Skip to content

Mais da metade dos brasileiros não confiam na preparação de estudantes quando o assunto é mercado de trabalho

Design Dolce sob imagem por Monkey Business Images em Canva

Realidade enfatiza necessidade de incentivos entre instituições educacionais e empresas

Dos brasileiros, 57% acreditam que os jovens que concluem o ensino médio estão mal preparados para o ensino superior e o mercado de trabalho, segundo um estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). No que diz respeito ao mercado de trabalho, apenas 14% dos entrevistados consideram que os estudantes estão prontos para atuar profissionalmente.

Nesse contexto, é crucial a colaboração entre instituições educacionais e empresas. Um exemplo de solução é a parceria implementada no segundo semestre de 2024 entre o programa De Criança Para Criança (DCPC) e a Ânima Educação, uma organização composta por criadores que buscam formar uma rede nacional de instituições de ensino meritocráticas, focadas em qualidade, inovação e avaliação, integradas à cultura regional. A proposta, chamada Programa Dual Criando Juntos, desenvolve Unidades Curriculares Duais, desenvolvidas com a colaboração de mais de 120 estudantes de Pedagogia e Letras e 30 de Design de universidades distribuídas por São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Minas Gerais. O objetivo é aplicar a Metodologia Criando Juntos, na qual os alunos de escolas criam histórias que são transformadas em desenhos animados por esses universitários por meio do Studio DCPC.

Design Dolce sob imagem por pixelshot em Canva

Vitor Azambuja, sócio do DCPC, explica que essa parceria oferece aos universitários a oportunidade de vivenciar a alfabetização e o letramento de crianças por meio de linguagens e mídias digitais. No projeto, os alunos de Pedagogia e Letras orientam os estudantes das escolas na criação de histórias e personagens, enquanto os de Design animam esses conteúdos. O resultado é uma série de vídeos, que poderão ser utilizados como recursos pedagógicos, assim como uma forma de trabalho. “É algo inédito. Quando um conteúdo gerado na sala de aula oferece oportunidades de trabalho para outros estudantes ou profissionais fora desse ambiente? Para uma metodologia ativa, isso é realmente inovador e em grande escala”, ressalta.

Diferentes impactos 

O projeto não apenas aprimora a alfabetização das crianças, aumentando o engajamento e a retenção de conteúdo através das histórias e desenhos animados que elas criam, mas também promove a prática em criação audiovisual, desenvolvendo competências técnicas e criativas para os estudantes da área de Design. Enquanto isso, os alunos de Pedagogia e Letras aplicam conceitos teóricos de alfabetização em um ambiente escolar real. Os professores, por sua vez, têm a oportunidade de se manter atualizados sobre as práticas mais recentes do mercado e das tecnologias educacionais.

Conseguimos movimentar a criatividade da sala de aula para a faculdade. É o primeiro contato que os alunos têm com seu próprio trabalho criativo no ambiente universitário, e eles ainda podem ganhar dinheiro trabalhando com o Studio DCPC. As crianças aprendem em sala de aula, e o material produzido por elas é levado para a universidade, onde se transforma em conteúdo para o consumidor final, que são os próprios alunos que criaram. Além disso, é o primeiro contato que os estudantes de Design de Animação têm com o mercado de trabalho”, comenta Azambuja. 

Divulgação

Ele destaca que essa abordagem tem ganhado destaque internacional, chegando a uma universidade na Finlândia, e enfatiza que, ao desenvolverem habilidades em um contexto real, os estudantes se tornam mais preparados para enfrentar os desafios de suas carreiras e contribuir para o avanço da educação.

Nosso foco sempre foi a criatividade. Quando as crianças aprendem dessa maneira em sala de aula, produzindo desenhos, histórias e narrações, esse material é levado ao estúdio do DCPC. Lá, alunos universitários têm a oportunidade de criar seu próprio conteúdo, em colaboração com estudantes de animação. Isso é, sem dúvida, maravilhoso, porque aprender criando é algo que não esquece mais”, afirma, reforçando que, quanto mais conteúdo, como histórias, desenhos e narrações, for criado em sala de aula, mais oportunidades de trabalho o DCPC poderá oferecer aos profissionais de animação.

Vitor Azambuja é especialista em criação, diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico, trabalhou em diversas agências de propaganda, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, é sócio e diretor criativo da empresa. Foi premiado em festivais de propaganda no Brasil e no exterior. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade.

O programa De Criança para Criança (DCPC) oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.

Site: https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/

Instagram: https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/

YouTube: https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca

Facebook: https://www.facebook.com/DeCriancaParaCrianca/

Demais Publicações

O sorriso, teu sorriso

O sorriso que colore as flores e traz cor ao silêncio

A bússola do coração: como a obra do neurologista Oliver Sacks pode embaralhar a percepção sobre os sentidos

Abrir os olhos para sensações que nos visitaram no passado – quando ainda não sabíamos nomeá-las, mas já éramos incapazes de ignorá-las – é uma oportunidade de reconectar-nos a sentimentos que permanecem em nós, apesar da célere passagem dos anos

Slow aging é a nova era da gestão do envelhecimento com naturalidade

Tendência na dermatologia estética promove cuidados sem excessos, respeitando a individualidade de cada pessoa

Os homens estão mais vaidosos

Como o mercado masculino está mudando para atender a uma nova geração

Psicólogo explica como combater a solidão abordada pela série Black Mirror

Solidão de um dos personagens do episódio "Pessoas Comuns" reflete a epidemia de solidão vivida na atualidade

Clóvis de Barros Filho descomplica clássicos da literatura de Homero sob a ótica contemporânea

Com edição especial 2 em 1, livro "Ilíada & Odisseia" revela o que heróis como Aquiles e Odisseu ensinam sobre a vida moderna

Painel Dolce Morumbi

Butantã Shopping inaugura sala de descompressão sensorial no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Abafadores de ruído, cordões de identificação e vaga exclusiva integram conjunto de iniciativas que promovem conforto, autonomia e acolhimento de pessoas com TEA

Vivência de pintura e vinho: Recriando Monet

Uma experiência única te espera no Ateliê Contempoarte!

Butantã Shopping apresenta a exposição Vênus Contemporânea

Com curadoria da artista Amanda Sanzi, a exposição é uma celebração da mulher moderna e fascinante jornada pela história da arte!

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
samsonite-12.03.25_11zon
publ-libresse-28.02.25_11zon
m.pozenato-publ-27.02.25_11zon
birden-publ-27-02-25_11zon
publ-neo-seguradora-24.02.25_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
espaco-bela-morumbi-to-velha-na-moda-publi-24.03.2025_11zon
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções