Dolce Criança
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Como psicóloga, é meu trabalho ajudar crianças a descobrirem o que sentem. Muitas vezes é uma batalha difícil, já que a grande maioria das crianças responde com um “não sei” desanimador quando solicitadas a refletir sobre como estão se sentindo. Outras vezes respondem com um “bem” (quando o bem, na verdade, não é tecnicamente considerado um estado de sentimentos).
A experiência das emoções é tão universal e inata a quem somos como seres humanos que os pais muitas vezes assumem erroneamente que a autoconsciência de uma criança em relação aos sentimentos também ocorre naturalmente.
A verdade é que, tal como qualquer outra habilidade vital para o desenvolvimento social e emocional saudável do seu filho, aprender a identificar e lidar com as emoções precisa de ser apoiado e encorajado.
Por que ensinar as crianças sobre os sentimentos é tão importante?
- Normalizar os sentimentos diminui a ansiedade
Emoções intensas é comum na experiência humana. No entanto, para uma criança pequena, grandes sentimentos podem parecer assustadores e opressores. Abrir espaço para as emoções fortes do seu filho e validar a sua experiência permite que ele desenvolva uma aceitação saudável dos seus sentimentos. Quando seu filho não luta contra seus sentimentos, o estresse e a ansiedade indevidos são eliminados.
- Conhecer nossas emoções promove a inteligência emocional
Muitos pais esperam automaticamente que seus filhos saibam como expressar seus sentimentos de maneira saudável. No entanto, o primeiro passo para lidar com as emoções é ser capaz de identificá-las. Quando você familiariza seu filho com um amplo vocabulário da linguagem emocional, ele será mais capaz de identificar o que está vivenciando. A sintonia emocional é um alicerce vital da inteligência emocional.
- Aprender como se acalmar reduz comportamentos prejudiciais
Depois que uma criança desenvolve as habilidades para identificar suas emoções, ela pode começar a desenvolver autoconsciência em torno do que a acalma. Este é um processo de tentativa e erro onde você pode acompanhar seu filho para ajudá-lo a observar e identificar o que parece diminuir seu estresse fisiológico.
- Trabalhar com emoções libera a criança para dar o melhor de si
Se uma criança cair num padrão de supressão de sentimentos, ela será incapaz de funcionar em toda a sua capacidade de desenvolvimento. Os sentimentos não resolvidos permanecem no subconsciente, onde comprometerão os recursos internos e a energia mental que seu filho precisa para funcionar no ambiente do dia a dia.
- Aprender sobre as emoções também ajuda os pais
É fácil encorajar a supressão de sentimentos de uma criança através de declarações como “pare de chorar, um jogo perdido não é grande coisa”. Sua tentativa bem-intencionada de ensinar a razão ao seu filho será perdida em um cérebro em desenvolvimento que está sendo inundado com hormônios do estresse. A conclusão? O cérebro do seu filho (e o seu) não consegue aprender enquanto está em um estado de emoção intensificada. Quando permitimos que o sentimento vá e venha, todos ganham.
- Trabalhar com sucesso as emoções é a base de uma boa saúde mental
Se nos expressarmos se tornar rotina, estaremos menos propensos a nos envolver em padrões negativos de enfrentamento que levam à ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.
- A saúde emocional é fundamental para a saúde física
Tal como acontece com os adultos, não é incomum que os sentimentos não resolvidos de uma criança se manifestem fisicamente através de sintomas corporais, como dores de cabeça, dores de estômago, problemas de pele, ou tenham enurese noturna.
- Cultivar uma boa saúde emocional abre caminho para a saúde e o bem-estar a longo prazo
Se formos honestos, muitos pais ainda estão tentando descobrir como cuidar de si mesmos emocionalmente, devido a terem uma estrutura fraca de inteligência
emocional quando crianças. Começar cedo com seu filho dá-lhe uma vantagem no bem-estar emocional a longo prazo.
Coloco aqui uma lista de livros e filmes que podem te ajudar a ensinar emoções para as crianças:
Livros:
- Emocionário: Diga o que você sente
Cristina Nunez Pereira - O grande livro das emoções
Chiara Piroddi - Dicionário ilustrado dos sentimentos escondidos
Cintia Freitas e Felipe Longhi - Eu e meus sentimentos: Um guia para as crianças entenderem suas emoções e aprenderem a se expressar
Vanessa Green Allen - O monstro das cores
Anna Llenas
Filmes:
- Divertida Mente
- Soul
- Red: crescer é uma fera
- Luca
Cantiga Criança e Cynthia Wood Passianotto
Venha participar conosco de uma atividade prática onde sua criança aprenderá a lidar com as emoções: raiva, tristeza, medo e nojo de uma maneira mais tranquila e o melhor brincando!
Confeccionaremos neste dia um pote da calma e faremos também outras brincadeiras de regulação emocional.
Evento Gratuito
Sábado, 3 de fevereiro das 11h às 13h
Local:
Cantiga Criança
Rua Silvio Dante Bertachi, 39, Vila Sônia – São Paulo – SP
Quer enviar suas perguntas e dúvidas para a Cynthia?
Envie-as para o e-mail: crescendoeacontecendo@gmail.com
Acompanhe a Cynthia também em suas Redes Sociais:
@cynthia_wood_passianotto e @crescendoeacontecendo
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!