Por Paulo Maia
O futebol moderno não é mais apenas técnica e tática; a força física e a rápida recuperação dos atletas tornaram-se fatores determinantes para o sucesso e a longevidade no esporte de alto rendimento. A intensidade do calendário e a exigência de performances de ponta impõem aos corpos dos jogadores um desgaste sem precedentes.
É neste cenário de alta demanda que a medicina regenerativa e reparativa emerge como uma área fundamental. Esta especialidade, focada em estimular a capacidade natural do corpo de se curar, utilizando, por exemplo, células-tronco e fatores de crescimento (ortobiológicos), já é uma realidade consolidada em ligas e clubes de ponta na Europa.
A própria UEFA tem um foco crescente na área médica, promovendo estudos sobre lesões e o bem-estar dos atletas. Clubes como Real Madrid e Paris Saint-Germain (PSG), entre outras potências europeias, investem pesado em tecnologias e protocolos avançados para garantir que seus craques, que valem milhões, tenham a mais rápida e completa recuperação de lesões, além de otimizar sua performance e prevenir problemas. A medicina regenerativa é, portanto, a vanguarda para manter esses atletas em campo no auge de sua forma física.
Seguindo a tendência global, o São Paulo Futebol Clube deu um passo histórico rumo à excelência em saúde e performance. No último dia 6 de novembro de 2015, o Salão Nobre e Auditório Monsenhor Dr. Francisco Bastos, no Estádio do MorumBis, foi palco do Med Summit SPFC, um evento que celebrou o lançamento de uma parceria de grande impacto para o clube e para o esporte brasileiro.
O evento marcou o início da colaboração entre o Tricolor Paulista e empresas líderes em inovação tecnológica e médica: DMC, Biodevice, Le Care e EPO Regen. Com a presença de uma plateia qualificada de médicos, pesquisadores, gestores hospitalares e imprensa, o Med Summit SPFC sinalizou um novo patamar para a medicina esportiva nacional.
O compromisso com a excelência e o novo ambulatório
Sob a apresentação do comentarista e ex-jogador tricolor, Caio Ribeiro, tendo a abertura oficial conduzida pelo Dr. Dorival José Decoussau (Médico e Diretor da Divisão de Excelência Médica – DEM) e o Dr. Hilton Vargas Lutfi (Ortopedista e Membro do DEM), foi apresentada a estrutura e os ambiciosos objetivos da Divisão de Excelência Médica (DEM), criada para integrar de forma eficaz saúde, fisiologia e desempenho no ambiente esportivo do clube.
Ao final das apresentações, deu-se destaque a assinatura oficial da parceria, que foca na implementação de protocolos de ponta para otimizar a prevenção de lesões, a performance e, principalmente, a recuperação dos atletas. Esta colaboração garante ao São Paulo FC, ao longo de três anos, o fornecimento integral de produtos, equipamentos e protocolos, com um valor estimado de R$ 21 milhões sem ônus econômico para o clube.
A materialização dessa iniciativa será a construção e inauguração do Ambulatório de Medicina Regenerativa e Reparativa do São Paulo Futebol Clube. Este centro de excelência aplicará protocolos focados na área e utilizará produtos de vanguarda, como a técnica One STEP® e o novo hidrogel Hyalurinn da DMC, sob a liderança do Dr. Lucas Leite, responsável pelo novo ambulatório.
Trabalhando unido com gigantes da tecnologia e medicina
A concretização da Divisão de Excelência Médica e do Ambulatório de Medicina Regenerativa do São Paulo FC só é possível graças à sinergia de seus parceiros, cada um trazendo uma expertise crucial.
A DMC, referência em inovação e tecnologia, é a principal fornecedora de tecnologia de ponta e insumos (como o Hyalurinn e One STEP®) @dmcmedic.
O One STEP® é uma técnica para coleta de células mesenquimais sinalizadoras (MSCs) derivadas do estroma vascular do tecido adiposo, resultando em sinalizações celulares que estimulam a reparação e modulam a inflamação de tecidos como tendões e cartilagem. Com 11 anos no mercado, a técnica já beneficiou mais de 6500 pacientes no Brasil (Registro Anvisa 80030810173) @onestepbrasil.
A Biodevice complementa essa entrega, garantindo soluções médicas avançadas e equipamentos de alta performance @biodevicemedical.
A EPO Regen atua na linha de frente do conhecimento, gerando e disseminando o know-how científico em medicina regenerativa e reparativa, além de prover o suporte médico especializado @eporegen.
A Le Care assegura a sustentabilidade e o padrão de excelência da estrutura, auxiliando na gestão e regularização de todo o complexo médico @lecareconsultoria.
É uma frente de trabalho integrada, que une tecnologia, ciência, expertise clínica e gestão para garantir o melhor cuidado aos atletas do Tricolor.
Inovação e ciência de dados: inteligência artificial na prevenção de lesões
Além do avanço na área regenerativa, o São Paulo FC está mirando na vanguarda da tecnologia esportiva por meio de uma parceria estratégica com o HCor. O clube implantará um ambicioso projeto de Inteligência Artificial (IA) para a prevenção de lesões e otimização da performance. A IA permitirá o cruzamento e a análise de uma quantidade massiva de dados, identificando padrões preditivos e sinais sutis de sobrecarga ou risco de lesão que seriam imperceptíveis ao olho humano. Isso permitirá que a comissão técnica atue de forma proativa e personalizada, ajustando cargas de treino e aplicando intervenções específicas antes que a lesão ocorra, maximizando o tempo de atletas em campo e elevando o nível de desempenho da equipe.
Intercâmbio global em cooperação com a Universidad Europea de Madrid
O compromisso com a excelência científica do São Paulo FC é validado pela sua busca por referências globais. O Dr. Dorival Decoussau anunciou a formalização de uma cooperação internacional com a Universidad Europea de Madrid. Esta parceria é fundamental, pois conectará toda a nova estrutura médica do São Paulo FC a centros de referência global em medicina esportiva e reparativa da Europa. O intercâmbio científico e a colaboração em pesquisas com uma instituição renomada reforçam a seriedade do projeto e garantem que o clube esteja sempre atualizado com os mais recentes avanços, protocolos clínicos e tecnologias utilizados pelos maiores clubes e centros de excelência do mundo. Isso solidifica a posição do SPFC como um hub de conhecimento e inovação em saúde esportiva no Brasil.
Importância para o clube e para o esporte nacional
Este movimento do São Paulo FC transcende os muros do MorumBis. Ao investir massivamente em Medicina Regenerativa e em tecnologias de ponta, o clube se posiciona na vanguarda da saúde esportiva no Brasil, elevando o padrão de cuidado com os atletas e servindo de referência para outras agremiações.
Para o clube significa garantir que o elenco profissional e as categorias de base tenham acesso ao que há de mais moderno em tratamento e recuperação, resultando em menos tempo de atletas no departamento médico e melhor desempenho em campo.
Para o esporte nacional, a iniciativa demonstra o potencial da tecnologia e da ciência aplicadas ao esporte no Brasil, abrindo caminho para a regulamentação e disseminação de protocolos clínicos e ortobiológicos que já são padrão em centros de excelência no exterior, impulsionando a pesquisa clínica e a inovação tecnológica na área em todo o país.
O Med Summit SPFC celebrou o encontro entre ciência e paixão, marcando o início de uma nova era de excelência médica no futebol brasileiro.


Dr Hilton Vargas Lutfi, é ortopedista pela SBOT, Especialista de Ombro e Cotovelo pelo Hospital Servidor Estadual, Preceptor de Residência pelo Instituto Naeon, Membro da Sociedade Americana de Ortopedia, MBA de Administração Hospitalar e Clínicas pela FGV, Membro do Grupo de Medicina Regenerativa UNIFESP, Membro da Divisão de Excelência Médica do São Paulo Futebol Clube

Dr. Marcus Luzo é chefe do Departamento de Ortopedia da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e presidente da SBOT-SP, que abordou a colaboração entre a instituição e o clube

Dr. Francisco Cardoso, é membro do Conselho Federal de Medicina, que destacou os desafios regulatórios dos ortobiológicos no Brasil

Dr. Carlos Franciozi é diretor da EPO Regen e chefe do Grupo de Medicina Regenerativa e Reparativa da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP, que apresentou o papel do grupo e da empresa na construção científica do projeto e suporte médico

Dr. Lucas Leite é ortopedista, membro do Grupo de Medicina Regenerativa e Reparativa da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e liderança do recém-inaugurado Ambulatório de Medicina Regenerativa e Reparativa do clube que irá inovar e otimizar o atendimento aos atletas

Prof. Dr. Danilo Prado é doutor em Fisiologia do Exercício, que falou sobre os impactos da fisiologia aplicada ao desempenho esportivo

Paulo Maia é editor do Portal Dolce Morumbi®














































