O que o perfil comportamental dos colaboradores tem a ver com a cultura da empresa?

Paula Rotta Assis

TUDO!

Primeiro vamos entender o que é cultura organizacional: é um conjunto de hábitos e crenças que são estabelecidos por meio dos valores, normas e atitudes compartilhadas pela população de uma organização empresarial. A cultura se relaciona com os colaboradores e vice-versa. Nada impede que a cultura organizacional ocasionalmente passe por adaptações, pois a dinâmica do mundo e do mercado de trabalho é volúvel.

Sendo assim, o comportamento das pessoas que habitam na empresa impacta diretamente na cultura organizacional e vice-versa, e por elas estarem intimamente ligadas é que as empresas devem se atentar para que tipo de perfil comportamental elas querem ter em suas equipes.

Mas você pode estar se perguntando: qual o perfil comportamental é o mais certo de ser contratado?

Não existe perfil comportamental certo ou errado, existem comportamentos adequados para cada tipo de função ou para compor estrategicamente uma equipe.

Sim! Através do perfil comportamental da população da sua organização é possível criar estratégias para garantir os resultados almejados. Aliás no artigo anterior, citei que uma contratação errada pode custar até R$ 150.000,00 para uma empresa, por isso é importante buscar colaboradores cujo perfis se encaixem em sua cultura organizacional.

Mas neste artigo quero te apresentar os tipos comportamentais.

Basicamente, existem quatro perfis: comunicador, executor, planejador e analista. Cada pessoa é diferente da outra, logo entender o outro e respeitar essas diferenças é algo fundamental para garantir a harmonia no ambiente de trabalho.

Outro fator importante a ser ressaltado é que não existe uma pessoa com um único tipo de perfil comportamental, como por exemplo, ser somente comunicador. Todos nós temos os quatro tipos, porém o que difere são as predominâncias de cada um deles em nossa forma de se comportar.

Entenda agora cada perfil comportamental:

COMUNICADORES

São pessoas comunicativas e geralmente dotadas de grande carisma e poder de persuasão. Mostram-se sempre entusiasmados com projetos e novidades, tendem a ser muito otimistas e relacionam-se com facilidade.

Principais características: extrovertidos, falantes, ativos e não apreciam monotonias, mas têm boa capacidade adaptativa. Esse tipo de perfil tem aptidão na comunicação e passa de um assunto a outro com rapidez. Além disso, gosta de trabalhos que envolvam movimentação e autonomia. Ainda, precisam do contato interpessoal e de um ambiente harmonioso, entretanto, não gostam de passar despercebido. Além do mais, são amigos de todos e atuam melhor em equipe. Vaidosos, admiram sua projeção pessoal e social. São imaginativos e têm sentimento artístico. Por fim, apresentam rapidez e agilidade nas suas atitudes.

EXECUTORES

São dotados de extrema autoconfiança, esse tipo de profissional é dominante e, em casos extremos, pode ser autoritário e ditatorial. Aceita e se dá bem com desafios e dificuldades, possui senso de competitividade extremo e costuma ser corajoso em suas posturas e ao defender seus pontos de vista.

Principais características: são ativos, otimistas e dinâmicos. Líderes natos, não têm medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. Além disso, são trabalhadores, têm uma enorme disposição física e demonstram muita determinação e perseverança. Ainda, pessoas desse perfil tendem a ser muito competitivas, realizam suas tarefas de forma rápida e são focadas em resultados!

PLANEJADORES

São pessoas estáveis e pacientes, de ritmo constante e alto grau de conservadorismo. Dificilmente entram em pânico, mas têm uma pequena capacidade de improviso

Principais características: são calmos, tranquilos, cuidadosos e autocontrolados. Gostam de rotina e atuam em conformidade com normas e regras estabelecidas, por isso, sentem-se bem quando estão acompanhados de pessoas mais ativas e dinâmicas. Além disso, são flexíveis, seu caráter e ritmo são constantes e disciplinados. Ainda, são pacientes, observadores e passivos. Em situações emergenciais, agem com tranquilidade. O perfil planejador é introvertido e tem uma tranquilidade singular que lhe confere ter fácil relacionamento.

ANALISTAS

São pessoas detalhistas e meticulosas, o analista é organizado, responsável e altamente conservador, sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas.

Principais características: são preocupados, rígidos, porém, calmos. Seu comportamento com as pessoas é discreto. Geralmente, são indivíduos calados e retraídos. A grande desvantagem é que são pessimistas. No dia a dia das empresas, geralmente, é o tipo de colaborador leal e comprometido com o trabalho, já que são intuitivos, curiosos e têm inteligência verbal. Observam as oportunidades e apresentam soluções momentâneas para problemas urgentes.

De forma simplificada, podemos dizer que o perfil comportamental é uma importante ferramenta para que a empresa consiga identificar as competências relacionadas às atitudes das pessoas, ou seja, é possível formar uma determinada população de acordo com a sua cultura organizacional.

Assim, a aplicação do perfil comportamental garante mais assertividade para as estratégias da empresa, impactando positivamente em todas as áreas.

Como pudemos ver, não são apenas funções específicas que demandam perfis em particular. Setores inteiros dentro de uma empresa precisam possuir predominância de uma dessas categorias, a depender de suas incumbências e obrigações.

Cada empresa possui metas distintas e você deve avaliar o papel de cada departamento e depois de cada posto de trabalho individualmente, de modo a construir ciclos que produzam os resultados que você busca de modo rápido, funcionando como uma engrenagem na qual os quatro perfis se complementam (e não se anulam).

Paula Rotta Assis é co-fundadora da PRA Consult, uma consultoria de negócios que atende pequenas e médias empresas em projetos de Recursos Humanos, Contábeis, Financeiros e assessoria Executiva. É graduada em Gestão de Recursos Humanos e atua no mercado corporativo há mais de 10 anos liderando equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

abrakadabra-banner
touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados