Por Paulo Maia
O dia de um casamento é uma obra-prima de emoções. Cada sorriso, cada lágrima de alegria, cada abraço apertado… são esses os momentos que verdadeiramente contam a história de um amor verdadeiro. Enquanto os noivos são o coração do evento, a alegria contagiante dos seus convidados e familiares é o que transforma o dia em uma memória inesquecível: os avós que se emocionam durante os votos, os amigos que explodem em risadas na pista de dança, os pais que olham com orgulho e ternura.
Para Adriano Alves, 41, fotógrafo profissional há 22 anos, especialista em fotografia de casamentos, é este o espírito que considera fundamental para que o resultado de seu trabalho seja o registro definitivo do dia mais importante dos noivos e seus familiares, aquele que é a celebração de uma união testemunhado pelas pessoas que são consideradas suas queridas.
Muito do que contribuiu para que Adriano forjasse essa peculiar especialização começou com sua formação profissional quando iniciou no mercado fotográfico ainda em laboratório, revelando fotos ainda em filme, geralmente de acetato de celulose.
Antigamente, a revelação de fotos era um processo químico e demorado, realizado em um quarto escuro. O processo envolvia a exposição de um filme fotográfico à luz, seguido pela imersão em diferentes soluções químicas para criar uma imagem visível. Neste processo, era preciso desenvolver uma técnica com um olhar crítico, buscando identificar uma boa foto, o que significava qualificar o foco, enquadramento, distância do objeto ou da pessoa fotografada etc. Adriano crê que este aprendizado foi dando-lhe um certo instinto em buscar uma certa “essência” do momento, transformando-o em uma imagem na qual este pudesse ser identificado como a coisa mais importante daquele registro.
Adriano começou sua carreira na região do ABC, onde reside e tem seu escritório, fotografando para diversos eventos, em especial para casamentos, e aos poucos seu trabalho foi sendo reconhecido e passou a ser requisitado para trabalhar em diversas outras regiões, incluindo o interior do estado de São Paulo.
De início, ele oferecia também serviços de vídeo e aliava filmagem com a fotografia, porém, começou a perceber que estas técnicas de registro acabavam caminhando em linguagens distintas que nem sempre convergiam para um mesmo resultado que esperava entregar. Acabou entendendo que estes recursos deveriam trabalhar com propósitos diferentes, afinal, um vídeo pode incluir outros elementos como sons e efeitos especiais e criar uma narrativa mais ampla que leva uma mensagem única.
Já a fotografia registra um instante que traduz em uma memória imediata de um afeto, de um gesto, de um acontecimento e, justamente por captar aquele momento, produz uma mensagem que às vezes não se traduz em palavras e leva a interpretações pessoais que tocam no emocional das pessoas.
Ao perceber essas diferenças, decidiu então entregar as ofertas de vídeo a parceiros e concentrar seu trabalho apenas na fotografia, o que o fez liberar seu talento em registrar a espontaneidade dos gestos e, por consequência, o emocional liberado na experiência do evento.
Sábia decisão, pois pode concentrar sua técnica e habilidade em captar a essência que nenhuma pose pode produzir. “Para mim, a maior prova de um casamento bem-sucedido é a felicidade estampada no rosto de quem vocês amam. Essas são as imagens que revelam o quão especial e significativo foi ‘sim’ do noivo, da noiva; o choro e o sorriso dos presentes; o riso espontâneo e a felicidade que somente um momento único pode proporcionar!”, cita Adriano.
Ganhou seu trabalho, ganhou quem dele se apropria. Não apenas em qualidade, mas em exclusividade, em excepcionalidade. Uma imagem que revela a emoção, o sentimento do fotografado.
Ao se dedicar exclusivamente no registro fotográfico, Adriano entende que está criando memórias afetivas que irão durar para sempre. Apesar de hoje ser banal o registro de imagens por celulares e estas estarem armazenadas de forma digital, Adriano sabe que apresentar um registro fotográfico em um álbum, por exemplo, é ainda de um valor inestimável. “A fotografia é uma ponte para o passado. Meu objetivo é entregar mais do que um álbum de fotos; ofereço, na verdade, um tesouro de memórias afetivas. Cada imagem é tratada para que, ao revisitá-la daqui a 10, 20 ou 50 anos, os noivos ou quem quer que tenha participado daquele evento, possam sentir exatamente a mesma emoção daquele instante”, complementa.
Para quem avalia seu trabalho, entende que o que o Adriano entrega tem um diferencial de algo autoral, ou seja, aquele registro foi feito especialmente para aquelas pessoas. Por isso cujo valor é inestimável.
Seu trabalho é bastante reconhecido nacionalmente, atuando em vários estados do Brasil e também no exterior, onde fez já fez trabalhos em Paris e Veneza.
Hoje tem uma parceria em especial com o Recanto Santa Rita, no Riacho Grande em São Bernardo do Campo, espaço bem tradicional que realiza casamentos há mais de 34 anos. Uma parceria que já se estende por 12 anos – inclusive fez seu casamento lá! O espaço o reconhece como um dos melhores profissionais do mercado, entendendo que ele está à altura do que o espaço quer entregar aos seus clientes, ou seja, não apenas um trabalho de qualidade e excelência, mas o algo mais que surpreende e que emociona.
Adriano está sempre se atualizando, não apenas nas mais modernas técnicas de fotografia e no que de melhor o mercado proporciona, mas também está sempre estudando e buscando entender o que as pessoas gostariam de receber além de um registro fotográfico. Ele sabe que, em se tratando da emoção de uma união matrimonial, cada participante tem um desejo: o de estar presente emocionalmente de corpo e alma. E isto ele quer perceber quando se vê em uma imagem.


Há 34 anos surgia o Recanto Santa Rita, local idealizado pela proprietária e diretora executiva Marlene Vargas Mairena Lutfi, que através de muito trabalho e dedicação, fez de seu sonho a realidade de muitos casais. Hoje o Recanto Santa Rita é referência no mercado de eventos para casamentos.
Privilegiado por sua localização, atende os mais diversos e exigentes públicos, da grande São Paulo e litoral paulista, realizando casamentos, bodas, festas de aniversário e eventos corporativos. Cada evento recebe uma identidade diferente para que cada momento seja único.
Com magia, profissionalismo, excelência e sofisticação o Recanto Santa Rita traz tranquilidade, requinte e segurança para quem opta em casar-se no campo, com infraestrutura que se adequa a qualquer clima, podendo acontecer em dias de sol ou com chuva, com três opções de altar. Seja sobre o deck da represa, no altar da piscina atravessando a passarela de vidro ou sob a cúpula com vista para a represa.
O Recanto Santa Rita faz os sonhos dos casais se concretizarem com uma equipe altamente treinada e especializada. Tudo acompanhado de cardápios personalizados, por chefs renomados e uma decoração impecável que nos faz transportar para um cenário de cinema.
@recantosantaritaoficial

Paulo Maia é editor do Portal Dolce Morumbi®
Ainda não há comentários para esta publicação