Museu do Ipiranga é reaberto

TRIPDICAS AB DOLCE

Oferecimento 

Aproveitando o Bicentenário da Independência, o Museu do Ipiranga reabre suas portas para o público

Hiltonfotografo, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Desde ontem, dia 7, quando se comemorou o Bicentenário da Independência, o Museu do Ipiranga reabriu as suas portas. Depois de 10 anos fechado, o local abre com a promessa de modernização e totalmente reestruturado. Sua entrada não é mais feita pela escadaria principal, mas sim pela lateral ao lado do espelho de água. Dessa forma houve uma integração do museu com o jardim francês.

O projeto de restauro tem seu valor estimado em R$ 211 milhões e inclui, além do Edifício-Monumento, a modernização e ampliação do espaço que passa ser totalmente acessível. Cerca de 3.500 obras do acervo passaram por restauro e ganharão recursos multissensoriais nas mostras da reabertura.

Ganha São Paulo e ganha o Brasil que terá um dos mais completos e modernos museus da América Latina. A obra foi feita em duas grandes frentes: restauro do Edifício-Monumento e construção de um edifício ampliação o que possibilitou que o Museu dobre de tamanho. A expansão abrigará a nova entrada integrada ao Jardim Frances, além de bilheteria, café, loja, auditório para 200 pessoas, espaços e salas para atendimento educativo e uma grande sala de exposições temporárias. Com a instalação de ar-condicionado, o Museu passa a poder receber acervos de outras instituições, inclusive internacionais.

Luiz coelho, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

O Museu reabre com a expectativa de ter 12 novas exposições abertas ao público – 11 de longa duração e uma mostra temporária -, contemplando cerca de 3.500 itens de acervo. Dessas, 379 peças terão tratamento multissensorial com telas táteis, reprodução em metal, dioramas (maquetes tridimensionais feitas a partir das obras do Museu), plantas táteis para localização dos visitantes, dispositivos olfativos, reprodução visual, entre outros.

O edifício do Museu é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, Estadual e Federal e foi construído entre 1885 e 1890. Inicialmente concebido como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois antes, sendo um museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Desde 1963, o Museu é administrado pela Universidade de São Paulo.  

Letícia Lima, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

Av. das Nações Unidas, 12551
17º andar – São Paulo – SP
+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursviagens
@tripdicasab

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta