia que deveriam seguir, por exemplo: auxiliar, estagiário, cozinheiro, cozinheiro júnior, cozinheiro pleno, cozinheiro sênior, sous chef, chef, chef executivo etc.

Design Dolce sob imagem por pixelshot em Canva

Apesar de ter vivido entre 1846 e 1945, suas ideias sobre a alta gastronomia são a base para que vemos hoje. São as mesmas técnicas utilizadas pelos chefes mais conceituados e premiados do mundo nos dias atuais!

Antes de cozinhar, vamos fazer o “mise en place”?

Excelente domingo!

Publicidade | Dolce Morumbi®

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

Demais Publicações

O novo Paraná

Por que o estado se tornou o destino número 1 de 2026?

O espelho do coração: a arte de ser antes de ter

Amar a si mesmo é a sintonização da frequência necessária para que o amor encontre o caminho de volta para casa

Frooty apresenta seus primeiros quiosques com combinações inovadoras

Açaí versões banoffe, beijinho e whey protein : cardápio que mistura o açaí com diversos sabores e toppings pode ser encontrado no Shopping Campo Limpo, SP Market e via novo app

Por que tantas mulheres incríveis ainda duvidam de si mesmas?

A raiz da autocrítica feminina — e o caminho para desenvolver a verdadeira autoconfiança

O ser entre névoas no labirinto de “Delírios de um Passado Aberto”

Uma jornada cinematográfica e poética pelos labirintos da memória humana, onde, através de um argumento teatral, o autor encontrou a literatura contemporânea para questionar o que é, afinal, a realidade

Eu quase desisti de liderar pessoas até descobrir a autoliderança

Como o desenvolvimento da autoliderança e a descoberta da minha singularidade clareou o meu propósito

A falta de ética na era da performance

Entre narrativas digitais e bolhas de filtro, o que ainda resta da nossa “vergonha na cara”?

Quando o convite que não vem dói mais em quem ama

Ela perguntou: 'E eu, mãe?' E eu não tive resposta. Só a certeza de que a luta pela inclusão não pode parar

O poder do sorriso

Um simples sorriso pode melhorar o estado emocional de duas pessoas ao mesmo tempo

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções