Tradição Paulista

Dolce Sabor

Chef Bruna Nascimento

Super saborosa, rápida e muito nutritiva por ser uma mistura de carboidrato, legumes e até peixe, é uma refeição completa

Imagem cedida por Chef Bruna Nascimento

O Cuscuz Paulista é originário da culinária brasileira e, obviamente paulista, porém veio de influências africanas, como o cuscuz de berbere onde é feito com sêmola de cereais como o trigo, e legumes dos mais variados, além de colocar carnes e peixes é muito semelhante ao cuscuz marroquino que conhecemos.

Diz a história que foi criado na cidade de São Paulo entre 1816 e 1822, chegando no Brasil através da colonização e com os escravos africanos e tendo modificações na sua receita, como o uso da farinha de milho e o cozimento dela junto com legumes.

Super saborosa, rápida e muito nutritiva por ser uma mistura de carboidrato, legumes e até peixe, é uma refeição completa.

Cuscuz Paulista

  • 1 cebola picada
  • 1 lata de ervilha
  • 1 extrato de tomate
  • 2 latas de sardinha
  • 1 cenoura em cubos
  • Ovo cozido para decorar
  • 200 Gr de farinha de milho flocada grossa
  • Azeite, sal e pimenta a gosto
  • 600 ml de água fervendo

Modo de preparo: em uma panela refogue a cebola e em seguida coloque a sardinha, extrato, cenoura, ervilha e deixe refogar bem. Em seguida adicione água e deixe ferver. Coloque a farinha toda de uma vez e mexa rápido. Tempere a gosto e unte uma forma com óleo no fundo. Decore em baixo com ovo cozido. Despeje a massa e aperte bem. Leve à geladeira até firmar. Desinforme, fatie e aproveite!

Bom apetite e excelente domingo!

Imagem cedida por Chef Bruna Nascimento

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta