Skip to content

Destaque global do Brasil cria oportunidades de engajamento para marcas

Divulgação

Estudo "Jaé #11", da agência 3mais, aponta crescimento nas buscas por Brasil no ambiente digital. Impacto de nossas tendências culturais abre caminho para novas perspectivas

Nos últimos anos, o Brasil tem se destacado internacionalmente, com aumento significativo nas buscas globais relacionadas ao País. Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, as pesquisas pelo termo “Brazil” no Google cresceram 2,5 vezes, passando de 25 (na métrica do Google Trends) para mais de 60. Já no TikTok, a hashtag #Brazil quase dobrou, indo de 40 para 75 no índice da plataforma. Esses dados, apurados no estudo “Jaé #11 – O Brasil no Centro”, realizado pela agência 3mais, mostram o Brasil como um dos países com maior engajamento digital, gerando novas oportunidades para marcas que querem se conectar a um público global.

O levantamento mostra, entre outros pontos, que marcas podem aproveitar esse momento para se conectar ao Brasil de maneira autêntica e expandir seu alcance. “Marcas que criarem campanhas com elementos da brasilidade terão grandes chances de conquistar novos públicos, incluindo internacionais. A brasilidade é mais do que estética, pois representa influência que impulsiona ações globais”, afirma Rômulo Vieira, gerente de Inteligência e Estratégia de Marca da agência e responsável pelo estudo.

Para posicionar uma marca com sucesso, de acordo com o gerente da 3mais, é necessário escolher bem o ângulo da brasilidade a ser explorado, investir em esforços transnacionais para expandir o alcance e aproveitar o engajamento orgânico gerado por criadores e usuários nas redes sociais.

A cultura brasileira tem se tornado diferencial estratégico para empresas, representando poderosa ferramenta de “soft power“, que é a capacidade de atingir objetivos por meio do convencimento. Segundo Vieira, a cultura brasileira, agora mais global, oferece oportunidade única para quem busca dialogar com consumidores influenciados por essa onda.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Imagem em Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

Rei do engajamento – Com população altamente conectada – cerca de 190 milhões de pessoas online –, o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em tempo de navegação na internet, com média de 9 horas e 13 minutos diários, ficando atrás apenas da África do Sul. Essa conectividade ajuda a consolidar o País como potência digital que impacta globalmente com sua diversidade cultural.

De acordo com a análise, nossa presença nas telas e plataformas digitais aumentou significativamente. Em 2024, criadores e artistas brasileiros receberam destaque internacional, principalmente por meio de conteúdos relacionados à música, esporte, moda e gastronomia. Para marcas e criadores de conteúdo, a ascensão da brasilidade no ambiente digital representa grande oportunidade para ampliar o alcance e o engajamento mundial.

O Brasil é um verdadeiro “rei do engajamento”. Em 2024, por exemplo, a união de atletas e ídolos nas Olimpíadas de Paris gerou resultados digitais expressivos, com 41 milhões de seguidores distribuídos entre 65 atletas, destacando-se a campeã olímpica de judô Beatriz Souza, com aumento de 23.000% em seus seguidores. Influenciadores e artistas internacionais passaram a olhar para o Brasil, participando de brincadeiras virais e conteúdos envolvendo os brasileiros.

Imagem contemporânea e dinâmica – Vídeos, memes e conteúdos sobre arte, música, dança e festas populares, incluindo o Carnaval, são formas de exportar imagem contemporânea e dinâmica do Brasil. Esses conteúdos reforçam características positivas como hospitalidade, criatividade e diversidade, conforme explica Katya Hochleitner, doutora em Estética e História da Arte pela USP, ouvida para o estudo.

O estudo Jaé, da 3mais, mapeou tendências relacionadas ao Brasil nas redes sociais TikTok e YouTube, entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. No TikTok, os vídeos mais populares sobre o Brasil envolvem as temáticas “Funk” (50%), “Por Dentro do Brasil” (23%), “Passinho Gringo” (21%) e “Estética Brasileira” (17%). O futebol também tem destaque, com 15% dos vídeos relacionados. “Funk”, em particular, teve grande crescimento a partir de 2024, junto com “Estética Brasileira”. No YouTube, o futebol brasileiro é o assunto mais procurado (40%), com vídeos nostálgicos das seleções de 2002 e 2006, seguido pelo funk (22%).

O Brasil, com sua música, estética e cores, voltou a ser reconhecido globalmente, criando novas oportunidades para marcas que souberem se conectar com essa tendência. E, para isso, nada melhor do que os próprios brasileiros, que sabem como viralizar e gerar engajamento”, conclui Vieira.

Clique aqui para se cadastrar e baixar o estudo completo.

Divulgação

Publicidade | Dolce Morumbi®

A 3mais nasceu em 2000, como Agência3, com a vontade de criar comunicação única, focada em dados, colaboração, resultados e empatia. Desde lá, consolidou-se como uma das maiores agências independentes do Brasil, evoluindo seu olhar sobre as relações com as marcas. Hoje, não se limita a ser apenas uma agência, mas uma aliada estratégica que oferece um ecossistema abrangente de soluções em comunicação, indo da inteligência de dados ao crescimento sustentável, construindo relevância e legado, entregando mais disrupção, eficiência e singularidade e acreditando na inovação como forma de gerar impacto para o mundo. Sabe que, para fazer mais, é necessário ir além de ideias, apresentações e anúncios. É preciso ser mais.

@somos3mais

Demais Publicações

The Voice, the Lyrics, and the Versatility of Paula Araujo’s Music

After shining on The Voice Brasil, singer Paula Araujo innovated by migrating to TikTok, where she found the artistic freedom to dedicate herself to original music

A voz, a letra e a versatilidade da música de Paula Araujo

Por Paulo Maia Em uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, uma menina de três

O sucesso medido com a própria régua

Sucesso só faz sentido quando dialoga com os desejos e valores individuais

Yuval Noah Harari faz alerta sobre IA: “Precisamos tê-la sob controle para que ela não domine o mundo”

No palco do hsm+ 2025, o historiador e futurista diz, porém, que ainda há tempo de tomar a dianteira e preservar os próximos 25 anos

Negociar não é competir

Quem negocia entende que, em cada conversa, existe a chance de criar um mundo melhor, mais colaborativo e humano

O dia em que travei e o que aprendi sobre abraçar meus limites

Quando silenciamos o ruído interno, as respostas vêm, as soluções aparecem e a vida encontra um jeito de se reorganizar

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
banner-podcast-qgestao-juliana-divulgacao-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções