Limpeza de casa também é bem-estar

A holística propõe ressignificar tarefas rotineiras, como a limpeza da casa, reconhecida por 49% dos brasileiros e das brasileiras como uma forma de autocuidado

Imagem por Valerii Apetroaiei em Canva Fotos

A percepção de autocuidado vem passando por um processo de expansão significativo, abrangendo conceitos que vão além do cuidado com o próprio corpo e permitindo que a sua prática seja percebida de forma multifacetada, o que envolve ainda fatores externos como saúde financeira, relacionamentos interpessoais, acesso à educação, cultura e lazer. Na medida em que essas práticas estão sendo cada vez mais incorporadas no dia a dia para promover o bem-estar pessoal, percebe-se que um ambiente equilibrado, limpo e organizado também desempenha papel fundamental nessa equação. Isso porque contribui não apenas para o descanso adequado e a convivência familiar harmoniosa, mas também para prevenir a proliferação de germes e bactérias e evitar o surgimento de doenças.

O cuidado com a casa torna-se, portanto, parte fundamental deste processo e já é reconhecido por 49% dos brasileiros e das brasileiras, que veem a faxina da casa como uma forma de autocuidado, segundo a pesquisa ‘’Hábitos de limpeza do brasileiro: antes e durante a pandemia’’, desenvolvida pela marca Scott Duramax® em parceria com a consultoria Grimpa.

O levantamento buscou compreender as percepções, motivações e sensações das pessoas entrevistadas em relação à limpeza, uma prática que ganhou ainda mais destaque por conta do isolamento social vivenciado nos últimos anos. Quando questionados, quase metade dos brasileiros confirmaram que, quando há a incorporação de rituais e expressões criativas durante a limpeza de casa, a tarefa é associada a sensações positivas, envolvendo autocuidado, organização, realização e, até mesmo, diversão.

Publicidade Dolce Morumbi

Imagem por Valerii Apetroaiei em Canva Fotos

Quando se fala sobre sensações emocionais, ao incorporar a faxina à rotina de autocuidado e realizar tarefas para criar um lar saudável, como varrer, arrumar a cama ou lavar a louça, consequentemente, trazem as mesmas sensações de quando as pessoas cuidam de si mesmos.

A organização do espaço físico pode refletir diretamente no “estado de espírito” do morador. Ou seja, quando cercados por desordem e bagunça, sentem a mente sobrecarregada, enquanto um ambiente limpo e organizado tem o poder de desencadear uma sensação de clareza mental. Esse fenômeno motiva as pessoas a buscarem uma limpeza mais eficiente e que esteja alinhada com seu estado emocional e psíquico, visto que, de acordo com a pesquisa, a limpeza detalhada (73%) e com capricho (65%) são características buscadas pela maioria dos brasileiros e das brasileiras, em detrimento de superficialidade. 

É interessante observar como a faxina está se transformando em algo além de uma mera obrigação. Afinal, quando cuidamos do nosso ambiente, estamos, indiretamente, cuidando de nós mesmos, e o movimento de percepção do público em torno disso confere um novo significado para o nosso papel como marca de cuidados para a casa, que desenvolve produtos para auxiliar nossos consumidores em suas rotinas de limpeza e organização”, comenta Debora Bertolozzi, Gerente Executiva de Marketing na Suzano.

Imagem por Andrija Nicolic em Canva Fotos

Sobre a Pesquisa “Hábitos de limpeza do brasileiro: antes e durante a pandemia” 

A pesquisa “Hábitos de limpeza do brasileiro: antes e durante a pandemia” foi realizada pela Scott Duramax®, em parceria com a consultoria Grimpa, com o objetivo de compreender as percepções dos brasileiros internautas em relação sobre seus hábitos envolvendo a limpeza, explorando também expectativas, bem como o que é esperado pelo público. Foram realizadas 1.013 entrevistas, a partir de uma metodologia quantitativa online, com painel de internautas, por meio online. A amostra foi composta de homens e mulheres, das classes ABC1, com idade superior entre 25 a 60 anos e residentes em todas as regiões do Brasil.  

Publicidade Dolce Morumbi

Scott® é uma marca de panos reutilizáveis e guardanapos, que desenvolve seus produtos para tornar a rotina de cuidados com o lar mais ágil e prática. Inovou no mercado lançando a categoria de panos reutilizáveis em rolo com o selo Duramax®, que tem como mascote a elefanta azul Teresita. São produtos que agarram melhor a sujeira, lavam fácil e secam rápido, trazendo praticidade e higiene durante a manutenção da casa. No Brasil, a marca conta ainda com os guardanapos Grand Hotel® e para saber mais, acesse o site https://www.scottpracasa.com.br/

Colaboração da pauta:

Edelman

Camila Bertagni e Luciana Lins | [email protected]

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta