Novo e antigo trazem charme à decoração como tendência em 2023

"Casa com história" é tendência para o ano, conforme levantamento do Pinterest Predicts

Imagem de wirestock no Freepik

A decoração não será apenas sobre conforto ou praticidade em 2023, mas sim sobre contar histórias e criar atmosferas, conforme as previsões do Pinterest para este ano. Para acompanhar a tendência, vale buscar inspiração em estilos antigos e tradicionais e recriar ambientes, mesclando peças vintage de diferentes épocas – inclusive as herdadas da família – com móveis novos. 

Todo ano, a plataforma de inspiração publica um relatório com os temas mais pesquisados. A rede social destaca as tendências com base nas buscas de mais de 400 milhões de usuários mensais. Uma das trends em decoração para 2023, intitulada “Casa com história”, registrou números expressivos de buscas relacionadas a temas. 

De acordo com a plataforma, determinados termos tiveram aumento percentual significativo nas pesquisas, como “decoração de interiores vintage eclética” (+850%), “combinação de móveis modernos e antigos” (+530%), “janelas antigas reaproveitadas” (+50%), “decoração vintage maximalista” (+350%), e “aesthetic de quarto antigo” (+325%).

Boomers e Geração X apostam na tendência

Os bastidores das tendências indicadas pelo Pinterest revelam que os boomers e a Geração X optam cada vez mais por móveis e objetos vintage para personalizar suas casas. A busca por ambientes que refletem suas personalidades tem levado os grupos etários a fazer escolhas de itens que criem espaços com caráter único e histórias para contar.

Poltronas clássicas, tapeçarias e aparadores (ou balcão buffet) são alguns exemplos de móveis que remetem a décadas passadas e se misturam às decorações atuais, podendo ser dispostos entre peças novas. 

Quadros para decorar e esculturas modernas, por sua vez, são alguns exemplos de itens contemporâneos que incrementam o ambiente e dão um toque de frescor à decoração vintage. 

Reformar móveis antigos com valor sentimental é outra dica para renovar a mobília vintage. Outra opção é investir no estilo retrô, com peças novas inspiradas em décadas passadas. Nesse caso, os móveis são releituras e reinterpretações do tempo, o que confere um ar de sofisticação e simplicidade aos ambientes.

A mistura pode ser aplicada em cômodos e ambientes diversos, living room, sala de televisão, dormitórios, cozinha, banheiros e até um lavado pode mesclar eras.

Novo e antigo estimulam a prática de upcycling

A mescla de elementos antigos e modernos também tem fomentado a prática do upcycling, que consiste em transformar objetos sem uso em peças únicas e criativas. Esse exercício, cada vez mais popular, contribui para a sustentabilidade, já que evita o descarte desnecessário de materiais e resíduos no meio ambiente, além de ser uma alternativa mais acessível financeiramente.

A prática do upcycling, no entanto, exige criatividade e habilidade manual. Por isso, muitas pessoas ou empresas têm procurado profissionais especializados em transformar objetos e móveis antigos em peças únicas e cheias de estilo.

A tendência de misturar velho e novo na decoração, aliada à prática, estimula a criatividade. De acordo com especialistas em decoração, a técnica do upcycling tem sido valorizada e pode ser uma forma de agregar elementos únicos e repletos de história ao ambiente, refletindo o estilo de vida de cada um. 

Além disso, a tendência de combinar peças antigas e modernas também é uma forma de trazer conforto e aconchego aos espaços, que muitas vezes podem parecer impessoais e frios com o mobiliário padronizado. A ideia é criar uma mistura harmônica, sem abrir mão do conforto e da praticidade do design contemporâneo.

Colaboração da pauta:

Experta Media

Fernanda Teodoro | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta