Onde reclamar?

Comida Boa na Dolce

por Cinara de Liz

Há tempos venho pensando em fazer uma breve reflexão sobre este assunto, reclamações. Trabalho muitos anos com a área de atendimento. Quem nunca foi a um restaurante e recebeu um atendimento ruim, uma comida que não estava boa ou uma cobrança errada? São os comentários que mais ouço no geral. O que devemos fazer? Sempre conversar na mesma hora com o responsável, gerente e quando possível o dono. Se não receber atenção, o melhor é enviar uma mensagem para o serviço de atendimento ao cliente do local. Ah! Nem todos disponibilizam esse serviço, mas você pode mandar uma mensagem privada em um dos canais da rede social. Nada garante que vão ler, analisar e responder, mas a maioria tem interesse sim nas observações dos clientes. Claro que tem estabelecimento que não lê ou se lê, não responde. Fica a seu critério voltar neste lugar. Já os locais que procuram ouvir, entender e respondem, mesmo que não seja a resposta que você queria ouvir, merecem nossa tolerância, a final ninguém abre um negócio para aborrecer os clientes e estão todos na batalha para continuarem abertos.

Os erros acontecem com todos e podem ser pontuais, o local pode estar em aprimoramento em especial aqueles que acabaram de abrir. Vejo situações em que a proposta do local não está clara e outros mesmo sendo bem explícito é o consumidor quem não compreende. Isso renderia muitas e boas discussões. Há uma grande diferença entre fazer uma crítica e falar mal ou difamar. Minha sugestão é enviar a crítica a quem interessa, ou seja, os responsáveis. Reclamar em rede social no momento do calor de suas emoções não favorece a ninguém, mesmo que sua intenção seja alertar outros consumidores. Colabore enviando o ocorrido para o local, seja por mensagem ou telefonema. Permita que cada um tenha sua própria percepção assim como quem ouve ou lê uma queixa do outro, precisa cuidar para não perder a sua própria experiência julgando pelas percepções de terceiros. Elogio em público é sempre motivador e muito bem-vindo claro! 

É energia boa que deve ser compartilhada e tudo a ver com comida. Quanto mais disseminamos e apoiamos a gastronomia local, melhor será para todos no bairro, pois atrairá investidores, gera empregos e dá visibilidade positiva para o lugar que escolhemos morar.

Artigos recomendados

Comentários

  1. Ter uma pessoa antenada em tudo referente a gastronomia na revista foi a melhor coisa porque a guria adora comer é magra por um dom divino ,está sempre pronta para as reclamações e passa para os proprietários tomarem providências e corrigirem os erros .
    Sabemos que elogios são poucos mas tmb é legal se vc for em lugar e ser bem atendido tmb postar ,sei que o correto é fazer direito ,mas um elogio todos gostam e se esforçam para sempre nos servirem com excelência.
    Parabéns @Dolcemorumbi e parabéns Cinara nossa Comideira do Morumbi.

    • Obrigada Norma! Você também contribui.
      Muito bom ver crescer a gastronomia afinal, é em volta de uma mesa que nos unimos para bons momentos com amigos.


Comments are closed for this article!