A palavra experiência no mercado de luxo possui uma conotação bastante peculiar, pois transcende a mera “experiência” de provar algo.
Por exemplo: um ateliê de alta costura pode receber clientes com uma decoração incrível, uma trilha sonora e aromas exclusivos na atmosfera da loja, além de recepcionistas finamente vestidas e treinadas para recepção e condução de seus clientes. São detalhes que evidenciam a promessa da “experiência” da marca, criando uma vivência marcante e comparável a algo que surpreendente.
Experiência no mercado de luxo é aquela que permite que a pessoa tenha uma intensa percepção de valores agregados à exclusividade do serviço ou produto. Além dela própria sentir-se “única”.
Se você ainda está considerando um diferencial para o seu produto ou serviço, esteja ciente de que associá-los a alguma forma de “experiência” provavelmente agregará uma certa dose de qualidade a eles e, provavelmente, atingirá a satisfação de seus clientes.

Profissionais com produtos ou serviços mais populares e premium costumam aplicar os mesmos princípios do conceito para criar uma entrega mais próxima de um artigo de luxo.
Aliás, é importante salientar que o luxo não está, necessariamente ou somente, relacionado a um estilo de vida caro. Luxo está relacionado a sonhos, valores e muitas crenças que pessoas possuem, e o principal que dá o tom da “experiência”: a sensação de possuir, usar ou experimentar (olha a palavra ai) algo único. Luxo tem a ver com exclusividade. É algo que eu tenho e o outro não.
Experiência é sempre individual. Não confundir com vivência, que pode ser coletiva. O Luxo é uma percepção de exclusividade.
O mercado da experiência é diferenciado e muito exigente, busca sempre a excelência em atendimento com impecável infraestrutura. A mão de obra deve ser qualificada; o profissional precisa ter amor pelo que faz. Isso em todas as áreas e níveis de profissionais.
Estar informado é o grande passo à frente do diferencial entre profissionais, produtos e serviços.
No mercado de luxo, a experiência é parte da comunicação que vai além da venda; ela conta uma história que conecta e reflete a sofisticação da marca (storytelling). Por isso, quando você entra em uma loja de grandes marcas como Dior, Armani, Versace, cada uma produz um sentimento diferente a partir das experiências sensoriais vivenciadas já na entrada da loja. Expressões usadas como “única”, “exclusiva”, “edição limitada”, “hecho a mano”, criam muita conexão emocional com o cliente.

Além disso, é importante explorar o savoir-faire, os valores adquiridos da marca, sua herança contada e convidar a pessoa a fazer parte daquele mundo.
Para quem quer lançar um produto ou negócio de luxo, a palavra chave é “experiência”. Para as startups, nesse contexto, tal palavra não significa ter um histórico no mercado, mas sim, próximo como encontrar alguma coisa ou passar por algo muito pessoal e marcante. Se o seu mercado-alvo de um produto ou serviço é o luxo, você deve estar preparado para se perguntar qual a verdadeira experiência e – importante –, única que se pode oferecer ao cliente.

As experiências no mercado de luxo são consideradas como: arte, ciência, sentimento, estratégia, exclusividade e valor. Por isso os valores também estão mudando no mercado de luxo.
Não necessariamente a experiência tem a ver com o valor monetário investido, como citei acima. Muitas vezes o simples ato de degustar uma alimentação vegana em um restaurante na montanha que abre para visitação uma vez ao mês, tem um valor incomensurável. Outro exemplo são roupas customizadas por artistas que pintam obras de arte em estamparia manual e vendem diretamente em locais volantes, onde não existem réplicas de suas artes. Tudo isso faz com que um perfil de público invista neste valor apreciando toda a experiência do envolvimento e prazer vivenciado.
Você já deve ter escutado a frase, “Comi aquela geleia de frutas vermelhas, um luxo!”. A experiência vivida naquele momento marcou e agregou um valor exclusivo não à geleia, mas ao ato de degustá-la, tornando essa “experiência”, o artigo de luxo.
Por isso, minha querida leitora e querido leitor, eu como especialista em moda e no mercado de luxo, posso assegurar que, na vida e na construção de valores, as “experiências” vividas em todos os sentidos nos deixam lembranças devido a forma que tais tenham nos impactado, fazendo daquele momento (que se associa ao produto ou ao serviço) algo que superou expectativas. E, na verdade, quem não gosta de ser surpreendido com uma grande experiência?
Espero que tenham gostado, e te aguardo até a próxima semana!
Um grande abraço.
1 Comments
Gostaria de expressar minha admiração pelo seu trabalho e talento.
Sei que sua dedicação e paixão pela moda têm um impacto muito positivo em muitas pessoas.
Parabéns pelo excelente trabalho que você realiza. Continue sendo essa inspiração para todos ao seu redor!
Atenciosamente,
May