Skip to content
É profissional de Marketing, terapeuta integrativa e escritora e pode lhe ajudar a deixar a maternidade mais leve!

Os artigos assinados pelos colunistas não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Não carregue a mochila dos outros

Já parou para pensar quantos fardos você tem carregado que não são seus?

Conversando com um amigo, Anderson de Paula, um dia desses, ouvi a seguinte história: “Você está andando por uma trilha e coloca dentro da sua mochila somente aquilo que consegue carregar – algumas peças de roupas, garrafa com água, um calçado, uma toalha – só o necessário. Mas com você vai outra pessoa, e ela leva o dobro das coisas e, como ela não consegue carregar, sobra para você carregar a mochila dela.

Na verdade, ele estava me dando um conselho, falando que eu não deveria carregar o fardo que não é meu. Que cada um carrega sua mochila de acordo com suas decisões, independentemente do que a motivou encher sua mochila, esta é uma responsabilidade dela, não minha. Eu fiz minhas escolhas para que minha mochila tivesse um peso suficiente para que eu conseguisse caminhar com ela.

E tenho refletido sobre isso desde então. Sobre o fardo que carregamos e sobre quantas vezes carregamos fardos que não são nossos. Principalmente quando nos tornamos mães, passamos a confundir amor e doação com omissão, nos deixamos de lado pelo outro e isso muitas das vezes não é saudável.

Eu falo por mim, tem momentos na vida em que precisamos ser egoístas para conseguirmos seguir somente com nossa mochila. Tantas vezes me vi carregando a minha e de outras pessoas que não conseguia sair do lugar. Porque o peso se tornou insuportável. Perdi o foco do que realmente era importante para mim e meus filhos.

Imagem por Freepik

Essa é uma situação comum para muitas pessoas, queremos fazer o bem, queremos ajudar e esquecemos de nós mesmas, de nosso fardo que já não é fácil. Deixamos nossos problemas de lado para resolver o dos outros e quando percebemos nossa vida não saiu do lugar. E por que isso? Percebo duas questões principais que nos levam a essa situação:

Uma é que não aprendemos nada com a lei de sobrevivência dos aviões, quando se fala que em caso de acidente você deve primeiro colocar o oxigênio em você e depois no outro para sobreviverem. Isso serve para a vida, se não cuidar do seu fardo primeiro, não conseguirá ajudar ninguém a carregar o seu.

Outra situação, que é algo que eu falo muito em tudo que escrevo e falo é sobre a Energia. Enquanto estivermos envolvidos com a energia densa que vem do peso da mochila do outro, estaremos atraindo mais peso para nossa vida e viveremos envoltos dessa energia pesada, o que não nos permitirá olhar para a nossa e sair desse emaranhado de problemas.

Não estou querendo te dizer que não deve se preocupar com o outro, principalmente com aqueles que amamos, que não deve ajudar, ou cuidar. Mas faça isso assim que conseguir resolver o peso da sua mochila, faça quando estiver pronta para ajudar o outro a carregar a sua e lembre-se que ajudar não é carregar por ele…

Imagem por mdjaff em Freepik

A vida é feita de escolhas, e todos nós, sem exceção, temos sempre opções de seguirmos por caminhos diferentes por mais difícil que seja a vida. Acertamos, erramos, mas tudo é consequência das nossas escolhas e devemos assumir a responsabilidade por elas.

Então proponho a você para seguir com suas escolhas, de levar apenas os seus pesos em sua mochila e respeitar a escolha dos outros, respeitar o que eles querem carregar em suas mochilas. Aconselhe e ajude, não precisa abandonar ninguém, porém, o faça desde que não interfira no peso da “sua mochila”. Tenho feito o mesmo, não vou dizer que é fácil, mas torna a vida mais leve.

Cuidar da sua mochila não é um ato egoísta, mas sim um passo essencial para oferecer amor verdadeiro aos que você se importa. E tenha uma boa viagem nesse caminho chamado vida!

Gisele Ribeiro é profissional de marketing, terapeuta integrativa e autora do livro”Diário de uma mãe nada especial – Desmistificando a mãe idealizada” no qual compartilha detalhes íntimos da sua trajetória na maternidade e como isso mudou sua, principalmente a profissional.

Demais Publicações

Therian: espanto no parque

Descobri que não é fantasia, nem seita, nem performance artística

Manter idosos ativos é necessário no Brasil que envelhece

Especialista indica como estimular a prática de exercícios na terceira idade

“Beethoven Enxergou o Luar” marca nova fase do Defensor Público André Naves como escritor de crônicas do cotidiano

A obra aborda temas como serenidade, propósito, equilíbrio emocional e espiritualidade

Viajar sozinho: prós, contras e dicas de segurança

Já viajou sozinho ou está pensando em embarcar nessa jornada?

Customização como tendência surge como novo modelo de consumo criativo

A customização oferece soluções personalizadas que visam proporcionar exclusividade e conexão emocional entre o consumidor e o objeto adquirido

Uma nova voz surge para um sertanejo moderno

Cllau Santos desponta como uma artista com autenticidade forjada por um talento que nasceu de um desejo de expressar seus sentimentos

Painel Dolce Morumbi

Teatro vira jogo de investigação em “Mistério da Família Carlos”, novo espetáculo infantojuvenil de Victor Magalhães

Peça interativa está em cartaz no Teatro Bor (SP) com sessões que nunca se repetem, humor improvisado e participação ativa do público

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
bingo-dia-das-maes-auroras-brasil-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
samsonite-12.03.25_11zon
publ-libresse-28.02.25_11zon
m.pozenato-publ-27.02.25_11zon
birden-publ-27-02-25_11zon
publ-neo-seguradora-24.02.25_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções