O futebol apaixonante das sócias do SPFC

Tricolor na Dolce

Da Redação

Osmar Corrêa Silva, sócio do São Paulo Futebol Clube, conta que sua filha um dia, então com 14 anos, lhe indagou se o clube não tinha futebol feminino para que, sendo eles sócios, ela pudesse jogar. Ela sempre gostou de esportes. No colégio Magno, onde estudava, que sempre fora forte em esportes, ela praticava várias modalidades entre ginástica olímpica e natação, e também jogava futebol.

O ano era 2014 e então Osmar procurou a diretoria do clube social e verificou que não havia espaço para o futebol feminino para menores. Então, por iniciativa sua e contando com outros entusiastas da ideia, decidiram implantar o futebol feminino para sócias. Começaram com 4 meninas. Dois anos depois já tinham 60 inscritas! Naquele mesmo ano participaram de dois torneios internacionais: Buenos Aires Cup e Disney Cup. Foram vencedoras do primeiro, além de já terem conquistado um torneio interclubes que contava com a participação de clubes como Paineiras, Hebraica e Ypê.

Porém, em 2019, tiveram de parar, por atingirem a maioridade e não havia uma categoria montada para maiores de 18 anos. Mas em 2020, Osmar voltou com a ideia de montar um grupo de futebol feminino para adultas. Em 2022, conseguiu estruturar com o apoio do Presidente Julio Casares, do Diretor Geral Antônio Donizete Gonçalves (Dedé) e do Diretor do Futebol Social Ricardo Atoji,  A equipe é composta pelas coordenadoras Jaqueline e Sabrina, pelo Assessor Denny Castro e pelo também Diretor Paulão. E tem como Professores, o Marquinhos e o Carpinelli. Quando começou, Osmar não imaginava que havia, certamente, uma demanda reprimida para a prática do futebol feminino entre as sócias. O grupo hoje já chega a 105 mulheres, das quais 80% estão na faixa entre 35 e 50 anos.

A participação delas é motivada por diversas razões que vão desde a genuína vontade da prática do esporte até o desejo de conviver com amigas e a família no esporte, ou seja, não apenas acompanhando maridos e filhos, mas sendo também protagonistas de uma atividade que passaria a gerar, não apenas excitação, mas principalmente um sentimento de pertencer a um grupo no qual demonstram suas habilidades e podem passar seus momento de muita qualidade entre lazer e a saudável prática de esportes.

O grupo foi crescendo também na medida em que as que praticavam o esporte divulgavam suas atividades. Criaram um perfil no Instagram (@fut_fem_social_spfc) e passaram a postar fotos dos treinos e jogos do grupo. Alimentado por Denny Castro, fotógrafo e marido de Jaqueline, uma das integrantes e coordenadoras, o perfil foi ganhando projeção e passou a motivar diversas mulheres a participarem, tendo até exemplos de muitas que se associaram ao SPFC apenas para praticar futebol.

Os relatos delas de como suas participações mudaram para melhor seu cotidiano são inúmeros. Não apenas em relação a autoestima, mas principalmente porque surgira mais um assunto e atividade que faziam em comum com maridos e filhos. Estes passaram a incentivá-las, sendo na ajuda para compras de chuteiras, meias etc., mas também indo assistir e dar dicas e palpites na atuação. Muitos filhos passaram até a treinar com as mães! Os relatos da melhora de técnica e desempenho é motivo de orgulho de todas elas.

Hoje o grupo celebra o amadurecimento do departamento reunindo 72 mulheres que se inscreveram para participarem do primeiro Torneio de Futebol Feminino de Sócias do SPFC que ocorrerá em agosto próximo. Porém, amanhã, dia 22, farão uma espécie de aquecimento por meio de um torneio início, uma rodada teste, como anunciado. Organizaram o torneio dividindo as inscritas em 6 times que levam os nomes de seleções de grande prestígio e força no futebol feminino mundial: Alemanha, Suécia, EUA, França, Espanha e Holanda.

Mesmo antes de começar, o torneio já pode ser considerado um sucesso por ser um marco importante para essas mulheres e, claro, para o SPFC. Para se ter uma ideia, essas 72 mulheres pagaram uma taxa de inscrição para cobrir alguns custos como o de arbitragem. Não se paga nada para treinar no Futebol Social Feminino Adulto do SPFC. Basta ser sócia. Mas o fato de 72 mulheres se inclinarem para viabilizar a realização de um evento como esse, mostra muito da vontade de todas de participar de algo que é genuinamente delas.

O futebol é o esporte de maior popularidade no mundo! É uma paixão que não se explica, ainda que haja diversas tentativas de muita gente, e que, sendo coletivo, cria laços e interações pessoais de muita intensidade, gerando sentimentos de confiança e apresentando talentos que nem mesmo elas sabiam que tinham.

O evento de amanhã tem início às 19h30 e já promete muita festa, alegria e torcida. Você, leitor ou leitora, sendo sócio ou sócia, não deixe de prestigiar! A Dolce também deixa aqui sua torcida para muito sucesso e gols!

O futebol (delas!) é apaixonante.

Imagens por Denny Castro (@dennyfotografiaesportiva)

Osmar Corrêa Silva,
idealizador do Futebol Social Feminino Adulto no SPFC

Fundado em 25 de janeiro de 1930, o São Paulo Futebol Clube é o time brasileiro com o maior número de títulos internacionais, único no país a ostentar três títulos mundiais (1992, 1993 e 2005) e o primeiro time do Brasil a se consagrar três vezes campeão da Taça Libertadores da América. Com uma base cerca de 20 milhões de torcedores, é reconhecido mundialmente pelas suas três cores (vermelho, branco e preto) e por ser também um celeiro de craques de nível internacional e que defenderam e foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira.

São Paulo Futebol Clube
Av. Jules Rimet, Portão 7. Morumbi, São Paulo – SP. CEP 05653-070.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Comentários


Deixe uma resposta