Da Redação
A tarde avançava fria neste sábado 8 de agosto, mas parecia que não havia alguém sequer, que estava no campo 2 do Clube Social do São Paulo Futebol Clube, que se importava pois, a euforia e alegria era bem contagiante na abertura do Primeiro Campeonato de Futebol Social Feminino Adulto.
Após uma caminhada bem-sucedida em organizar um grupo de mulheres, sócias do clube, interessadas na modalidade (leia nossa matéria ‘O futebol apaixonante das sócias do SPFC’ publicada em 21 de junho), Osmar Corrêa e Paulo César, o “Paulão”, diretores do Futebol Feminino Social, eram só sorrisos e alegria em verem um projeto prestes a se realizar pelas craques das seis equipes que formaram para este campeonato.
As jogadoras, por sua vez, demostravam orgulho pela participação e eram apoiadas e ovacionadas por filhos, maridos, amigos e familiares que também não arredavam o pé, apesar da temperatura cair na medida em que os jogos se realizavam.
E a diretoria social, de fato, estava atuante e levava a sério toda a infraestrutura, com espaço para aquecimento com macas para massagens, por exemplo, além de contar com uma profissional de nutrição para planejar, orientar e acompanhar toda a preparação física e deixar as meninas “tinindo” para a competição. E, claro, estava lá também a Bateria da Torcida Independente do São Paulo tocando seus tambores, animando e aquecendo a todos.
A entrada das equipes na abertura do Primeiro Campeonato de Futebol Social Feminino Adulto do São Paulo Futebol Clube.
São 72 sócias inscritas que permitiram a formação de seis equipes. Os organizadores tiveram a ideia em batizar cada uma com o nome de uma seleção feminina de destaque internacional: Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda e Suécia. Todas elas devidamente uniformizadas, coloriram o gramado do campo 2 e botaram a bola para rolar.
A abertura oficial foi feita pelo Presidente do Conselho deliberativo, Olten Ayres de Abreu Jr., e ainda contou com diversos outros diretores e conselheiros que estavam lá apoiando o evento, entre eles, Ricardo Atoji, Diretor de Futebol Social e Antonio Donizete Gonçalves, o Dedé, Diretor do Clube Social, além dos coordenadores Jaqueline, Sabrina e Denny (fotógrafo “oficial”, que posta os registros das meninas no Instagram @fut_fem_social_spfc), dos professores Marquinhos e Carpinelli e das nutricionistas Camila Viola Alves e Priscila Moreira.
E elas jogam muito! Sabem muito bem fazer o fundamental do futebol: o gol. Foram vários e bonitos! A primeira rodada foi tripla, na qual todas elas jogaram. A partida que estreou o campeonato foi entre Holanda e França, vencidas pelas primeiras por 5 a 1. A Suécia venceu os EUA por 5 a 3 e a Alemanha, a Espanha por 2 a 1.
Todas as equipes jogarão entre si, em turno e returno, semifinais e a grande decisão para definir a campeã. Próxima quarta à noite, se enfrentarão França X Espanha, Suécia x Holanda.
Foi sem dúvida um marco na história do clube e no coração de todos e todas que estavam participando do evento, mesmo aqueles que simplesmente assistiam. Emocionante ver que o esporte tem essa propriedade catalizadora de emoções, impulsionando pessoas com seus esforços e a genuína vontade de estar e fazer parte de um grupo no qual elas se reconhecem como iguais.
O São Paulo Futebol Clube dá o exemplo em diversas frentes cívicas e sociais, onde o esporte é o vetor da promoção de convívio e colaboração entre pessoas, além de cada vez mais encurtar diferenças e desmistificar papéis, colocando a bola no chão e chutando-a para a frente, em direção ao gol.
As equipes/seleções possam antes de seus jogos
As imagens foram gentilmente cedidas por Denny Castro.
Acompanhe seu trabalho em @dennyfotografiaesportiva e também em @fut_fem_social_spfc com as imagens do Futebol Feminino Social Adulto do SPFC
Fundado em 25 de janeiro de 1930, o São Paulo Futebol Clube é o time brasileiro com o maior número de títulos internacionais, único no país a ostentar três títulos mundiais (1992, 1993 e 2005) e o primeiro time do Brasil a se consagrar três vezes campeão da Taça Libertadores da América. Com uma base cerca de 20 milhões de torcedores, é reconhecido mundialmente pelas suas três cores (vermelho, branco e preto) e por ser também um celeiro de craques de nível internacional e que defenderam e foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira.
São Paulo Futebol Clube
Av. Jules Rimet, Portão 7. Morumbi, São Paulo – SP. CEP 05653-070.
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Comentários
[…] usaram os nomes de seleções de destaque no Futebol Feminino Mundial (veja também a matéria que publicamos aqui, sobre a competição) –, aumentaram a carga horária de treinos, ganharam mais associadas e […]