Quero encorajá-lo a desenvolver sua “atitude de gratidão“. Que tal começar a agradecer ou dar um feedback construtivo aos seus colegas de trabalho, amigos ou familiares e impulsioná-los a evoluírem na sua vida pessoal e profissional? Tudo começa com uma atitude, e ela pode ser pequena.
Quando expressamos gratidão, nosso cérebro libera dopamina e serotonina. Estes dois hormônios que nos fazem sentir mais leves e felizes por dentro.
Na Psicologia Positiva, a gratidão está fortemente associada a uma felicidade maior. A gratidão ajuda as pessoas a sentir emoções mais positivas, experimentar boas experiências, melhorar sua saúde física e emocional, lidar com as adversidades e construir relacionamentos fortes e saudáveis.
Todo mundo tem uma “conta emocional”, vamos dizer assim, então desenvolva o hábito de encorajar pessoas continuamente; quanto mais elogiamos e encorajamos os comportamentos construtivos e positivos, consequentemente estamos ajudando as pessoas a aumentar suas “contas emocionais positivas”. E os resultados serão para ambos, para você, e para o seu colega de trabalho ou sua equipe.
A- Valorize as pessoas
Demonstre sempre apreço pelo que as pessoas realizam, valorize as pequenas e boas atitudes e seus resultados alcançados. Quanto melhor a pessoa se sentir, melhor ela vai se tornar. Você apoiará a autoestima e a autoimagem dos seus colegas. Quando você toma esta atitude, as pessoas se sentem valorizadas e ao mesmo tempo encorajadas para evoluir. A atitude de gratidão não deve ser forçada.
Muitos estudos e testes psicológicos mostram que quando as crianças são elogiadas pelas pessoas que as admiram, os seus níveis de energia aumentam, os seus batimentos cardíacos e respiratórios aumentam e sentem-se mais felizes e encorajadas. Isso acontece conosco também.
B- Construa a sua própria autoestima com sua atitude de gratidão.
Ao agradecer e valorizar as outras pessoas, ainda que seja dizendo “Muito obrigado”, elas passam a lhe valorizar também. E você se sente melhor, mais realizado e satisfeito com o que está construindo. Você se integra de forma positiva e quando desenvolve a atitude de gratidão isso impactará em todas as suas relações.
C- A Lei da Reciprocidade existe e funciona
Existe uma lei psicológica de reciprocidade, também conhecida como a regra de ouro, seguindo a premissa de que devemos “tratar o outro como gostaríamos de ser tratados”. Eu te encorajo a usar a regra de platina “trate o outro como ele gostaria de ser tratado”, aprofundo melhor este tema nas minhas palestras e treinamento corporativo de “empatia no trabalho”.
Em outras palavras, as pessoas sempre procurarão maneiras de retribuir suas gentilezas a elas. Quando você procura cada oportunidade para fazer e dizer coisas que fazem outras pessoas se sentirem bem, você ficará surpreso não só de como isso é bom, mas das coisas maravilhosas que começarão a acontecer ao seu redor.
D- Desenvolva sua escuta ativa
Outra forma de potenciar as pessoas, apoiar a construção da sua autoestima e fazê-los se sentirem valorizados é simplesmente prestar muita atenção quando estão comunicando algo. Chame-as pelo nome, respeite o tempo e o momento de cada uma. Lembre-se que a atividade mais importante que uma pessoa realiza ao longo da sua jornada é ouvir atentamente a outra pessoa quando ela está comunicando e expressando suas ideias ou preocupações.
As atitudes destes comportamentos te farão um ser humano diferenciado, com bons resultados e mestre da interação humana, além de lhe fortalecer diante das diversidades.
Exercite sua gratidão diariamente! E se este conteúdo fez sentido para você, me deixe saber. Entre em contato com a Dolce Morumbi ou através das minhas redes sociais. Ah! Lembre-se de compartilhar este artigo com seus colegas, equipe, amigos e familiares, para que eles também sejam ainda mais gratos e felizes.
Alessandra Lazarin Multicarreira apaixonada pelo desenvolvimento pessoal e negócios. Palestrante, Autora, Educadora e Mentora de Empreendedorismo, Negócios e Liderança Feminina. Especialista em Inteligência Emocional, Coaching Profissional e de Vida, Psicologia Positiva, Neurociência das Emoções, Metodologias para Desenvolvimento Pessoal e Sustentabilidade Empresarial. Empreendedora do Instituto Ale Lazarin de Educação e Desenvolvimento. Instrutora empresarial especialista em Inteligência Emocional, Psicologia Positiva, Metodologias para Desenvolvimento Pessoal e Sustentabilidade Empresarial
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!