Skip to content
É profissional de Marketing, terapeuta integrativa e escritora e pode lhe ajudar a deixar a maternidade mais leve!

Cuidado com o que você vê nas redes sociais: a realidade por trás da vida perfeita

Imagens coloridas e alegres nos fazem crer que a felicidade é permanente e que a maternidade é uma jornada tranquila

Este é um assunto polêmico e que está em alta nos últimos dias. A gente ouve falar de fake news na política e no meio artístico, mas quero abordar um tema que toca diretamente nossas vidas como mães: o que consumimos nas redes sociais. Tem me assustado a quantidade de perfis maternos que retratam uma maternidade perfeita, uma vida idealizada e famílias impecáveis. É um fenômeno que merece nossa atenção.

Nós, mães, já temos um certo costume de nos comparar com outras mães, de ver o sorriso nos rostos de outras famílias e, frequentemente, nos questionamos por que nossa realidade parece tão diferente. Essa comparação é um veneno sutil; ela nos faz acreditar que devemos atingir um padrão que, na maioria das vezes, é apenas fachada. O que vemos nas redes sociais não reflete a totalidade das experiências. Por trás de um story repleto de momentos felizes, pode haver uma história cheia de desafios e inseguranças. Muitas vezes, o que é exibido é apenas uma fração de vida, cuidadosamente escolhida e editada, que não representa a autenticidade do nosso cotidiano.

Imagem de freepik

As imagens coloridas e alegres nos fazem crer que a felicidade é permanente e que a maternidade é uma jornada tranquila. Mas a verdade é que todos enfrentamos dias difíceis, inseguranças e questões que ficam fora do quadro perfeito. A vida real é feita de momentos imperfeitos: choros à noite, birras inesperadas e o cansaço que parece não ter fim. É importante lembrar que por trás de cada perfil que admiramos, existe uma história verdadeira, com suas lutas e vitórias.

Eu mesma, que me exponho bastante nas redes sociais, muitas vezes mostro trechos da nossa realidade cheia de desafios, cansaços, tristezas e decepções. Inclusive, em meu livro ”Diário de uma mãe nada especial – Desmistificando a mãe idealizada“, conto sobre as dificuldades que vivi desde que me tornei mãe, para mostrar que sou igual a você.

Os problemas e desafios estão presentes na vida de todas as pessoas e famílias; a diferença está em como lidamos com essas situações e por quanto tempo permanecemos nelas. Acreditar que a vida instagramável é real e querer ser como ela pode se tornar perigoso, tanto para você quanto para sua família. Isso pode levar a uma insatisfação constante com as pequenas e grandes conquistas, gerando uma cobrança excessiva que impede de aproveitar sua vida e sua família como realmente são.

Imagem de freepik

Portanto, que tal refletir sobre a sua própria jornada? Cada mãe é única, e com isso, cada experiência é singular. Ninguém deve se sentir menosprezada por não ter uma vida que se encaixa nos padrões das redes sociais. Vamos começar a valorizar a autenticidade em vez da perfeição. Ao invés de nos compararmos, podemos criar uma rede de apoio, compartilhando nossos desafios e conquistas. A verdadeira beleza da maternidade está na diversidade das experiências e na riqueza das histórias individuais.

Que possamos olhar para nossas vidas com mais carinho, reconhecendo que a perfeição não existe, mas o amor e a força que carregamos são inegáveis e, de fato, extraordinários. Afinal, é na imperfeição que encontramos a verdadeira essência da maternidade.

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Gisele Ribeiro é profissional de marketing, terapeuta integrativa e autora do livro”Diário de uma mãe nada especial – Desmistificando a mãe idealizada” no qual compartilha detalhes íntimos da sua trajetória na maternidade e como isso mudou sua, principalmente a profissional.

Demais Publicações

From Classic to Viral: Meet Letícia the Violinist Phenomenon

With over 7 million views on a single video, this artist from Espírito Santo reinvents the use of the violin and proves that music doesn't need labels

Do clássico ao viral: conheça o fenômeno Letícia Violinista

Com mais de 7 milhões de visualizações em um único vídeo, a artista capixaba reinventa o uso do violino e prova que a música não precisa de rótulos

A arte de escolher quem caminha com você

Valorizar mais os silêncios confortáveis do que as conversas forçadas

O ano não muda apenas quando o calendário vira

O ano muda também quando nós mudamos o nível de decisão

Quando a Inteligência Artificial precisa se explicar

Por que decisões automáticas já não podem ser aceitas sem transparência?

Filhos meus, um futuro melhor

Flores que não deveriam murchar: um apelo contra a exploração infantil

Reforma Tributária em foco

Com a chegada de 2026, é fundamental que empresários e empreendedores estejam preparados para as mudanças trazidas pela Reforma Tributária

E esse frio inesperado?

Eu como uma grande fã de caldos e sopas, já me preparo para esse momento

O diário secreto de Miss Marple

Aquelas anotações noturnas foram meu primeiro ensaio de investigação – mas não de crimes, e sim de mim mesma

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções