Como será sua ceia de Natal?

Dolce Sabor

Chef Bruna Nascimento

Estamos no último final de semana de novembro e já, já, estamos entrando no último mês do ano que, em especial, é o meu favorito

Importante para o cristianismo, os costumes do Natal foram sendo criados no decorrer da história. Originalmente era uma festa pagã que acontecia entre 17 e 25 de dezembro e o cristianismo a adotou para aproximar os pagãos da igreja católica e da religião, através do Papa Julio I, que decretou esta data em especial, e que com o tempo, virou feriado oficialmente.

Como fomos colonizados pelos portugueses que em sua grande maioria eram católicos, nossos costumes vieram através dos europeus, o que justifica nossa ceia de Natal ter comidas tão pesadas e de inverno, já que nesta época do ano na Europa faz frio e requer comidas mais calóricas para que possam suportar o frio.

Imagem de Freepik

Aqui no Brasil, o Natal é celebrado pelos católicos, porém se tornou uma tradição tão forte, que até os não praticantes da religião se reúnem em frente à mesa à meia noite do dia 24 de dezembro para celebrar, em família, um momento que talvez nem seja tão religioso para todos, mas que celebra a união e a gratidão.

E claro, como todo momento de celebrar no Brasil, a mesa está sempre cheia. Aqui nós temos um padrão de que grandes celebrações sempre está em volta da mesa, o que é bom demais!

Foto por Chef Bruna Nascimento

Cada família tem seus significados e tradições, e é comum cada familiar trazer um prato de sua especialidade, do qual todos esperam o ano inteiro para provar. O significado e sabor da comida ficam mais especiais por ser em uma data única e pelo momento de celebração.

E você, está ansioso ou ansiosa pela data? Você e sua família também compartilha desses costumes em casa? Qual prato não pode faltar na ceia, de jeito nenhum? E qual é aquele que você espera o ano inteiro para um familiar trazer?

Conte para a gente aqui!

Publicidade Dolce Morumbi

Chef Bruna Nascimento é formada em Gastronomia pela Estácio de Sá; Trainee pela Alain Ducasse Formation; Pós-graduada em Gastronomia Funcional pela Famesp e tem também os cursos “A arte de cozinhar como um Chef” pela Le Cordon Bleu SP, “Confeitaria Fina e Panificação” pela Academia Bunge Pro e “Padaria Artesanal” pelo Projeto Estado de SP Lu Alckmin. É membro da Federação Italiana de Chefs e Cozinheiros.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta