Assim como escrevi há algumas matérias atrás, estar nas redes sociais não é mais opcional.
Mas estar de qualquer jeito pode ser até pior do que não estar. O que atrai seguidores, clientes e oportunidade não são milhões de curtidas, é a qualidade da sua comunicação.
Não estamos atraindo algoritmos, mas pessoas. E pessoas compram de quem transmite confiança, verdade e clareza.
Então parar, avaliar e definir quem é o seu cliente, quem consome seu produto e como se conectar com ele deve ser sua primeira estratégia, eu sei que exige atenção, tempo e um pouco de estudo para ser mais assertiva, eu mesmo nem sempre me atenho a tudo isso, porém saber que estas informações são importantes pode fazer a diferença nos seus resultados.
Sua bio é o seu pitch em uma frase (já temos uma matéria falando sobre pitch). A maioria das pessoas escrevem algo genérico como “empresária/ mãe/ sonhadora”. Isso não gera ação.

Transforme sua bio em promessa de valor. “Ajudo mulheres a multiplicarem suas vendas com técnicas de comunicação persuasiva”.
Seus posts devem começam fortes. A primeira linha do seu post é como a vitrine de uma loja, decida se a pessoa entra ou passa reto. Evite abrir com “Bom dia” ou “Hoje quero falar sobre…”. Prefira perguntas ou afirmações provocativas: “Você sabia que a sua forma de escrever pode estar afastando seus clientes?”
Posts stories com chamadas claras. Stories não são só para mostrar café e rotina. Eles precisam criar ação. Sempre termine com algo como “Me responde aqui”, “Arraste para cima”, “Me chama no direct”.
Imagens comunicam antes do texto. O cérebro lê imagens 60 mil vezes mais rápido do que palavras. Use fotos, vídeos com expressões faciais coerentes com a mensagem. Se for falar de vitória, sorria. Se for falar de dor, mostre seriedade. A coerência gera confiança.
Vídeos curtos, com início magnético. Nos primeiros 3 segundos a pessoa decide se continua assistindo ou não. Comece com algo que quebre padrão. “Se você ainda não acha que precisa de milhares de seguidores para vender, este vídeo é para você”.
Esses ajustes não exigem equipamentos caros nem grandes equipes. Exigem apenas consciência e intenção.

No próximo dia 25 de agosto no Encontro Mulheres de Negócio, no Lideri em Limeira, vou aprofundar um pouco mais esses temas. Como ajustar sua comunicação para gerar conexão, autoridade e vendas, tanto nas redes quanto na vida real.
Se você não estiver em Limeira, leve este artigo como um presente, um convite para revisar hoje mesmo seu perfil, seus posts e suas falas. Porque no fim, não é sobre seguidores, é sobre impacto. Se alguém entrasse agora no seu perfil, encontraria autoridade e desejo… ou apenas mais um feed esquecido no meio de tantos outros?