Skip to content
É profissional de Marketing, terapeuta integrativa e escritora e pode lhe ajudar a deixar a maternidade mais leve!

Os artigos assinados pelos colunistas não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Não carregue a mochila dos outros

Já parou para pensar quantos fardos você tem carregado que não são seus?

Conversando com um amigo, Anderson de Paula, um dia desses, ouvi a seguinte história: “Você está andando por uma trilha e coloca dentro da sua mochila somente aquilo que consegue carregar – algumas peças de roupas, garrafa com água, um calçado, uma toalha – só o necessário. Mas com você vai outra pessoa, e ela leva o dobro das coisas e, como ela não consegue carregar, sobra para você carregar a mochila dela.

Na verdade, ele estava me dando um conselho, falando que eu não deveria carregar o fardo que não é meu. Que cada um carrega sua mochila de acordo com suas decisões, independentemente do que a motivou encher sua mochila, esta é uma responsabilidade dela, não minha. Eu fiz minhas escolhas para que minha mochila tivesse um peso suficiente para que eu conseguisse caminhar com ela.

E tenho refletido sobre isso desde então. Sobre o fardo que carregamos e sobre quantas vezes carregamos fardos que não são nossos. Principalmente quando nos tornamos mães, passamos a confundir amor e doação com omissão, nos deixamos de lado pelo outro e isso muitas das vezes não é saudável.

Eu falo por mim, tem momentos na vida em que precisamos ser egoístas para conseguirmos seguir somente com nossa mochila. Tantas vezes me vi carregando a minha e de outras pessoas que não conseguia sair do lugar. Porque o peso se tornou insuportável. Perdi o foco do que realmente era importante para mim e meus filhos.

Imagem por Freepik

Essa é uma situação comum para muitas pessoas, queremos fazer o bem, queremos ajudar e esquecemos de nós mesmas, de nosso fardo que já não é fácil. Deixamos nossos problemas de lado para resolver o dos outros e quando percebemos nossa vida não saiu do lugar. E por que isso? Percebo duas questões principais que nos levam a essa situação:

Uma é que não aprendemos nada com a lei de sobrevivência dos aviões, quando se fala que em caso de acidente você deve primeiro colocar o oxigênio em você e depois no outro para sobreviverem. Isso serve para a vida, se não cuidar do seu fardo primeiro, não conseguirá ajudar ninguém a carregar o seu.

Outra situação, que é algo que eu falo muito em tudo que escrevo e falo é sobre a Energia. Enquanto estivermos envolvidos com a energia densa que vem do peso da mochila do outro, estaremos atraindo mais peso para nossa vida e viveremos envoltos dessa energia pesada, o que não nos permitirá olhar para a nossa e sair desse emaranhado de problemas.

Não estou querendo te dizer que não deve se preocupar com o outro, principalmente com aqueles que amamos, que não deve ajudar, ou cuidar. Mas faça isso assim que conseguir resolver o peso da sua mochila, faça quando estiver pronta para ajudar o outro a carregar a sua e lembre-se que ajudar não é carregar por ele…

Imagem por mdjaff em Freepik

A vida é feita de escolhas, e todos nós, sem exceção, temos sempre opções de seguirmos por caminhos diferentes por mais difícil que seja a vida. Acertamos, erramos, mas tudo é consequência das nossas escolhas e devemos assumir a responsabilidade por elas.

Então proponho a você para seguir com suas escolhas, de levar apenas os seus pesos em sua mochila e respeitar a escolha dos outros, respeitar o que eles querem carregar em suas mochilas. Aconselhe e ajude, não precisa abandonar ninguém, porém, o faça desde que não interfira no peso da “sua mochila”. Tenho feito o mesmo, não vou dizer que é fácil, mas torna a vida mais leve.

Cuidar da sua mochila não é um ato egoísta, mas sim um passo essencial para oferecer amor verdadeiro aos que você se importa. E tenha uma boa viagem nesse caminho chamado vida!

Gisele Ribeiro é profissional de marketing, terapeuta integrativa e autora do livro”Diário de uma mãe nada especial – Desmistificando a mãe idealizada” no qual compartilha detalhes íntimos da sua trajetória na maternidade e como isso mudou sua, principalmente a profissional.

Demais Publicações

Arte Viva no Espaço: um novo essencial que habita, acolhe e expressa

Um espaço que respira, acolhe e fala sobre quem vive ali

Síndrome do olhar fixo

Desde esse dia, meu olhar nunca mais foi o mesmo

Turismo Pós-Pandemia

Um novo olhar sobre viajar

O que acontece nas passarelas de Paris nas tendências 2025 e 2026? A passarela será dos homens

As tendências de moda para as temporadas de inverno e verão de 2026 refletem uma fusão entre inovação tecnológica, sustentabilidade e a reinterpretação de estilos clássicos

Dia Mundial do Meio Ambiente destaca papel das escolas na formação sustentável

Pedagoga apresenta ferramentas que podem auxiliar educadores e professores em uma abordagem econômica e consciente

Painel Dolce Morumbi

Dia dos Namorados no Butantã Shopping tem show gratuito da cantora Ana Vilela

Apresentação da artista acontece no sábado, dia 7 de junho, a partir das 19h

Com frio antecipado no Sudeste, Feira da Moda Inverno abre as portas com curadoria especial para a estação

Evento na Avenida Paulista também investe na "Linha Ar Condicionado", com roupas adaptadas às variações térmicas dos ambientes climatizados

Fut Encontro traz o clima da final da Champions League ao Butantã Shopping

Evento gratuito reúne especialistas para uma resenha sobre Inter x PSG, com direito a palpites e análise sobre quem levanta a “orelhuda” em Munique

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
bingo-dia-das-maes-auroras-brasil-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
samsonite-12.03.25_11zon
publ-libresse-28.02.25_11zon
m.pozenato-publ-27.02.25_11zon
birden-publ-27-02-25_11zon
publ-neo-seguradora-24.02.25_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções