The Wall! Sua parede está na moda?

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Elas podem ter uma função estrutural na residência, além de dividir ambientes e receber internamente instalações hidráulicas, elétricas e, hoje em dia também lógica, acomodando cabos de Internet, por exemplo, mas podem também receber revestimentos acústicos, porém sua grande expressão pode ser vista na decoração, mostrando a personalidade do morador através de suas cores, texturas, elementos de ambientação, além de memórias afetivas representadas por uma decoração que iremos compor nela.

A primeira coisa que pensamos quando vamos decorá-la é qual a função que ela terá no ambiente e qual a cor vamos colocar. De imediato pensamos em uma cor única que serviria de base em todos os ambientes da casa, mas hoje temos uma infinidade de cores e possibilidades de coordenar umas com as outras que podemos usar para destacar um ambiente, podendo ser o social, como uma sala, uma parede de um quarto ou até um simples lavabo.

Através das cores podemos evidenciar móveis, quadros e objetos que estarão presentes naquele cenário onde você quer chamar atenção e também através dela podemos deixar o ambiente mais calmo e tranquilo quanto quente e agitado.

De uma maneira geral os tons de azul, os tons terrosos, verdes e alaranjados são as cores considerados as maiores apostas para os próximos anos além dos já utilizados tons de argila, nude e cimento queimado, este último já é uma tendencia anterior que veio para ficar, pois suas variações e texturas caíram no gosto popular.

Outra tendência que veio com toda força são os elementos de ambientação nas paredes em conjunto com as cores. Quais seriam estes elementos? Um dos mais utilizados hoje em dia em qualquer ambiente em uma casa é o painel ripado que começou na Europa e depois Estados Unidos, através do reaproveitamento da madeira utilizada na construção civil que, além de destacar a parede, serve também como proteção em alguns casos.

Outra tendência que está voltando em roupagem mais moderna são as boiseries, que eram feitas originalmente em madeira, antigamente na França, e hoje em materiais alternativos e sustentáveis como o poliestireno, tendo a indústria brasileira Santa Luzia uma das maiores do segmento deste elemento.

Contamos hoje com as pedras que estão novamente revestindo as paredes internas e as volumetrias deixaram as áreas molhadas das casas para destacar paredes de ambientes de convívio social.

Ah! E você achou que eu esqueci dele? O papel de parede talvez seja o elemento de ambientação de paredes que mais foi se adequando aos tempos para resistir as tendências em decoração, pois hoje temos ele em materiais resistentes ao mofo, impermeáveis a água e utilizando tecnologia de padronagens em 3D, sendo muitos usados em áreas molhas com seu custo acessível comparado a outros materiais.

Você percebeu que as paredes não são somente para estruturar uma casa? Dê uma olhada nelas com mais carinho e você descobrirá o que poderá fazer com elas para valorizar mais sua casa. 

Até a próxima!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta