Ficou de recuperação escolar?

Dolce Criança

Cynthia Wood Passianotto

Notas baixas não devem ser motivo de desânimo, e sim encaradas como uma nova oportunidade de aprender o conteúdo

Imagem por pixelshot em Canva Fotos

Quando chega o final do período letivo, muitos alunos têm o merecido descanso, enquanto outros ficam em recuperação escolar. As notas baixas não devem ser motivo de desânimo, e sim encaradas como uma nova oportunidade de aprender o conteúdo que não foi fixado durante o ensino regular.

Veja aqui como se preparar para as provas:

  1. Ponha foco nos pontos mais importantes da matéria. As provas finais e de recuperação priorizam as competências essenciais, sem as quais o estudante não teria base para o ano seguinte. Faça um plano de trabalho com esses temas.
  2. Assista à vídeo aulas. Há material gratuito na internet e, se você utilizar fontes confiáveis, poderá ver a mesma matéria em que tem dúvidas explicada por outros professores, numa linguagem com a qual talvez se identifique mais.
  3. Faça resumos. Imagine que tenha que condensar toda a matéria do ano em dez páginas do caderno. O que escreveria? Use fichas, esquemas e gráficos.
Imagem por FatCamera em Canva Fotos

Publicidade Dolce Morumbi

  1. Resolva provas anteriores. Elas servem como um diagnóstico para detectar o que você já domina e o que precisa revisar. Use avaliações e exercícios já realizados ao longo do ano e, ao conferir o resultado, refaça o plano de estudos priorizando as lacunas que encontrou.
  2. Mantenha a concentração. Se o ano letivo está em jogo, esqueça celular, aparelhos eletrônicos, jogos, redes sociais e baladas. Você terá as férias para isso.
  3. Preserve a saúde física. Fazer maratonas de estudo virando noites, bebendo café ou energéticos madrugada afora altera o biorritmo e acaba prejudicando a capacidade de aprendizagem e a retenção das ideias.
  4. Cuide do emocional. Peça a sua família que adie cobranças e broncas. Elas vão ocorrer, mas nesta hora, só atrapalham. Se você acredita no seu potencial, mantenha a autoconfiança e evite ficar tenso – isso também não ajuda nada.

Um dia antes da prova revise todo o conteúdo e pontos chave, se alimente e durma bem. Relaxe!

Imagem por Slobo em Canva Fotos

Na hora da prova respire fundo, se acalme, comece pelas questões mais fáceis.  Deixe as mais difíceis por último, você vai garantir maior nota fazendo tudo que sabe com tranquilidade.

Antes de entregar, revise! Verifique se não cometeu erros bobos por descuido ou desatenção.

Publicidade Dolce Morumbi

Quer enviar suas perguntas e dúvidas para a Cynthia?

Envie-as para o e-mail: [email protected]

Cynthia Wood Passianotto  é psicóloga e escreve quinzenalmente na Dolce Morumbi.
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta