Skip to content
É profissional de Marketing, terapeuta integrativa e escritora e pode lhe ajudar a deixar a maternidade mais leve!

Organizando a rotina e não se esquecendo de você nesta volta às aulas!

Imagem em Freepik

Muitas vezes, mergulhamos tão profundamente nas obrigações e demandas dos filhos que esquecemos de olhar para nós mesmas

A maioria das escolas voltam às aulas esta semana, mães enlouquecidas pensando no material, na mochila, no uniforme, no lanche, enfim, em toda rotina que as crianças vão precisar para os próximos 6 meses. E essa volta à rotina escolar, deveres e comprometimentos nos fazem nos perguntar: e a nossa saúde mental, onde fica?

As férias escolares para mim são desafiadoras. Como autônoma, não tenho férias programadas e preciso de uma estrutura para me manter organizada. Contudo, durante esse período, as crianças geralmente não têm horários definidos para dormir, acordar ou se alimentar, o que desfoca a minha rotina pessoal e pré-estabelecida.

Este ano, ainda terei um novo desafio: um dos meus filhos estudará pela manhã e o outro à tarde, sendo cada um em uma escola diferente. Com essa nova dinâmica familiar, é essencial encontrar maneiras de adaptar essas mudanças sem deixar de lado as minhas próprias necessidades. Isso é fundamental, principalmente para minha saúde mental.

Imagem em Freepik

Muitas vezes, mergulhamos tão profundamente nas obrigações e demandas dos filhos que esquecemos de olhar para nós mesmas. Somos tomadas por um turbilhão de pensamentos, sentimentos e responsabilidades que nos desgastam, e, assim, vamos lentamente nos perdendo nesse estilo de vida insano da maternidade. O que não podemos esquecer é que cuidar de nós mesmas é tão importante quanto cuidar deles.

Ontem, ao me deitar, reservei um momento para esvaziar minha mente e meditar. Durante essa prática, imersa em uma sensação de paz, refleti sobre a falta que o autocuidado faz na minha vida. “Preciso incluir na minha rotina algo que cuide da minha saúde física”, pensei. Este é um ano especial para mim, pois completo 50 anos, e é fundamental que eu tenha um olhar mais atento ao meu corpo e ao que posso fazer por ele.

Agora, eu te convido a fazer o mesmo. Com essa nova fase que se inicia da volta às aulas, como você pode inserir um momento para você em meio a tantas responsabilidades?

Aconselho a reservar de 15 a 30 minutos por dia para fazer algo que você ama, seja ler, fazer um curso online ou simplesmente tomar um banho relaxante.

Pratique atividades que te façam sentir bem; pode ser uma caminhada, yoga ou até dançar em casa. O importante é movimentar-se!

Imagem em Freepik

Experimente preparar pelo menos uma de suas refeições com carinho, incluindo alimentos que você aprecia e que nutrem seu corpo. Lembre-se, você também tem direito a se alimentar bem! Mantenha contato com amigos e familiares, pois momentos de conversa e risos são essenciais para trazer leveza à rotina. Além disso, experimente técnicas de respiração ou meditação para trazer um pouco de paz e clareza ao seu dia. Se conecte com a natureza para renovar suas energias.

Lembre-se de que cuidar de si mesma não é um ato de egoísmo, mas um passo fundamental para ser a mãe que você deseja ser. Ao encontrarmos equilíbrio entre nossos cuidados pessoais e as obrigações familiares, podemos viver uma maternidade mais plena e saudável.

Que este retorno às aulas seja um momento não só de organização, mas também de redescobrimento. Que você olhe para si mesma com carinho e, ao fazer isso, inspire seus filhos a também valorizarem seu próprio bem-estar. Afinal, a verdadeira felicidade na maternidade começa quando conseguimos estar bem conosco.

Vamos juntas nessa jornada e bom início de ano!

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Gisele Ribeiro é profissional de marketing, terapeuta integrativa e autora do livro”Diário de uma mãe nada especial – Desmistificando a mãe idealizada” no qual compartilha detalhes íntimos da sua trajetória na maternidade e como isso mudou sua, principalmente a profissional.

Demais Publicações

Paulo Maia lança obra para pensar a vida no intervalo entre um silêncio e um sorriso

“Entre o silêncio e o sorriso: palavras de um certo lugar no tempo” é um mosaico de ideias e sentimentos com textos que convidam a refletir sobre o humano e suas contradições

A volta às aulas que nos devolve o fôlego

É a chance de recolocar os móveis da rotina no lugar, de regrar os afazeres, de acalmar a mente que viveu em estado de alerta constante por semanas

Comunicação é a chave para destravar resultados

Resultados consistentes começam quando a comunicação deixa de ser intuitiva e passa a ser estratégica

O ano em que líderes se separaram definitivamente de executores

Posicionar-se é escolher como se deseja ser percebido antes que o mercado faça isso por você

Eva e a construção histórica da culpa feminina

O mito de Eva não é apenas teologia; é a narrativa que sustenta estruturas e que, por isso, precisa ser rasgada, denunciada, desconstruída

Fevereiro chega intenso e cheio de movimentos importantes

Fevereiro chega convidando você a sonhar sem medo, agir com consciência e espalhar amor por onde passar

Como tornar uma empresa atrativa para várias gerações?

Um ambiente verdadeiramente diverso exige flexibilidade e, acima de tudo, compreensão do que a empresa espera de seu crescimento

Que tal a dieta plant-based no verão?

Uma alimentação baseada naquilo que vem da terra

Pi-ta-da

Foi assim, creio eu, que começou um movimento de aproveitamento desse termo tão gracioso para outros fins mais poéticos, menos estressantes

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções