Como fazer escolhas na carreira

Dolce Capital Humano

Paula Rotta Assis

No futuro, a tendência é que as mudanças serão cada vez mais rápidas, e saber fazer boas escolhas profissionais pode fazer toda a diferença para o seu desempenho durante toda a sua carreira profissional.

Fazer boas escolhas no mercado de trabalho podem gerar muitas dúvidas, inseguranças e medos para a decisão do melhor caminho.

Neste assunto a primeira coisa a saber é que escolher a sua profissão é apenas a primeira de muitas tantas escolhas que irá fazer ao longo da sua carreira.

A segunda coisa a saber é criar um plano de carreira, traçar um plano com ações realizáveis para os seus objetivos, vai fazer com que você não perca tempo e energia diante de tantas informações confusas dessa fase.

Toda a carreira é uma construção de escolhas e resultados. Aprender a fazer boas escolhas é parte do processo de muitos profissionais de alta desempenho, nem sempre fácil, e algumas vezes pode precisar de ajuda.

Através do autoconhecimento é possível montar um quebra-cabeça pessoal que serve como um mapa. Sem esse mapa, ficamos à deriva num mar de possibilidades, oportunidades e furadas! 

Aqui estão 3 passos simples para te ajudar a fazer escolhas melhores na carreira e sentir-se bem com elas.

1º Passo – Comece por você

Essa palavra está na moda, mas não é por acaso. O autoconhecimento é a base do sucesso, e é o primeiro passo.

Ele te permite realizar uma investigação de si mesmo que envolve o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem.

O processo de autoconhecimento leva às pessoas a desenvolverem o seu potencial em busca do que lhe faz feliz. Conhecer aspectos importantes sobre sua individualidade ajuda a reforçar atitudes que o levem para mais próximo de sua autorrealização.

2º Passo – Seus Interesses

Faça uma lista com todos os seus interesses, isso mesmo, tudo o que chama a sua atenção.

Quais são os livros ou revistas que você lê?

Quais filmes ou séries que assiste?

O que te chama atenção em alguma aula ou palestra?

Quais são os assuntos sobre os quais você gosta de conversar ou pesquisar?

3º Passo – Defina os seus Valores Negociáveis e Inegociáveis

Valor é tudo aquilo que não tem preço. São conjuntos de atitudes e posturas diante da vida e alguns são negociáveis e outros inegociáveis.

Em todo momento haverá uma situação tentando comprar os seus valores e ter bem claro quais são os seus te ajudam na escolha do caminho profissional.

Pense sobre o seu futuro, sobre quem você deseja ser daqui a 3 ou 5 anos, onde deseja estar profissionalmente. O que você abre de mão por um trabalho ou não. 

Pesquise sobre as profissões, os cargos, as empresas ou os profissionais que mais atraem e inspiram você.

Esses três passos vão te ajudar a enxergar parte do seu quebra-cabeça pessoal. Para encontrar as próximas peças, você só precisa ouvir a si mesmo.

Quando precisamos tomar uma decisão, seja escolher a carreira, gerir melhor os objetivos profissionais ou mudar de rumo, é fundamental respeitar nosso próprio tempo para encontrar as respostas, pois elas já estão dentro de nós.

Paula Rotta Assis é graduada em Gestão de Recursos Humanos, formada como Orientadora de Carreira e Analista Comportamental. Atua no mercado corporativo há mais de 10 anos estruturando e implantando áreas de Recursos Humanos. Lidera equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta