Skip to content

Caminho: a Beleza é Enxergar!

Design Dolce sob imagem por Syda Productions em Canva

Acredito na cultura, na educação e na proteção social como ferramentas essenciais à emancipação individual e coletiva

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Por André Naves

Olá, amigo leitor e amiga leitora da Dolce Morumbi®!

Acredito que vocês já me conheçam pelos meus textos publicados aqui, mas, por desencargo de consciência, torno a me apresentar: meu nome é André Naves. Sou Defensor Público Federal, especialista em Direitos Humanos, Inclusão Social e mestre em Economia Política. Também sou Comendador Cultural, escritor, professor.

Acredito na cultura, na educação e na proteção social como ferramentas essenciais à emancipação individual e coletiva. Assim, sou conselheiro do Chaverim, grupo de assistência às pessoas com deficiência intelectual e psicossocial, além de diversas outras organizações voltadas à inclusão social.

Sou conhecido como colunista de diversos meios de comunicação, além de consultor de inclusão social e palestrante. Estou sempre trabalhando pela construção de estruturas sociais sustentáveis, inclusivas e justas.

Foi pensando nisso que resolvi contar algumas memórias da minha vida. Com isso, eu queria criar um maior envolvimento social com a cultura de doar e com a filantropia.

Para isso, além das histórias que eu contarei nesse livro pré-lançado, as ilustrações foram belamente desenvolvidas numa especial Oficina de Artes do Chaverim.

Vale a pena lembrar que todo rendimento será doado para instituições vinculadas ao desenvolvimento social sustentável, inclusivo e justo.

O livro convida o leitor à leitura prazerosa e desinteressada, mas também ao estudo mais atento e à releitura, por meio de diferentes camadas de entendimento. Logo de início, um verdadeiro “abrir de cortinas”, há 1 apresentação. Em seguida, 3 prefácios iniciais são como que batidas nas portas desse caminho.

Design Dolce sob imagem por Vextorfair S em Canva

Ainda no início, metaforicamente ainda envolto às trevas do coma, vou retomando a luz… Passo a relembrar…

De onde vindes? Essa é a primeira questão que devo responder. Quais as minhas raízes? Quais perfumes, sabores, sons, me acompanham?

Quem vem lá? Essa é a segunda questão. Passo a recordar minha Individualidade, a Identidade sendo constituída desde a infância, a minha personalidade, ora inata, ora moldada pela minha família, minhas amizades, minhas experiências…

Faço uma dura, porém essencial, digressão e conto do acidente que sofri. As minhas memórias são como sementes que afloram mostrando que a coletividade é essencial à Individualidade.

O que trazeis? Essa é a terceira questão que minhas memórias tentam responder. Reflexões sobre superação das pedras que encontrei durante meu caminho. Cantos de inspiração, baseados na disciplina, filha da força, na perseverança, broto da beleza, e na alteridade, a mais bela flor da sabedoria.

O que vindes aqui fazer? Essa é a quarta questão apresentada. Representa nosso dever primordial. É a indicação de que nossa dignidade individual molda a estrutura social, e, nesse sentido, o nosso caminho deve ser de celebração da diversidade, de enaltecimento das características individuais únicas.

Só assim, com inclusão, educação e trabalho, nosso caminho produzirá estruturas sociais justas, criativas e inovadoras: essa é a resposta à última questão de nossa consciência…

O que desejais? Construir estruturas sociais sustentáveis, inclusivas e justas.

Caminho: a Beleza é Enxergar!

Autor: André Naves
Editora: Uiclap
Caminho: A Beleza é Enxergar”, ganhou o prêmio Best Sellers, da Editora Uiclap. Os interessados podem acessar o link para adquirir um exemplar: bit.ly/3Uh0X8e. Lembrando que todo o rendimento proveniente das vendas é doado a instituições que promovem a inclusão social, apoiando a filantropia e a cultura de doar. Publicado em abril de 2024, com uma capa repaginada e algumas atualizações da primeira edição, lançada em 2023, a obra também esteve na última Bienal do Livro de São Paulo, em 2024 e sua 2ª edição está na Bienal do Livro Rio 2025, que acontece até o dia 22 de junho, no Riocentro (RJ).

André Naves é Defensor Público Federal formado em Direito pela USP, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social; mestre em Economia Política pela PUC/SP. Cientista político pela Hillsdale College e doutor em Economia pela Princeton University. Escritor e professor

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

Planos e metas alimentares

Uma alimentação vindo daquilo que é natural e diretamente da terra é a visão mais clara da nova pirâmide

Nada será como antes

A antevisão de um final, seja da vida terrena em si, ou de qualquer coisa a que nos apegamos, pode ser angustiante

Dia Internacional do Fetiche: Spicy Club comemora a data com edição especial da Circus RolePlay

Evento acontece no dia 16 de janeiro de 2026 e propõe uma experiência imersiva, sensorial e inclusiva para praticantes, curiosos e iniciantes do universo fetichista

Serra Negra, o charme do interior paulista que virou destino de bem-estar

As montanhas que cercam a cidade ajudam a manter o clima ameno durante todo o ano e proporcionam mirantes espetaculares

8 dicas para ensinar educação financeira para crianças e jovens

Pesquisa revela que 91% dos brasileiros não tiveram educação financeira na infância, mas gostariam de ter recebido esse aprendizado

Waldo Bravo expõe “Duchamp revisitado”

Uma oportunidade para as pessoas verem ou revisitarem seus conceitos de uma forma nova, criativa, irreverente e com humor

Rito de Jan

Só você sabe me tirar o chão com um toque e me ensinar o céu com um suspiro

A invasão e a prisão do presidente da Venezuela pelos EUA são legítimas ou ilegítimas?

Acontecimentos que expuseram uma zona cinzenta onde princípios tradicionais entram em choque sobre segurança, legitimidade política e combate a regimes autoritários

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções