Skip to content
Ajudo você a fazer o seu roteiro personalizado para a sua próxima viagem

Viajar é mais do que um bilhete na mão!

Design Dolce sob imagem por Sinenkly em Canva

Para evitar perrengues é fundamental entender que, quando se viaja, existem normas que devem ser seguidas

Eu sempre digo que viajar vai muito além de ter um hotel reservado e uma passagem de avião comprada… Esta semana ficou conhecido o caso de um casal brasileiro que tinha como destino Cancun com conexão em Miami. O voo seria feito pela American Airlines e o casal escolheu assentos na saída de emergência da aeronave. Mas quando o casal foi fazer o embarque, ao serem questionados se falavam inglês o suficiente para auxiliar os comissários de bordo em caso de emergência a resposta foi que conseguiam se comunicar.

A funcionária de terra da empresa então disse que eles precisariam mudar os assentos, que o avião estava cheio e que seria preciso eles fazerem um voo separado. A mulher iria naquele voo em um assento fora da saída de emergência e o rapaz seria colocado no próximo voo para o destino. Foi aí que começou a discussão.

O casal se mostrou indignado e começou a bater boca com a funcionária da companhia aérea. A confusão foi tão grande que o casal acabou preso e teve um pernoite na cadeia de Miami.

Design Dolce sob imagem por Markus Winkler em Canva

Mas, afinal, por que eles não podiam sentar-se na saída de emergência?

O fato é que existem algumas normas que são regulamentadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e as agências reguladoras da aviação de cada país. Entre estas normas, está a da saída de emergência.

Alguns requisitos são:

– Ter idade entre 15 e 59 anos

– Possuir mobilidade e força suficiente para manusear a porta de saída

– Ser fluente em inglês ou no idioma do país da companhia

– Poder se comunicar oralmente com os demais passageiros e com a tripulação

– Não possuir nenhuma deficiência auditiva ou visual

– Não ser ou estar acompanhando pessoas com necessidades especiais ou dificuldade de locomoção

– Não é permitido o uso do assento por gestantes

– Não é permitido o uso do assento por passageiros que necessitem de cindo de segurança extensor

No caso relatado, o casal não tinha conhecimento do idioma suficiente para sentar nos assentos escolhidos. Dessa forma, a colaboradora da empresa aérea os barrou e ofereceu uma alternativa para que eles chegassem a Cancun.

Eu já passei por esse interrogatório e, inclusive, uma vez em que eu estava com minha mãe ela teve que mudar de lugar (ela tem mais de 59 anos). Viajamos separadas, mas, para nós, o importante foi chegarmos ao destino em segurança.

Design Dolce sob imagem por kieferpix em Canva

Viajantes precisam saber quais são as normas para fazer uma viagem. Isso é de suma importância para que a viagem transcorra bem e sem perrengues como foi o caso do casal.

Aliás, eles continuam em Miami. Como têm familiares no país, estes pagaram a fiança e o casal foi para um hotel. Ainda não voltaram para o Brasil. O problema é que as tão sonhadas férias terminaram em um perrengue daqueles!

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Andrea Barros é paulistana, libriana com ascendente em leão, mãe de dois shitzus, o Tom e o Luke. É também bacharel em Direito e jornalista pós-graduada em Jornalismo Cultural. Sócia é sócia da AB Tours, especialista na elaboração de roteiros personalizados e consultoria de viagens há mais de 25 anos. Já visitou mais de 58 países e contando…

Demais Publicações

E esse frio inesperado?

Eu como uma grande fã de caldos e sopas, já me preparo para esse momento

O diário secreto de Miss Marple

Aquelas anotações noturnas foram meu primeiro ensaio de investigação – mas não de crimes, e sim de mim mesma

A volta das férias

Com a volta das férias, é hora de retomar as rotinas de cuidado pessoal e se sentir renovada

The Enchanting Sound of the Violin in Service of Art

Violinist Marina Andrade presents an inspiring journey to all who believe in the power of art to evoke emotions with a sonic charm capable of eternalizing moments

O encantador som do violino a serviço da arte

A violinista Marina Andrade apresenta uma trajetória inspiradora a todos que acreditam na força da arte para suscitar emoções com encanto sonoro que tem o poder de eternizar momentos

A minha melhor viagem

Nem sempre a melhor viagem já passou, mas ela pode ser aquela que ainda está por vir

São Paulo, 472 anos

A fascinante beleza noturna da maior metrópole da América Latina

O glamour em sua casa

Assim como na moda, a decoração de interiores também é marcada por marcas e produtos que transcendem o simples ato de decorar

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções